Bahia ganha primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado do Brasil

Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) do país.
Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) do país.

Os milhares de pescadores, aquicultores e marisqueiras baianos têm as perspectivas de melhoria da produção do pescado renovadas para 2016. Primeiro Centro Vocacional Tecnológico do Pescado (CVTT) do país, foi inaugurado nesta sexta-feira (15/01/2016), em Santo Amaro da Purificação, distrito de Acupe. Localizado na Fazenda Oruabo, o CVTT foi construído pelo governo do Estado, através da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), e teve investimento de quase R$ 8 milhões, com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e do governo estadual.

“Este equipamento vai transformar a realidade, não só da região do recôncavo baiano, mas de toda atividade pesqueira da Bahia. O centro atua na qualificação da mão de obra, viabilizando o acesso às novas tecnologias, para estruturar e tornar o Estado autossuficiente na produção de pescado”, declarou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim. Ele ressalta que “os pescadores, marisqueiras e aquicultores têm o compromisso de disseminar as técnicas aprendidas no CVTT, agindo como verdadeiros multiplicadores de conhecimento”.

De acordo com o governador do Estado, Rui Costa “a entrega deste centro muda para melhor a vida das pessoas cada vez mais, através da capacitação e treinamentos, irá transformar o futuro da pesca e aquicultura da Bahia. Este lugar, com essa estrutura, tem potencial para ser o maior centro tecnológico e de pesquisa do país”, disse.

Em sua estrutura, o CVTT abriga seis pavilhões, laboratórios de microbiologia, de análise sensorial, fisioquímico e incubadoras; agroindústria de beneficiamento; alojamentos para técnicos e alunos; auditórios; refeitório para 150 pessoas, entre outros pavimentos. Entre os cursos e benefícios oferecidos destacam-se Noções de Conservação dos Ecossistemas Marinhos e Povoamento dos Manguezais com Caranguejo Nativo, Habilitação em Condução de Embarcações de Pesca, Consultoria na Área de Alimentos de Pescado e Educação Ambiental, Tecnologia de Pescado e Gestão, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia com Uso de Fibra de Vidro em Construção Naval, e Noções de Mecânica e Uso de Equipamentos de Navegação.

Outras ações

Foram assinados durante o evento, pelo governo do Estado, acordos de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), visando a transferência de tecnologias, desenvolvimento de pesquisas e extensão de capacitação dos pescadores e aquicultores.

Também foram entregues mil DAPs, as primeiras Declarações de Aptidão ao Pronaf emitidas pela Bahia Pesca, para pescadores da região. A DAP torna esses profissionais aptos a acessar as políticas do governo Federal para desenvolvimento da agricultura e pesca, como financiamentos com baixa taxa de juros, e programas de comercialização e habitação rural. Os pescadores da região também receberam certificados de conclusão do Curso para Condução de Embarcação – POP, realizado no CVTT por oficiais da Marinha do Brasil em parceria com a Bahia Pesca, voltado ao público do Projeto Renovar.

A inauguração do CVTT foi marcada ainda pelo lançamento do edital para seleção de projetos de apoio à cadeia produtiva da aquicultura e pesca na Bahia, que destina R$ 20 milhões para revitalizar essas atividades. A iniciativa é do governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR/CAR) e Secretaria da Agricultura do Estado/Bahia Pesca.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141329 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário