STF mantém Arruda preso por tentativa de subornar jornalista

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello decidiu manter preso o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), por tentativa de subornar o jornalista Edimilson Edson dos Santos, o Sombra, informou O Globo. O ministro negou o pedido de habeas corpus do governador (veja aqui a decisão).

Arruda se entregou à polícia na quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010, depois que o Superior Tribunal de Justiça decretou sua prisão preventiva pelo oferecimento de propina ao jornalista.

Sombra foi testemunha do escândalo de corrupção conhecido como mensalão do DEM, que atinge o governo do DF — um esquema de desvio de recursos públicos envolvendo empresas de tecnologia. Deputados, empresários, secretários de governo e o próprio Arruda aparecem em vídeos recebendo maços de dinheiro.

Como Sombra era testemunha no inquérito que investiga o esquema, Arruda teria oferecido a ele uma propina para que mudasse seu depoimento à Polícia Federal, dizendo que os vídeos seriam montados.

Imagens obtidas pela PF comprovariam a tentativa de suborno: elas mostram um flagrante, montado pelo próprio jornalista, no qual ele recebe R$ 200 mil em espécie.

O governador nega tanto o envolvimento no mensalão como a tentativa de suborno.

*Com informações do  Centro Knight

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141606 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário