Administração apresenta resultados do Sitiens em 2011

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Em implantação desde junho de 2011, o sistema integrado de gestão administrativa da Uefs, que recebeu o nome de Sitiens, já é um fator de inovação na gestão de processos e rotinas administrativas. Uma pesquisa de satisfação realizada recentemente pela Assessoria Técnica de Desenvolvimento Organizacional, Asplan, mostrou uma avaliação positiva do módulo de Almoxarifado e Materiais (ALX) pela comunidade universitária. A pesquisa foi respondida por 69 usuários (17% do universo total).

Sobre a melhora na agilidade da entrega de materiais pelo Almoxarifado Central, 62% avaliaram que melhorou, 22% que é a mesma de antes e apenas 3% responderam que piorou. Uma pergunta sobre a satisfação geral com o ALX revelou que 54% dos usuários estão muitíssimo ou muito satisfeitos, 29% estão moderadamente satisfeitos e 2% insatisfeitos.

Para avaliar o grau de resistência à nova tecnologia e à mudança de cultura organizacional, a Asplan perguntou qual é o grau de conforto e adesão dos usuários à plataforma tecnológica do ALX, e 29% dos usuários responderam sentirem-se extremamente confortáveis e adeptos à tecnologia desde o início, 58% responderam sentir-se confortáveis e adeptos depois que conheceram a tecnologia. Isso representa 87% de adesão à tecnologia.

Para o professor Evandro do Nascimento, membro da equipe coordenadora do projeto, há uma feliz coincidência neste resultado, pois o nome dado ao sistema Sitiens, significa ter sede ou estar sedento em latin. Segundo Nascimento, “a pesquisa mostrou que as pessoas estão sedentas de tecnologia da informação e é esse o espírito do projeto, fazer as pessoas perceberem que quanto mais adesão houver ao Sitiens, mais eficiente e eficaz se tornará a gestão administrativa da Uefs”.

Um relatório dos seis meses de uso do ALX mostra que até 09 de dezembro de 2011 foram realizados 1.757 requisições de materiais e 787 pedidos de serviços de manutenção. Os cinco itens mais solicitados foram papel A4, copo para água, copo para cafezinho, caneta esferográfica e fita adesiva. Esses dados gerenciais não estavam disponíveis antes, dificultando o planejamento do trabalho do Almoxarifado Central. A Administração Superior avalia que o uso dessas informações ajudará a melhorar o atendimento das demandas de materiais dos setores da Uefs.

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