Universidade Estadual de Santa Cruz sedia encontro de estudantes de Ciências Sociais do Nordeste

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, sedia, desta quinta-feira (05/04/2012) até o domingo (08/04/2012), o III Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais (Erecs/Ne), reunindo participantes de toda o Nordeste para debater sobre “Identidades, ideologias e a crise política: a atuação dos movimentos sociais na contemporaneidade”.

Coordenado pelo Centro Acadêmico do curso de ciências sociais da Uesc, juntamente com o Colegiado, o evento deve atrair mais de 400 estudantes. A realização em Ilhéus foi proposta e aprovada durante o encontro realizado, no ano passado, na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

O objetivo é promover o fortalecimento e integração dos estudantes de Ciências Sociais de toda a região, além de incentivar a produção acadêmica, discutir e trocar experiências relativas ao ensino, pesquisa e extensão na área e construir propostas de intervenção do Movimento Estudantil sobre o ensino de ciências sociais, educação superior e atuação profissional.

Na Bahia, o curso é ministrado na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e na Universidade Estadual de Santa Cruz, onde foi implanatado em 2009. A Ciência Social é o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas, além de estudar os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais.

Programação

A abertura oficial do Erecs ocorrerá às 19h desta quinta-feira (0/045), no auditório Paulo Souto, na Uesc, com uma palestra sobre A Crise Econômica Mundial, pelo professor Sérgio Ricardo, quando também haverá a leitura e aprovação do regimento do encontro, seguida de evento cultural com a banda Mendigos Blues.

Na sexta-feira (06/04), das 8h30 às 10h30, haverá minicursos abordando os temas ‘Identidade na modernidade e pós-modernidade’, ‘Sociologia e Educação’, ‘Gênero e Poder’ e ‘Movimentos Sociais’. Em seguida, serão realizadas oficinas de Teatro Popular, Yoga, Identidade Visual, Percussão, Atividades para Ensino Médio e Pintura de camiseta/materiais recicláveis.

À tarde, das 13h30 às 17h30, haverá reunião dos grupos de trabalho nas áreas de sociologia, antropologia e ciência política e, a partir das 19h30, acontecerão mesas redondas sobre ‘Sociologia no Ensino Médio’, com os professores Flávio Sarandy e Elias Lins, ‘Representações da Sociedade do Cacau em Jorge Amado’, com a professora Anatércia Lopes, ‘Antropologia e Turismo’, com o professor Roque Pinto, e sobre ‘Movimentos Campesinos no Brasil’, com os professores Celbo Antônio e Marcos Peres.

Sábado (07/04), pela manhã, os participantes darão continuidade aos minicursos, e à tarde acontecerão vivências com visitas ao Terreiro Matamba Tombency, à Tribo Itapoã, Taba Jairí e Tucum, Assentamento Dom Helder Câmara e ao Centro Histórico de Ilhéus, onde está previsto um ato público das 16 às 18h30. À noite, haverá debate sobre o Plano Nacional da Educação e a proposta de 10% do PIB para o setor, atuação dos partidos, redução de danos, documentário Do São Francisco ao Pinheiro e Violência.

No domingo (08/04), a partir das 10h, haverá mesas redondas sobre os movimentos LGBT, Negro, Estudantil e Sindical. A plenária final do encontro está marcada para às 16h. No festa de encerramento, à noite, se apresentarão as bandas Dilazenze e A Célula. Para mais informações, acesse o blog oficial do evento.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.