Ex-presidente filipina Corazon Aquino morre aos 76 anos

A ex-presidente das Filipinas Corazon Aquino morreu nesta sexta-feira aos 76 anos de idade, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino.

Há mais de um ano ela sofria da doença e recentemente anunciou que não iria se submeter a novos tratamentos.

“Nossa mãe se foi pacificamente, de insuficiência cardíaca”, disse o senador Benigno Aquino Jr., filho de Corazon.

“Ela teria gostado que agradecêssemos a todos vocês pelas orações e o apoio constante”, disse ele em rede nacional de televisão.

Prêmios

Corazon Aquino se tornou presidente em 1986 após um levante popular que derrubou o líder Ferdinand Marcos. Ela foi considerada a heroína da revolução que marcou aquele ano.

Na época, a então viúva do senador assassinado Benigno Aquino passou a governar um país bastante dividido após anos de insurgência comunista.

A primeira mulher a ocupar a posição de chefe de Estado um país asiático enfrentou diversas tentativas de golpe de Estado.

Aquino foi nomeada para o prêmio Nobel da Paz em 1986 e recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho em defesa da democracia e dos direitos humanos.

*Com informação da BBCBrasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Alberto Peixoto 478 artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Dúvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozóide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua como incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário