Em Salvador, Ana Nery é o único hospital público do Brasil com tomógrafo que controla dosagem de radiação

Serviço de bioimagem do Hospital Ana Nery.
Serviço de bioimagem do Hospital Ana Nery.

Além de ser referência nas áreas de cardiologia, cirurgia vascular, hemodiálise e transplante de órgãos, o Hospital Ana Nery é a unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) com serviço de bioimagem mais completo da Bahia e o único no Brasil a dispor de tomografia computadorizada de 128 canais com tecnologia Asir (Adaptive Statistical Interative Reconstruction). O equipamento permite a realização de exames com controle na dosagem de radiação, com doses 40% a 50% menores do que as atuais soluções disponíveis no mercado.

Além disso, o aparelho permite a obtenção de imagem em alta resolução, mesmo quando for detectada em baixa qualidade, pois reduz a captação de ruído. O Ana Nery, segundo a coordenadora-geral do setor de bioimagem, Sirlene Borges, é a única unidade hospitalar o estado a realizar tomografia com sedação, cardiotomografia pediátrica e tomografia das artérias coronárias. O tomógrafo auxilia a todas as especialidades médicas.

O hospital dispõe ainda de ressonância magnética, com imagens em alta definição de ossos, órgãos e tecidos do corpo humano que ajudam os médicos no diagnóstico e no acompanhamento de uma série de doenças e servem também como apoio para cirurgias. Por mês, são realizados 1.400 procedimentos de bioimagem em pacientes de toda a Bahia.

Paciente é atendido pelo serviço de bioimagem do Hospital Ana Nery.
Paciente é atendido pelo serviço de bioimagem do Hospital Ana Nery.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141336 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário