Governador Rui Costa destaca mobilidade e anuncia entrega de estação do metrô em Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.
Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.
Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.
Edmundo Filho entrevista governador Rui Costa.

As obras de mobilidade urbana de Salvador têm destaque no programa ‘Diga Aí, Governador!’ desta semana. Na edição, Rui Costa comenta sobre o metrô, as linhas Vermelha e Azul, além do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário ao interagir com o público.

“Esta cidade vai mudar completamente a forma de se locomover porque são as primeiras avenidas transversais, que ligam a Baía de Todos-os-Santos, a Orla do Subúrbio, até a Orla Atlântica. A primeira ligação foi batizada de Azul, que é a Gal Costa, que sai do Lobato e vai até a [Avenida] Pinto de Aguiar, até a Orla. A outra é de Paripe até a [Avenida] Orlando Gomes, até a Orla também, de Patamares, onde as pessoas terão 21 quilômetros dessa avenida para facilitar todo o tráfego”.

Rui divulga no programa – disponível no Blog do Programa Diga aí, Governador! – a entrega de mais uma estação do metrô nesta quinta-feira (9), com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. “Eu vou estar com o ministro das Cidades fazendo a entrega de mais uma estação. É a Estação do Bom Juá. E no mês de junho, nós concluímos e entregamos a Estação de Pirajá”.

Ao comentar uma solicitação de informações do motorista Roseval dos Santos, o governador afirma que as obras das primeiras etapas do metrô serão concluídas nos próximos dois anos. “Devemos concluir essa etapa da linha 1 e da linha 2 até o ano de 2017. Nós vamos soltar mais uma licitação agora, que é de Pirajá até Águas Claras, e, no trecho da Avenida Paralela, ela está toda licitada”.

Ciclovias

Outro ponto abordado a partir de comentário do pedreiro Valmir Pereira dos Santos, morador de Cajazeiras, é a inclusão de ciclovias nas linhas Vermelha e Azul. “Todas as avenidas que nós estamos fazendo – estas de 21 quilômetros que envolvem a Orlando Gomes e a 29 de Março – terão ciclovia”.

Rui detalha que “a Pinto de Aguiar tem ciclovia e ela continua com a Gal Costa, que também terá ciclovia até o Lobato. Portanto, a população também poderá usar bicicleta pra chegar à estação do metrô, onde nós teremos um bicicletário; ou seja, as pessoas poderão deixar sua bicicleta lá, com cadeado, guardada, para quando voltar do trabalho pegar a bicicleta e ir para casa”.

VLT

Ainda no programa, o governador diz que um projeto em desenvolvimento prevê a instalação de um VLT para ligar a capital aos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Primeiro, na capital, ainda temos a licitação do VLT do Subúrbio, que vai substituir o atual trem. Ele sai de Paripe e vai até o Comércio”.

Ele destaca que “na região metropolitana também teremos um VLT. Nós estamos desenvolvendo o projeto. A primeira etapa envolverá Simões Filho, Camaçari e Dias D’Ávila, e o outro trecho chegará até as cidades de Candeias e São Francisco do Conde. E, posteriormente, avançando no sentido de Pojuca, Catu e Alagoinhas”.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]