Assinado acordo para combate ao transporte clandestino no aeroporto de Salvador

Com o objetivo de conjugar esforços para o enfretamento ao transporte clandestino de passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador, o Ministério Público do Estado da Bahia, por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) e da 1ª Promotoria de Justiça do Consumidor, firmou hoje, dia 15, um acordo de cooperação técnica com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Agerba, a Transalvador, a Infraero, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio das Polícias Civil e Militar, a Polícia Rodoviária Federal e as secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesp) e dos Transportes Urbanos e Infraestrutura (Setin). O documento foi assinado no gabinete do procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva e prevê a mobilização de diversos segmentos da União, do Estado e do Município no compartilhamento de responsabilidades e estabelecimento de estratégias e ações para o combate ao transporte clandestino. Assinaram o acordo o diretor-geral do Detran, João Botelho de Queiroz; o diretor executivo da Agerba, Eduardo Harold Pessoa; os secretários municipais da Sesp, Marcelo Abreu, e da Setin, José Luiz Costa; o superintendenre regional da PRF, George Paim; o superintendente de Trânsito de Salvador, Renato Jorge Araújo; o secretário da Segurança, Maurício Barbosa; o comandante geral da PM, Cel. Alfredo Castro; o superintendente do aeroporto, Manuel Henrique Bandeira; e como intervenientes o procurador-geral de Justiça Wellington Cesar e os promotores de Justiça Geder Gomes, coordenador do Ceosp, e Solon Dias.

“Esta iniciativa possui o mérito de propiciar que ataquemos as questões em função dos problemas, fazendo com que todos os órgãos que tenham alguma contribuição a dar nessa prevenção atuem”, destacou o procurador-geral de Justiça Wellington César, ressaltando o papel dialógico assumido pelo Ministério Público na construção do acordo, formalizado após várias reuniões realizadas pelo Ceosp. “Aqui temos um acordo de cooperação técnica que visa equacionar a cronicidade dessa problemática do transporte clandestino de passageiros. Esta é a primeira de outras iniciativas em prol da segurança pública e da coletividade, através da aproximação de diversos atores”. “O trabalho integrado faz a diferença”, completou o secretário Maurício Barbosa, ressaltando a parceria com o MP e frisando que a responsabilidade da segurança não se restringe a apenas a um ou outro órgão, mas é de todos aqueles que podem de algum modo contribuir. O coordenador do Ceosp, promotor de Justiça Geder Gomes, por sua vez, agradeceu a todos os signatários pelo empenho e interesse na construção do acordo. “A segunda etapa é retirá-lo do papel, e esperamos que o resultado efetivo aconteça o mais rápido possível”, afirmou ele, informando que após as reuniões realizadas pelo MP já houve uma diminuição sensível do transporte clandestino.

 Com informações do Ministério Público do Estado da Bahia 

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141348 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário