EBDA avalia e planeja ações para o semiárido em 2012

Após um ano de atividades direcionadas à agricultura familiar, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Estado, realiza, desde quarta-feira (14/12/2011), reunião de avaliação das atividades de 2011 e divulgação do planejamento/2012 da Gerência Regional de Juazeiro.

O evento, que segue até sexta (16/12/2011), acontece no auditório da Chesf, em Sobradinho, e destaca as principais ações desenvolvidas pela empresa, na região, como os resultados alcançados com o Programa Garantia Safra. De acordo com o gerente regional, Osvaldo Lopes, o Território Sertão do São Francisco, que abrange dez municípios, representou, este ano, 26,05% de todas as Declarações de Aptidão ao Pronaf (Daps) do Estado, inscrevendo mais de 24,7 mil declarações. “É importante salientar a conscientização do agricultor familiar sobre a importância deste documento, pois é através dele que se tem acesso às políticas públicas”, comentou o gerente.

Outro dado relevante foi o aumento da utilização da palma adensada, como reserva estratégica para a alimentação animal. Este ano, a EBDA instalou diversas unidades demonstrativas de palma adensada no território, onde foram distribuídas mudas para os agricultores. A empresa também firmou um convênio com a Embrapa para o fornecimento de 12 mil mudas resistentes a cochonilha do carmim (doença que acomete a palma). “Já recebemos metade dessas mudas, e a intenção é plantá-las na estação experimental da empresa, em Pilar, para formação de novas mudas que serão, posteriormente, distribuídas aos agricultores familiares”, explicou Lopes.

Em 2011, também foi destaque a produção de mais de 483 mil quilos de mel, através do Programa de Incentivo a Apicultura. De acordo com o técnico Carlos Roberto Ribeiro, que trabalha com apicultura, os expressivos resultados se devem, em parte, a produção dos municípios de Remanso, com 64 toneladas (t); Pilão Arcado, com 63t; Canudos, com 61t; Casa Nova, 62,08t; Juazeiro, 22,02t; Uauá, 26t; Curaçá, 17,24t; Sobradinho, 11,72t; e Sento Sé, com 858 quilos de mel.

Planejamento 2012 

Para o próximo ano, o planejamento da Gerência Regional prevê a prestação de Ater com qualidade para 50 mil agricultores familiares. E a meta, até 2015, é contemplar 200 mil agricultores assistidos, sendo que, para cada técnico, cabe a responsabilidade de assistir a 100 agricultores familiares.

Ainda faz parte do planejamento, a capacitação de técnicos e de agricultores familiares, com foco nas cadeias produtivas do semiárido. Aumentar a produção e a produtividade da região, melhorar geneticamente os rebanhos da caprinovinocultura e bovinocultura, recuperar os solos em unidades de produção de base familiar, desenvolver ações de pesquisa agropecuária, utilizando a rede de laboratórios do Estado, implementar campos de demonstração de inovações tecnológicas, inclusive na área da homeopatia, para incorporação aos sistemas de produção orgânica, são também ações da gerência para 2012.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141336 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário