Seagri e EBDA asseguram assistência técnica a mais 16 mil famílias de agricultores

Com o objetivo de prestar assistência técnica agropecuária às associações, assentamentos, cooperativas, movimentos de apoio à agricultura e entidades sem fins lucrativos, o Secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Emerson Leal, assinaram nesta segunda-feira, (02/08/2010) no Centro de Treinamento da empresa, em Itapuã, oito convênios que vão garantir assistência técnica a 16.454 famílias de agricultores em 25 Territórios de Identidade, em 88 municípios. A meta dos convênios é otimizar as atividades de assistência técnica realizadas pela EBDA a 100% dos agricultores familiares baianos.

As cadeias produtivas do café, cacau, leite, mamona, biodiesel, produção de sementes por mulheres camponesas, capacitação de agricultores familiares em assentamentos, construção e gestão de programas e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, com foco na agroecologia, são algumas das atividades cujos convênios, no valor de R$ 4.840.831, irão contemplar.

“Cerca de 70% do que é produzido na Bahia é originário do trabalho executado pelas 665 mil famílias de agricultores familiares. Esse número reflete a importância dessa atividade, o que exige todo o nosso empenho e dedicação para melhoria da qualidade de vida dos nossos agricultores. Através da assistência técnica e extensão rural continuada, a EBDA tem sido fundamental nesse processo”, afirmou o secretário Salles.

Segundo Emerson Leal, os convênios firmados visam ampliar os serviços de assistência técnica no estado, levando, principalmente, novas tecnologias e conhecimentos aos agricultores. “É indispensável a reciclagem periódica dos nossos técnicos, para que eles repassem os seus conhecimentos aos agricultores familiares. Que a assinatura desses documentos possam ter os resultados que nós almejamos”, afirmou Leal.

Para o superintendente da Agricultura Familiar/Seagri, Wilson Dias, o técnico também tem o comprometimento com as ações e com as necessidades da comunidade a qual está prestando a assistência técnica. “O técnico, por exemplo, se estiver atendendo ao semiárido, tem que levar 30% do programa Garantia Safra à região. É essencial que o agricultor familiar tenha conhecimento dos programas de governo para melhorar a sua qualidade de vida”, afirmou.

Januário Cunha, presidente da Rede de Parceiros da Terra, (REPARTE) afirmou que através do convênio firmado com a Seagri/EBDA vai aumentar a possibilidade de acesso às novas tecnologias e à capacitação técnica dos integrantes da entidade pelos técnicos da EBDA. “Uma vez capacitados, os nossos técnicos serão profissionais qualificados e aptos a entrar no mercado de trabalho, possibilitando assim aumento na geração de renda em suas famílias” comentou Januário.

Já para Maria Alves Almeida, presidente da Associação do Movimento Ambientalista da Terra (AMATER), o convênio possibilita ampliar os conhecimentos voltados na utilização de técnicas agroecológicas. “Com o apoio dos técnicos da EBDA, a nossa produção de produtos orgânicos, que antes era realizada de forma rústica, passa a ser qualificada. Agora a tendência é melhorar a quantidade e também a qualidade da nossa produção”, concluiu Maria Almeida.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10730 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário