Duas décadas após espancamento de Rodney King ser filmado, novas tecnologias impulsionam jornalismo cidadão

Há duas décadas, George Holliday, presumidamente um dos primeiros jornalistas cidadãos, pegou sua câmera e filmou o espancamento, por policiais, do taxista americano Rodney King. Um anos depois, os quatro acusados pela agressão foram absolvidos, causando uma série de manifestações em Los Angeles e incentivando o jornalismo cidadão, que agora ganha força com as novas tecnologias.

Como escreveu Tony Hicks no Contra Costa Times, “antes do vídeo de Rodney King, o jornalismo ainda estava nas mãos de jornalistas treinados… Agora, qualquer pessoa, no lugar certo e na hora certa, pode capturar algo que faça diferença”.

Steve Myers discute como o jornalismo cidadão mudou nos últimos 20 anos, ressaltando que, hoje, as ferramentas são mais baratas, fáceis de usar e onipresentes. Em 2011, Holliday provavelmente usaria seu celular para filmar o espancamento e divulgaria as imagens no YouTube. Embora Myers não mencione o Facebook ou o Twitter, Holliday possivelmente também usaria essas redes sociais para espalhar as notícias.

Myers também sublinhou que as leis hoje estão mais rígidas do que há 20 anos: “Em vários estados (americanos), filmar policiais é considerado uma espécie de grampo. Hoje, você poderia ser acusado de um crime por fazer o que Holliday fez”.

David Silverberg escreveu para o Digital Journal sobre como o jornalismo cidadão se adaptou à era digital, ressaltando os múltiplos canais de distribuição disponíveis atualmente e mesmo a possibilidade de driblar a mídia tradicional por meio do YouTube ou de sites de jornalismo cidadão como o LiveLeak. Silverberg também chamou a atenção para a capacidade que os relatos feitos por jornalistas cidadãos têm de mostrar os fatos de uma perspectiva mais humana e próxima, como no caso dos conflitos no Oriente Médico.

“Além disso, a mídia cidadã está começando a ganhar respeito”, escreveu Silverberg. “Não é só um hobby. O jornalismo cidadão já deu muitos furos e contextualizou histórias frequentemente contadas de uma certa distância… Hoje à noite, vamos nos lembrar de como Holliday invadiu o território dos jornalistas e brindar por mais 20 anos de um poderoso jornalismo cidadão”.

*Por Summer Harlow

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141328 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário