UFRB vai construir campus na região Sul de Feira de Santana

Deputado federal Fernando Torres, reitor Silvio Soglia e o deputado estadual Zé Neto.

Deputado federal Fernando Torres, reitor Silvio Soglia e o deputado estadual Zé Neto.

Foi encerrado, dia 13 de abril de 2016, o processo de seleção que definiu a área em que será construído o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana. Depois do embate entre limites das regiões sul e leste da cidade, passados todos os trâmites administrativos e legais, foi selecionada a área localizada entre o contorno da Estrada do Feijão e a BR116 Sul, de propriedade do senhor Hildebrando Pinho.

O Centro da UFRB em Feira, Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) com é designado, atualmente funciona no bairro SIM e dispõe os cursos Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza e Matemática e o Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, que constitui formalmente para ingresso no segundo ciclo de formação específica de Engenharia de Materiais, Engenharia de Energia, Engenharia em Tecnologias Assistivas e Engenharia de Produção. Com o novo espaço que contém cerca de 100 tarefas, a edificação abrigará a proposta de 11 cursos, entre eles Arquitetura e Urbanismo, Economia, além da pós-graduação em Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável.

A vinda do campi da UFRB para Feira de Santana foi designada pelo presidente Lula no último ano de seu governo, em 2010, enquanto Jaques Wagner ainda governava a Bahia. Um dos percussores da luta e cujo mandato foi decisivo na conquista da iniciativa que agora dá outro passo importante em Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto visitou vários terrenos para escolha da área, junto ao deputado federal Fernando Torres, que se disponibiliza a ajudar com emenda federal e tem sido incentivador da UFRB em Feira. Com a decisão de ampliação, a atuação da Universidade irá gerar imediatamente empregos, formação e um novo vetor de desenvolvimento para a área sul da cidade, que começa a despontar como promissora, além de benefícios para toda região, nos âmbitos educacional, cultural e socioeconômico.

O reitor Silvio Soglia afirma que, tendo cumprido todas as formalidades legais e maturado esse processo com a cautela e eficiência na investigação técnica adequada, a UFRB vai poder agora trabalhar para começar as obras desse importante expansão da sua missão na Bahia, em Feira de Santana e região, especialmente. Na opinião do deputado Zé Neto, a escolha da região sul da cidade recai realmente sobre a melhor área. “Foram muitas áreas visitadas, inclusive algumas ofertas foras feitas, no final ficaram duas boas opções e os técnicos da UFRB que abriram uma comissão para fazer os comparativos, com certeza, escolheram de forma muito precisa esse que vai ser o espaço desse novo momento para a vida da nossa cidade. Ter sido na região sul, no meu ponto de vista, ajuda e muito o nosso crescimento, nossa expansão geográfica, territorial e econômica. É uma região que aos poucos começa a dar direção de crescimento a nossa cidade”, disse.

O deputado estadual declara sua alegria em expectativa e agradecimento. “Não posso deixar de agradecer ao ex-presidente Lula, a presidente Dilma que deu passos decisivos na consolidação desse processo, a boa vontade de todos os técnicos, em especial do reitor da UFRB Soglia. Agora é buscar as parcerias com o Município e com o Estado. Tenho certeza que o governador Rui estará aberto a esta parceria uma vez que ele, enquanto ainda dirigia a Casa Civil, foi um dos parceiros nessa luta. Portanto, Feira de Santana é que agradece e nesse momento, é trabalhar para que os próximos passos sejam dados com eficiência e celeridade, para que tenhamos, o mais rápido possível, o início das obras dessa importante construção para nossa querida Princesa do Sertão”, disse.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br