Confira coluna de Antônio José Larangeira de 9 de junho de 2010

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

UEFS, 34

A luta por uma Universidade autônoma ainda é presente, talvez mais intensa que no período da ditadura militar, conforme afirmação do professor Naidson Quintela Batista, em palestra proferida na noite desta segunda-feira (31/05/2010). O evento integrou as atividades comemorativas dos 34 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana. Naidson observa que a Instituição ainda precisa se consolidar como um instrumento de transformação da realidade econômica e social na qual está inserida, mas apontou avanços como ações de resgate da cultura regional. Presente ao evento, o reitor José Carlos Barreto de Santana afirmou que as homenagens devem estar voltadas para todas as pessoas que ajudaram a construir a Uefs, em todos os níveis de atuação, como os servidores que não têm visibilidade nesse processo.

Todas as conquistas da Universidade, ressaltou, são frutos da luta da comunidade. “A Universidade não foi doada, mas tem sido constantemente construída por todos”, salientou. As comemorações contaram, também, com a presença do vice-reitor Washington Almeida Moura, de representantes da Adufs, como o professor Mateus Pires, e do Sindicato dos Servidores, Deibson Cavalcante, de funcionários, estudantes e professores. Dentre os representantes da comunidade externa, estiveram presentes o presidente da Academia de Letras da Bahia, Edvaldo Boaventura, o deputado federal Colbert Martins e o deputado estadual José Cerqueira Neto e o vereador de Feira de Santana, Frei Cal.

Sanfoneiros na UEFS

Dentro da programação comemorativa dos 34 anos da Uefs, segunda feira ultima,  aconteceu  a apresentação artística da Orquestra Sanfônica de Aracaju, composta de 22 sanfoneiros. O grupo simboliza o encontro de três gerações, com integrantes na faixa etária dos 19 aos 67 anos. Dos 26 artistas, dentre os quais duas mulheres, são 22 sanfoneiros, três percussionistas e um baixista, sob a regência do músico Evanilson Vieira da Silva. Um dos destaques da orquestra é Robertinho dos Oito Baixos, filho dos forrozeiros Clemilda e Gerson Filho.

Farm Show

Mais de dez secretários de Estado e toda a cúpula da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, participaram nesta terça-feira, (1), no município de Luis Eduardo Magalhães, na região Oeste, da abertura do Bahia Farm Show, Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios, e testemunharam um fato da maior importância para a região. O governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, assinaram acordo de cooperação  técnica com a Fundação Bahia; Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia, (AIBA); Associação Baiana dos Produtores de Algodão, (Abapa), e do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, (Fundeagro), para a elaboração do “Estudo de Agregação de Valores aos produtos da Agropecuária Baiana Através da Verticalização”. Este trabalho, com prazo de quatro meses para ser concluído, será realizado pela Fundação Getúlio Vargas, FGV. Lembrando que as safras 2009/2010 de milho e soja foram as maiores da história, e que a soja ultrapassou a marca de 3 milhões de toneladas, Eduardo Salles explicou que “não há mais como continuarmos exportando apenas o produto primário.

Encontro

A Diretoria de Bibliotecas Públicas realiza mensalmente encontro com escritores baianos com o objetivo de valorizar suas obras, além de proporcionar ao público leitor, um contato direto com escritores dos mais variados gêneros literários. Na agenda de junho (10), está o jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus, que apresenta suas obras literárias e conversa sobre a carreira no mundo das letras.

Os debates são realizados sempre nas bibliotecas públicas, com acesso gratuito. Desde o ano de 2006, os Encontros contaram com públicos de diversas comunidades, ampliando o acesso às bibliotecas e incentivando e valorizando a escrita literária.

Doutorado

O professor André Nascimento Kaercher, da FTC Feira de Santana foi aprovado na seleção para o Programa de Doutorado em Administração na Universidad Nacional de Missiones, localizada em Posadas, na Argentina. O estudo traz o tema “Análise do comportamento do consumidor através das compras por impulso” e integra a linha de pesquisa na área de Marketing. A instituição disponibilizou 12 vagas para candidatos brasileiros e, segundo  André Kaercher, a seleção constou de análise de currículo e análise de projetos. A Universidad Nacional de Missiones é uma instituição federal, com 37 anos de funcionamento, considerada referência em todo o país.  O professor Kaercher é coordenador do curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico e Gestão Ambiental da FTC Feira.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3732 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário