Feira de Santana é destaque na geração de emprego no mês de janeiro de 2012

Tárcizio Suzart Pimenta Junior, prefeito de Feira de Santana.
Tárcizio Suzart Pimenta Junior, prefeito de Feira de Santana.
Tárcizio Suzart Pimenta Junior, prefeito de Feira de Santana.
Tárcizio Suzart Pimenta Junior, prefeito de Feira de Santana.

Feira de Santana voltou a ser destaque na geração de emprego no mês de janeiro deste ano. Assim como ocorreu por diversas vezes no ano passado, o município aparece como o melhor colocado dentre as cidades do interior da Bahia, de acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

A cidade aparece como a segunda colocada na pesquisa com 516 postos de trabalho criados, o que representa um crescimento real de 0,57%. Conforme dados do Caged, os setores com maior destaque no estado da Bahia foram: Serviços, Construção Civil e Indústria. O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setdec) Magno Felzemburgh observa a importância do município em conquistar a segunda posição no Caged.

“Os dados revelam que Feira de Santana está consolidando seu ritmo de crescimento na geração de empregos dentro do estado da Bahia. Prova disso foi a seleção realizada pela Casa do Trabalhador na semana passada, em que foram oferecidas 100 novas vagas para uma distribuidora de bebidas”, ressalta Felzemburgh. Salvador foi a cidade com maior geração de postos de trabalho com um saldo positivo de 2.190 empregos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico destaca que o Município está na expectativa da instalação de novas indústrias. “Há a perspectiva de que duas novas empresas se instalem no parque industrial de Feira de Santana, além da possibilidade de que o Governo do Estado desaproprie uma área, ampliando assim o parque industrial do município”, afirmou o Magno Felzemburgh. Inscrições para o Minha Casa serão reabertas

3.544 famílias já contempladas em Feira de Santana com casa própria

Famílias de baixa renda e que desejam sair do aluguel terão uma nova oportunidade de realizarem o sonho da casa própria. As inscrições para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida serão reabertas no mês de março. Em Feira de Santana, o programa já atendeu 3.544 famílias e outras 3.794 já foram sinalizadas para receber o benefício.

Na primeira etapa do Minha Casa foram entregues sete mil unidades habitacionais e mais duas mil na segunda. Esses dados colocam o município em posição de destaque no programa do Governo Federal. Somente nos bairros Mangabeira e Conceição foram construídos sete empreendimentos nos últimos dois anos e meio, contemplando 2.584 famílias. Outros cinco imóveis na Mangabeira estão em fase de conclusão e vão beneficiar 1.740 famílias.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Gilberto Ruy Souza, a meta do Município é reduzir cada vez mais o déficit habitacional na cidade, que em 2009 era de 35 mil famílias. Ele assegura que os interessados em participar do Minha Casa devem realizar a inscrição. São exigidos os documentos pessoais (carteira de identidade e CPF) do candidato e do cônjuge. “Isso é para evitar que em uma mesma lista os dois sejam beneficiados”, explica.

Gilberto Ruy Souza informa ainda que a lista de pré-selecionados para o empreendimento Aviário III está sendo finalizada e deverá ser divulgada em breve. “Mais 600 famílias serão beneficiadas com mais este empreendimento”, informou. O sorteio dos imóveis do Residencial Aquário, também no bairro Aviário, deve ocorrer no início de março e vai beneficiar mais 214 famílias. A Secretaria Municipal de Habitação está localizada na avenida Sampaio, 371, Centro.

Entrega de material escolar após 27 anos; Alunos da rede municipal já estão recebendo os kits

Todos os alunos da rede municipal de ensino que cursam da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II estão recebendo o kit de material escolar completo desde quinta-feira (23/02/2012). Ao todo, cerca de 44 mil alunos vão receber itens como caderno com capa dura, lápis, caneta, borracha, estojo, lapiseira, giz de cera, lápis de cor e tesoura.

Os kits são diferenciados conforme a série de cada estudante, sendo um modelo para a Educação Infantil, outro para o Ensino Fundamental I e mais um para o Ensino Fundamental II. A entrega simbólica do material aconteceu na manhã desta segunda-feira (27/02/2012), na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, situada no bairro Conceição.

Esta é a primeira vez que os alunos da rede municipal são contemplados com material escolar, após 27 anos, segundo a diretora da escola, Nelman Ribeiro. “Com isso, verificamos o investimento que o Governo Municipal faz a cada ano, provando que pensa no futuro”, destaca.

A solenidade de entrega também contou com a presença da vereadora Eremita Mota. Na oportunidade, ela parabenizou a Prefeitura de Feira de Santana pelo trabalho desempenhado, ressaltando que o governo atual “tem dado grande atenção a educação nos últimos anos”.

O secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevêdo, fez questão de informar que os itens escolares foram produzidos por material reciclável, mas com alta qualidade. A régua, inclusive, foi feita com garrafa peti reaproveitada. “Não podemos melhorar a educação sem investir na infraestrutura das escolas, e isso está sendo feito”, assegura.

Em seu pronunciamento, o prefeito Tarcízio Pimenta lembrou que os cadernos contêm o Hino Nacional, Hino à Feira e a história de Feira de Santana, e adiantou que trará muito mais novidades para a educação do Município no futuro. O estudante do 9º ano, Marcos Amaral, observa que os estudantes precisavam dessa iniciativa. “Com a economia que os pais vão fazer, já podem ter mais um dinheiro para comprar alimentação. Isso vai ajudar muita gente”, destaca.

Quem também ficou feliz com o kit foi a mãe da aluna Raiane Santos, Romilda Silva, 1º ano. “É muito bom porque economiza. Só estava esperando receber”, disse. Só na Escola Jonathas Telles serão entregues 1.085 kits para os estudantes dos três turnos que cursam do 1º ao 9º ano.

Também estiveram presentes o vereador José Carneiro e secretários municipais Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos); Carlos Alberto Firpo (Desenvolvimento Urbano); Jairo Carneiro Filho (Administração); e José Marcone Paulo de Souza (Planejamento).

Começam as aulas no Cicaf, alunos serão capacitados em 12 cursos durante seis meses

Os 1.500 novos alunos do Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilsa Melo (Cicaf) deram início às aulas na manhã desta segunda-feira (27/02/2012), na Igreja Assembleia de Deus (antigo Mega Fest). Na aula inaugural os estudantes dos 12 cursos oferecidos na unidade assistiram à palestra do diretor do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), Cláudio Moreira, sobre Empregabilidade.

Na oportunidade, o prefeito Tarcízio Pimenta destacou que o mundo moderno já não permite que as pessoas não disponham de uma formação técnica. Segundo ele, as empresas procuram funcionários preparados, o que é possível através das capacitações oferecidas no Cicaf. “O Centro Integrado prepara e divide experiências, além de oferecer um produto de qualidade. Parabéns a todos os alunos por terem acreditado no sucesso do Cicaf”, salienta.

As primeiras turmas de 2012 do Cicaf serão capacitadas nas seguintes áreas: Auxiliar de Pessoal, Auxiliar Administrativo, Básico Integrado para Adolescentes, Excelência no Atendimento, Espanhol, Introdução à Programação Web, Introdução à Massoterapia, Informática Básica para Adultos, Inglês Básico I, II e III, Manutenção de Micros e Primeiros Socorros. Os cursos vão durar seis meses e a certificação acontecerá em 20 de julho.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, destacou que o primeiro passo para o mercado de trabalho é a informatização, o que será feito por vários alunos. “As pessoas que estão aqui acreditam na proposta do Cicaf e devem acreditar em seus potenciais. Tenho certeza que nenhum deles vai desistir”, afirma.

Segundo a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, a demanda pelos cursos em 2012 foi muito grande. “Tivemos um excedente de quase 300 alunos. Estes não tiveram a oportunidade de se inscrever no primeiro semestre, mas podem procurar o centro ainda neste ano”, ressalta.

Contigenciamento de recursos no Município; Medida preventiva em virtude da perspectiva de redução da receita

O Governo Municipal decretou contingenciamento de recursos do Orçamento Anual para o Exercício de 2012. Conforme decreto, publicado no último sábado (25/02/2012) em jornal de circulação local, o Orçamento aprovado pela Lei Municipal 3.299 de dezembro de 2011 fica contingenciado em 15%.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, a reserva de parte do orçamento constitui medida preventiva em virtude da perspectiva de redução da receita no decorrer do Exercício. Ele explica que o controle será feito no estabelecimento de cotas por autorização de despesas visando à redução do custeio.

“Como a receita define o que poderá ser feito, o contingenciamento evita que ocorra a despesa sem o correspondente recurso. É importante frisar que o Governo Federal anunciou corte de R$ 5,5 bilhões e, conforme anuncio do governador Jaques Wagner, o Governo do Estado fará contingenciamento de R$ 1,1 bilhão”, afirma.

O secretário ressalta que a medida não afeta os compromissos já liquidados. “Esta é uma ação preventiva e atinge apenas as despesas a realizar. Todos os serviços já adquiridos, mercadorias já entregues, estão preservados”, destaca.

Conforme o decreto, excluem-se do contingenciamento as despesas relativas a pessoal e encargos; juros, encargos e amortização da dívida; recursos originários de convênios e operações de créditos, observada a disponibilidade financeira; cumprimento de sentenças judiciais.

Cadastro para Nota Fiscal Eletrônica até quarta-feira; Mais de 1.500 contribuintes e prestadores já usam o sistema

A partir do dia 1º de março e emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica passará a ser obrigatória. Os contribuintes do ISS e prestadores de serviços têm até o dia 29 (quarta-feira) para realizar o cadastro para o sistema, que deve ser feito no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br).

De acordo com dados da Sefaz, mesmo ainda não sendo obrigatório, já foram emitidas 1.200 notas fiscais eletrônicas. “A nota fiscal eletrônica traz uma série de vantagens aos contribuintes e consumidores, como mais agilidade e segurança na emissão do documento”, destaca o secretário municipal Wagner Gonçalves (Sefaz).

O secretário ressalta que a nota fiscal emitida através de talonário manual perderá a validade e o contribuinte que não se cadastrar ficará impedido de emitir qualquer tipo de documento. Ainda conforme dados da Sefaz, 1.594 contribuintes já concluíram o cadastro.

Equipamentos novos para escolas, unidades instaladas na sede e nos oito distritos

O ano letivo da rede municipal de Educação teve início no último dia 22 de fevereiro e os alunos já notam as diferenças nas unidades de ensino. O Governo Municipal promoveu melhorias nas escolas, como reforma e ampliação, para oferecer melhores condições de trabalho e aprendizado a funcionários, professores e estudantes.

Além das melhorias na estrutura física, as instituições estão recebendo novos equipamentos, como mobiliários e eletrodomésticos. De acordo com o secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, só este ano foram adquiridas e estão sendo distribuídas 4 mil carteiras tipo universitária, 800 ventiladores, além de jogos de carteiras infantis (uma mesa e quatro cadeiras), geladeiras, fogões e frezeers.

“As melhorias contemplam unidades instaladas na sede e nos oito distritos do Município. São aquisições importantes e necessárias para garantir mais conforto aos alunos e aos funcionários da Educação, contribuindo assim para melhoria da qualidade do ensino”, destaca o secretário.

Nas escolas municipais Joanita Mota e Julieta Frutuoso, no distrito de Tiquaruçu, foram entregues 50 carteiras, e cinco conjuntos de carteiras infantis, além de uma geladeira. As unidades, como informa a diretora Luciene Teixeira Rodrigues, atendem 540 alunos da Educação Infantil ao 5º ano.

“As escolas estão adequadas para bem receber nossos alunos. As carteiras quebradas foram substituídas garantindo aos nossos alunos mais conforto e comodidade para assistir às aulas, além de contribuir para redução da evasão escolar. Se o aluno encontra a escola reformada, limpa, com merenda de qualidade e mobiliário novo ele se sente mais motivado para estudar”, afirma.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141329 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário