Defesa Agropecuária | SEAGRI intensifica ações de combate ao consumo de carne clandestina através da educação sanitária

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Secretaria da Agricultura, através da Agência Estadual Defesa Agropecuária (Adab), realiza a partir desta quarta-feira, (06/04/2011,), ações educativas de combate ao consumo de carne clandestina no interior do Estado. As atividades estão concentradas nos municípios que compõem o Pólo de Abate de Múquem de São Francisco, nas cidades de Paramirim, Caturama e Erico Cardoso, localizados na região centro-oeste da Bahia.

A equipe de educação sanitária da Adab está mobilizando técnicos e veterinários para percorrer diversas cidades, realizando palestras sobre os riscos para a saúde pública advindos do consumo de carne clandestina. Só em 2010, o Projeto Adab na Escola, que faz parte do Programa de Educação Sanitária da Agência, sensibilizou mais de 20 mil estudantes.

“Essas ações tem como objetivo sensibilizar os comerciantes e consumidores para o cumprimento da Portaria 204 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que diz respeito à manutenção da qualidade da carne desde o abate do animal até o consumidor final” diz a coordenadora de Educação Sanitária da Adab, Maria das Graças Oliveira Gusmão.

A campanha consiste em três etapas, sendo a primeira com audiências públicas, em alguns municípios, reuniões com açougueiros, magarefes, autoridades municipais, prefeitos, vereadores, secretarias municipais de Saúde, Educação e Agricultura, produtores rurais, entre outros setores da sociedade.

Na segunda etapa, serão realizadas palestras para coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino nos municípios envolvidos. As palestras para os alunos da rede municipal de ensino fazem parte da terceira etapa da campanha.

“Dessa maneira estamos contribuindo para a saúde pública, uma vez que a população passará a consumir produtos de qualidade garantidos pelo Serviço de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia”, enfatiza a coordenadora do Projeto Adab na Escola, Irma do Amor Santos.

Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.