Governo entrega Polícia Técnica reestruturada a Santo Amaro

A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) de Santo Amaro, a 71 quilômetros de Salvador, foi reinaugurada, nesta sexta-feira (26/03/2010), pelo Governo do Estado. Totalmente recuperado, o prédio recebeu novos sistemas elétricos e hidráulicos e climatização. Houve também a reforma da geladeira e instalação do necrotério para implantação do serviço de necropsia, que era suprido pelo município de Feira de Santana.

Segundo o coordenador da Regional, José Vieira Correa, a unidade, que entrou em operação há uma semana, tem como objetivo realizar atendimentos relacionados às perícias de acidentes de veículos, vistorias, crimes contra a vida e patrimônio, lesões corporais, e ainda tanatologia (perícia em mortos), que passarão a ser atendidos no próprio município. Os profissionais também foram capacitados.

A unidade, fechada há sete anos, vai beneficiar, além de Santo Amaro, mais nove municípios do Recôncavo (Amélia Rodrigues, Cachoeira, São Félix, Muritiba, Maragogipe, Teodoro Sampaio, Governador Mangabeira, Saubara e Terra Nova).

A CRPT de Santo Amaro recebeu um rabecão para dar suporte à região e uma viatura, modelo Voyage, para as perícias criminais. Para o coordenador regional da Policia Civil, William Acham, os equipamentos vão dar mais agilidade na elucidação de crimes e realizar os levantamentos cadavéricos.

“Com isso, a remoção dos corpos será facilitada e o serviço do setor médico legal nos ajudará a dar resposta imediata aos crimes violentos, solucionando os casos com rapidez, sem precisar depender do Departamento de Polícia Técnica de outros municípios”, explicou Acham.

A estimativa é reduzir em até 20% o número de necropsias realizadas por Feira de Santana, otimizar e agilizar a liberação de corpos e laudos da regional e dar suporte técnico para as unidades de Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus.

Foram também adquiridas quatro viaturas para as Coordenações Regionais da Polícia Técnica de Feira de Santana, Alagoinhas, Serrinha e Santo Antônio de Jesus, com investimento de aproximadamente R$ 250 mil.

O diretor geral do Departamento de Polícia Técnica do Estado, Raul Barreto, informou que o objetivo do governo é a interiorização da Polícia Técnica em todas as regiões da Bahia. Além do CRPT de Santo Amaro já foram reformadas as coordenações regionais da Polícia Técnica de Feira de Santana, Porto Seguro. Estão em andamento a reestruturação das unidades de Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Santo Antonio de Jesus.

Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, a reestruturação da CRPT faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública, que visa também a aumentar o efetivo, estruturar as policias, adquirir novos equipamentos e modernizar as instalações.

“Com as reformas nas coordenadorias regionais vamos melhorar as condições das investigações, oferecendo uma estrutura moderna aos profissionais do setor, entregamos veículos, reequipando a estrutura policial. O governo tem se esforçado para melhor atender à população baiana”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Além da reforma da Coordenação Regional da Polícia Técnica, o governador autorizou a execução dos serviços de restauração e pavimentação do trecho da BA-084, que liga Santo Amaro ao distrito de Oliveiras dos Campinhos, com 22,5 quilômetros de extensão. O investimento de R$ 2,3 milhões beneficiará uma população de 120 mil pessoas, moradoras das cidades de Santo Amaro, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141348 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário