Ciclo de debates na UFRB discute mídia, política e estado de direito

Reitoria da UFRB em Cruz das Almas. Universidade debate mídia, política e estado de direito.

Reitoria da UFRB em Cruz das Almas. Universidade debate mídia, política e estado de direito.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início ao ciclo de debates acadêmicos sobre democracia e a atual conjuntura política brasileira na última terça-feira (12/04/2016). O jornalista e professor Emiliano José Filho, ex-secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações (MC), e o ex-deputado federal Luiz Alberto deram início ao debate.

O reitor Silvio Soglia e a vice-reitora Georgina Gonçalves fizeram parte da mesa de abertura do evento, saudaram os convidados e o público presente, destacando o ciclo de debates como um importante mecanismo de compreensão da atual conjuntura nacional. “No dia 14 de março, a reitoria publicou a nota “reitoria UFRB manifesta sua preocupação com a conjuntura nacional”, assinado por mim e pela professora Georgina. No documento, demonstramos não só a preocupação com o cenário nacional, mas acima de tudo conclamamos essa comunidade a se organizar para que pudéssemos fazer encontros e organizar debates a favor da democracia”, apontou o reitor. Ele ainda lembrou que o ciclo de debates foi uma ação aprovada por unanimidade no Conselho Universitário (CONSUNI), em 06 de abril.

Mídia e Democracia foi o tema da primeira palestra feita por Emiliano José. O jornalista, escritor e professor de Faculdade de Comunicação da UFBA, que tem no currículo também sua atuação como vereador, deputado estadual e deputado federal, falou que vivemos atualmente o período político mais tenso da democracia brasileira. Ao abordar o poderio midiático, afirmou que a população deve se informar por canais diversos e não ficar restrito a grandes conglomerados. Já Luiz Alberto, conhecido por ser o primeiro deputado federal negro eleito pela Bahia e autor do Fundo Nacional para o Desenvolvimento de Ações Afirmativas, projeto que integra o texto do Estatuto da Igualdade Racial, discussou sobre o tema Democracia e Estado de Direito. Ambos assumiram a posição contrária ao impeachment da presidente Dilma Roussef e destacaram a necessidade de respeitar  resultado da última eleição.

O encontro foi mediado pelo diretor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), Danillo Barata, da UFRB. Servidores e discentes da UFRB, diretores dos Centros de Ensino e representantes da Administração Superior, de movimentos sociais e partidos políticos estiveram presentes no evento. Estudantes do Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas (CEMBEMA), em Muritiba, e do Colégio Estadual Luciano Passos, Cruz das Almas, também formaram o público do debate.

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia é um portal de notícias com sede em Feira de Santana. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br