Sai portaria que identifica melhores áreas e períodos de plantio de café na Bahia

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

 A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura aprovou o zoneamento agrícola para a cultura de café, safra 2009, no estado da Bahia. A portaria com a identificação das áreas aptas e os períodos de plantio com menor risco climático foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (19/08/2009).

Como cultura irrigada, o café pode ser plantado na Bahia em qualquer época do ano, de acordo com o Ministério da Agricultura. Mas o ideal é que o plantio ocorra no início da estação chuvosa, face às condições climáticas mais favoráveis ao desenvolvimento das mudas. As chuvas duram entre outubro e janeiro, na região sudoeste, e, de fevereiro a maio, nas regiões centrais e leste do estado.

O Brasil produz duas espécies de café: o arábica e o conilon, mais conhecido como café robusta. A produção brasileira de café beneficiado na safra 2009 está estimada em 39 milhões de sacas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), segundo levantamento de maio. A área total plantada é estimada em 2,3 milhões de hectares.

Na Bahia, a produção de café está concentrada, especialmente, na região oeste do estado, nas áreas de cerrados. Segundo a Conab, a produção do estado para a safra 2009 está estimada em 1,9 milhão de sacas beneficiadas, sendo 552 mil da espécie robusta e 1,3 milhão de café arábica. para a safra 2009.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.