Atrações do São João e São Pedro feirense. Confira esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia compromisso em informar.

Atrações do São João e São Pedro

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, divulgou nesta segunda-feira (21) a programação completa dos festejos juninos em Feira de Santana. A festa tem início na quarta-feira (23/06/2010) com o São João de José, no distrito de Maria Quitéria, encerrando-se no domingo (4 de julho) com o São Pedro de Humildes.

O São João de São José tem início nesta quarta-feira com a banda Aviões do Forró; na quinta-feira (24) tem Mulheres Perdidas; e na sexta-feira (25) com a banda Bonde do Forró. Em Tiquaruçu a festa é animada por várias atrações musicais na quarta-feira e na quinta-feira.

A programação do São Pedro também está sendo divulgada. Em Humildes a festa acontece de quarta-feira (30) a sexta-feira (2 de julho). A primeira noite será animada pela dupla Bruno e Marrone; na quinta-feira (1º de julho) com Arreio de Ouro, e na sexta-feira com Saia Rodada.

Os distritos de Bonfim de Feira e Jaíba também vão contar com os festejos de São Pedro. Nos dois locais a festa ocorre nos dias 3 e 4 de julho. Em Bonfim de Feira, o forrozeiro Flávio José é a principal atração.

Secretaria de Educação fará reunião

A Secretaria de Educação está convocando todos os diretores da rede municipal de ensino e presidentes das unidades executoras do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para discutir sobre Imposto de Renda e prestação de contas 2009. em reunião extraordinária.

Segundo o secretário de Educação, José Raimundo de Azevêdo, o encontro será realizado nesta terça-feira (22), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, às 14 horas.

Certificação de alunos do Cicaf

Mais de 500 jovens que participaram de cursos profissionalizantes no Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) serão certificados nesta terça-feira (22), no Teatro Ângela Oliveira, do Centro de Cultura Maestro Miro, a partir das 8 horas.

Os estudantes fizeram cursos básico integrado, corte de cabelo e escova, depilação, eletricidade básica, inglês, informática, manicure e pedicure por um trimestre.

Segundo a coordenadora do Cicaf, Ana Maria Alves, com a capacitação, as possibilidades de emprego aumentam muito porque existe emprego para quem está capacitado. “Há vagas nas áreas de serviços, indústria e comércio, mas para quem está sempre atento às novas tecnologias”, alerta.

Na quinta-feira (17), a coordenadora afirma ter encaminhado oito pessoas para uma empresa de telefonia que requisitou trabalhadores.

Entre os dias 7 e 9 de julho, o Centro abre matrículas para os cursos básico integrado, inglês I e II, recepcionista, telefonista, redação, informática, encanador, instalador predial, lanches comerciais, manutenção em micros, modelagem industrial e customização.

Os próximos cursos disponibilizados pelo Cicaf serão semestrais e vão dispor de 1.200 vagas no turno noturno.

Distribuição de kits de material de construção

Os kits de material de construção entregues às famílias afetadas pelas chuvas do mês de abril vão mudar a vida de cada uma delas, seja com a ampliação de suas moradias ou com o reparo dos danos causados. A partir desta segunda-feira (21), 25 famílias do bairro Irmã Dulce poderão utilizar os kits entregues pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, enviados pelo Ministério da Integração Nacional.

Ao receber areia, cimento, blocos, telhas, argamassa, brita e ferro, a dona de casa e moradora da rua Rio Itapicuru, Ana Paula Sampaio, 28 anos, planeja uma nova estrutura para sua casa. “Vou colocar ferro nas paredes, que racharam com as chuvas, e fazer um quarto no fundo da casa com os blocos”, disse. “Esse material vai me ajudar muito”, acrescenta.

Também beneficiada com o kit, a dona de casa Maria do Socorro Calixto, 36 anos, pretende utilizar o material para dar início à construção de sua própria casa. “Vou comprar um terreno e fazer meu cantinho porque eu moro numa casa alugada”, conta.

Segundo o chefe da Divisão de Atendimento da Secretaria de Habitação, Carlos Roberto Régis, as famílias estão muito satisfeitas com a entrega feita pela Prefeitura de Feira de Santana. “Eles estão dando parabéns ao Governo Municipal, que olha para as comunidades carentes e a necessidade de cada morador”, ressalta.

As próximas famílias beneficiadas serão de Humildes, nesta terça-feira (22), às 7h30, com 19 kits. Além disso, os materiais serão entregues aos moradores dos bairros Pedra do Descanso (20 kits), Feira X (25), Feira VII (15), Panorama (21) e Sítio Matias (20). Ao todo, são 180 kits para distribuição em oito localidades. O primeiro lote beneficiou moradores do bairro Aviário.

Secretaria de Saúde recebe certificado

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu certificação do Ministério da Saúde por ter alcançado um valor inferior a 5% no indicador Proporção de Abandono de Tratamento dos Casos Novos de Tuberculose em 2007. O certificado, entregue durante o IV Encontro Nacional de Tuberculose, realizado no Rio de Janeiro-RJ, no período de 26 a 29 de maio, é o reconhecimento da atuação que órgão municipal vem exercendo contra a doença.

Conforme o secretário de Saúde, Rafael Pinto de Cordeiro, o trabalho de controle continuará intenso. “Nossa equipe continua empenhada para manter Feira de Santana como destaque nacional no que diz respeito à manutenção dos baixos números de abandono de tratamento”, salienta.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Gilca Lessa, que recebeu o certificado representando a Secretaria de Saúde, o índice de abandono continua baixo. “Em 2009 tivemos um índice de 3,1%, ou seja, estamos conseguindo manter um número inferior ao de 5%, determinado pelo Ministério da Saúde”, destaca.

Ainda conforme a coordenadora, a conscientização das pessoas para que não abandonem o tratamento é fundamental. “Ao iniciar o acompanhamento médico, a pessoa não pode abandoná-lo, pois está contribuindo para que a bactéria causadora da doença se torne resistente a medicação”, alerta.

A coordenadora também chama a atenção para os sintomas da doença. “As pessoas que estiverem tossindo a mais de três semanas, com falta de apetite e cansaço fácil devem procurar o serviço médico para que a situação seja analisada. Os sintomas fazem parte do grupo de características da doença”, salienta.

Como forma de dinamizar o tratamento no país, o Ministério da Saúde adotou um medicamento denominado de dose fixa combinada. O remédio é a junção de três antibióticos em um só comprimido. A nova estratégia está implantada em Feira de Santana desde março de 2010.

No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 41 casos de tuberculose no município, cujos pacientes foram encaminhados para o tratamento oferecido gratuitamente no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho (CSE), situado na rua Geminiano Costa, centro, onde funciona o programa em Feira de Santana.

Limpeza do canal do bairro Irmã Dulce

Os serviços da Prefeitura de Feira de Santana de macro-drenagem e limpeza do canal que passa pelo bairro Irmã Dulce começaram na segunda-feira (14) e causam grande expectativa por parte dos moradores. A maioria deles aguarda uma nova realidade no local, sobretudo com as futuras chuvas.

Moradora da rua Rio Itapicuru e dona de casa, Maria da Conceição Souza, 50 anos, espera que a iniciativa surta efeito assim que a obra for concluída. “Acreditamos que este trabalho vai melhorar as condições da rua porque não dá para ficar como estava”, declara.

Inicialmente estão sendo colocadas manilhas nas vias, facilitando o escoamento das águas pluviais. Segundo o sapateiro Carlos Augusto Oliveira, 34 anos, a principal expectativa da população é justamente esta, já que “a rua estava enchendo de água quando chovia”.

A dona de casa Maria do Socorro Santos, 48 anos, também aprovou os serviços e não tem dúvida que a comunidade terá outro cotidiano com as chuvas. “A gente já fica com medo porque sabe que tudo alaga, mas agora vai melhorar”, comenta.

Todos os canais de macro-drenagem da sede e zona rural do município que não têm alvenaria estão passando por limpeza geral, recuperação e desobstrução. O trabalho vem sendo realizado devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas no mês de abril.

Feira é destaque no Aratu Notícias

As festas juninas do município de Feira de Santana e os programas Feira Cidade Digital e Saúde Digital foram assuntos explanados pelo prefeito Tarcízio Pimenta em entrevista ao vivo ao programa Aratu Notícias desta segunda-feira (20), às 11h30.

Questinonado pelo apresentador Juca Badaró sobre o que as pessoas que deixarem a capital a caminho do município podem esperar para as festas juninas deste ano, Tarcízio Pimenta destacou que os festejos terão grandes atrações, a exemplo da banda Aviões do Forró, principal do São João de São José e a dupla Bruno e Marrone, principal atração do São Pedro de Humildes, além de outras.

“São festas tradicionais do município em que vão famílias, mas que por outro lado sentimos uma exigência cada vez maior do público referente a contratacão de bandas. Maria Quitéria (São José) e Humildes são as principais, mas também realizamos festa em Bonfim de Feira, Jaiba e Tiquarussú” disse.

Com o grande fluxo de carros que saem de Salvador em sentido ao interior do Estado, o trânsito na BR-324 é um fator de grande preocupação. Para esclarecer a população sobre os cuidados que devem ter, o apresentador questionou se o município desenvolveu algum trabalho de prevenção.

Segundo Tarcízio a Secretaria Municpal de Transportes e Trânsito (SMTT), junto a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) e a Polícia Rodoviária Federal monitoram os acessos aos distritos. Também afirmou que a interdição prevista para acontecer na BR-324 durante o período festivo pode atrapalhar. “As obras vão melhorar, mas neste momento é preciso desobstruir”, disse.

O apresentador também questionou sobre o projeto do município do programa Saúde Digital, o qual afirmou ser pioneiro no Estado. De acordo com o prefeito este é o ganho substancial para os que precisam e resultado do investimento de 27% da verba municipal em Saúde.

No que se refere ao programa Feira Cidade Digital, Tarcízio Pimenta destacou que “Feira de Santana está se tornando o primeiro município do país a oferecer Internet gratuita à população, tanto na sede quanto na zona rural”. Antes da entrevista o prefeito foi recebido pelo diretor da TV Aratu, Nei Bandeira, que falou sobre as intenções de investir na cidade.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106739 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]