Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 26 de novembro de 2009

Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Chocalho de Cabra

Um grupo de 12 artistas plásticos de Feira de Santana promoveu na manhã de sexta-feira (20/11/2009) passada, mais uma edição do projeto Chocalho de Cabra, pintura ao ar livre, em frente ao prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento, promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), tem como proposta reativar o projeto de levar arte a locais públicos e pintar telas com a presença do público.  “Trabalhos como esse já foram realizados em Feira de Santana, como nos muros dos colégios Padre Ovídio e Gastão Guimarães e no Centro de Cultura Amélio Amorim”, lembrou a diretora do Cuca, Selma Oliveira. Participaram do Chocalho de Cabra o poeta e imortal da Academia de Letras da Bahia Antônio Brasileiro, Sílvio Portugal, Nailson Chaves, Gil Mário Menezes, Rosalice Azevedo, Gemicrê, Nanja, Maristela Ribeiro, Arcanjo, George Lima, Bena Loyola e Roberto Celso. Antônio Brasileiro foi um dos fundadores do Projeto Chocalho de Cabra que surgiu nos anos 1980 juntamente com Ana Rosário e Juraci Dórea.

Outros baianos

Depois do sucesso da estreia realizada no mês passado, está de volta o show Outros Baianos, que ocorrerá  em apresentação única neste amanhã às 20:30 hs., no Teatro da CDL. O show do grupo formado pelos cantores e compositores Janno, Marryeth e Tanny Brasil marca o início da turnê 2009/2010, que percorrerá várias cidades do interior baiano, passando pela capital e finalizando na Micareta de Feira de Santana, em abril do próximo ano. O projeto foi dividido em duas etapas: o show de lançamento aconteceu no dia 9 de outubro, no Teatro de Arena do Cuca, como parte do Projeto Lua Cheia. O segundo show, no dia 28 de novembro, está sendo preparado com muito carinho para atender às expectativas do público. Os artistas são acompanhados por uma banda formada por Tito (teclados), Gilmar (guitarra), Sérgio Canhoto (baixo), Nerivaldo (percussão) e Flaviano Gallo (bateria).

Oratória

 Numa iniciativa do Farol do Conhecimento, acontecerá de 11 à 13 de dezembro próximo curso de Oratória, para políticos, gestores e  empresários interessados na comunicação oral. A orientação é do teólogo e psicanalista clinico Ednaldo José da Silva e coordenação da professora Anaci Paim.

Insatisfação

A 5ª Senzalada – Arte, Cultura, Consciência, iniciada sábado passado na Uefs se encerra hoje. O evento, que comemora o 8º aniversário do espaço cultural Café Literário e é promovido por um grupo de alunos e professores insatisfeitos com o que classificam como falta de espaço para expressões artísticas e culturais fora e principalmente dentro da universidade.

Cooperativismo

A UNICAFES-BA, realizou o 2º Congresso Estadual de terça feira até ontem, no Auditório da Pousada Central em Feira de Santana. Com o objetivo de discutir sobre o desenvolvimento do cooperativismo, os rumos da agricultura familiar e da economia solidária.

No conclave foram organizados debates com o intuito de discutir as estratégias de atuação para o fortalecimento do cooperativismo e da agricultura familiar, pois esta instituição, acredita que através do cooperativismo podem ser criadas iniciativas econômicas de inclusão social que ampliem as oportunidades de trabalho e melhoria de qualidade de vida dos produtores familiares e das comunidades em que estão inseridos.

Na oportunidade foi lançada a Caravana Nacional do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza na Bahia, cujo principal foco é difundir o cooperativismo como alternativa para promover direitos básicos da população a exemplo de: saúde, educação moradia, segurança alimentar, trabalho e renda. Na ocasião do lançamento esteve presente o presidente da UNICAFES Nacional José Paulo Crisós.

Roda de Boteco

Congregando vários restaurantes e bares da cidade está sendo realizado em Feira de Santana, o festival gastronômico Roda de Boteco, que iniciou dia 20 ultimo e se encerrará no próximo dia 6 de dezembro. Durante este período serão escolhidos o melhor prato, temperatura de bebida, atendimento de garçom e a higiene da casa. Estão concorrendo o Behrmann, Unique Caffe Lounge, Vivas, Ponto do Zequinha e Aqui & Acola entre outros.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), em Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Antonio José Larangeira
Sobre Antonio José Larangeira 3032 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]