Coral Vivo alia preservação ambiental e turismo em paraíso ecológico da Bahia

Coral Vivo realiza pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável de recifes de coral.
Coral Vivo realiza pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável de recifes de coral.

O município de Arraial d’Ajuda, localizado no extremo Sul da Bahia, é uma das regiões mais ricas em biodiversidade marinha do país. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer melhor a vida marinha da região através de duas atrações turísticas com proposta ambiental: Espaço Coral Vivo Mucugê e o Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo. Os dois espaços fazem parte do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e copatrocinado pelo Arraial d’Ajuda Eco Parque.

O Espaço Coral Vivo Mucugê abriga exposições sobre a biodiversidade existente no mar brasileiro. No local, o público encontra colônias centenárias de cinco espécies encontradas na Bahia, como coral cérebro, coral-de-fogo, e outras de diferentes países. Elas pertencem ao acervo do Museu Nacional/UFRJ e foram emprestadas para o Projeto Coral Vivo. Outra atração é a maquete que reproduz em detalhes o Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo no Arraial d’Ajuda Eco Parque.

Painéis visuais educativos sobre a biodiversidade marinha, os recifes de coral da região, e as ações desse projeto complementam as informações transmitidas pelos monitores capacitados. No espaço, funciona também uma loja com a marca Coral Vivo, que comercializa produtos exclusivos com temática marinha brasileira. Os recursos obtidos são integralmente revertidos para ações de conservação marinha.

No Centro de Visitantes e Base de Pesquisas do Coral Vivo – localizado no Arraial d’Ajuda Eco Parque – é possível conhecer espécies vivas, experimentos que estão sendo realizados e, no final, filhotes de corais de várias idades que podem ser vistos em microscópicos estereoscópicos. Na Trilha dos Recifes, painéis formam uma trilha com ilustrações e dados sobre o que são os recifes de coral e como vivem os corais: como nascem, se reproduzem, se alimentam, e como são a base de toda a vida marinha. Os visitantes contam com monitores para transmitir as informações.

Projeto Coral Vivo

Mobilização social, desenvolvimento de pesquisas científicas e ações de educação ambiental são as três vertentes do Projeto Coral Vivo. Arraial d’Ajuda foi escolhido como local da primeira base por conta da rica biodiversidade. O Coral Vivo faz parte da Rede BIOMAR (Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha), que reúne também os projetos Tamar, Baleia Jubarte, Golfinho Rotador e Albatroz. Todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, eles atuam de forma complementar na conservação da biodiversidade marinha do Brasil, trabalhando nas áreas de proteção e pesquisa das espécies e dos habitats relacionados. As ações do Coral Vivo são viabilizadas também pelo copatrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, e realizadas pela Associação Amigos do Museu Nacional/UFRJ (SAMN).

Programa Petrobras Socioambiental

O Programa apoia iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas.

Considerando o mesmo horizonte de tempo do Plano de Negócios e de Gestão da Companhia, o Programa Petrobras Socioambiental 2014-2018 incentiva práticas voltadas para um ambiente ecologicamente equilibrado e socialmente equitativo.

Com o conceito Desenvolvimento Sustentável e Promoção dos Direitos, o Programa Petrobras Socioambiental apoia projetos com foco nas seguintes linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte. Seus públicos prioritários são: Mulheres, Negros, Pessoas com Deficiência, Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Crianças e Adolescentes e Jovens. Para ampliar o alcance e o potencial de transformação dos projetos, foram definidos três temas transversais, relacionados às ações afirmativas ligadas à Equidade de Gênero, Igualdade Racial e Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Coral Vivo realiza pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável de recifes de coral.
Coral Vivo realiza pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável de recifes de coral.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141337 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário