Coréia do Norte suspende desarmamento nuclear

Em declarações à agência, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano disse que as medidas para desaparelhar as instalações nucleares foram interrompidas no dia 14 de agosto de 2008 porque o governo americano ainda “não removeu o nome do país de uma lista de países financiadores de terrorismo”.

“Como os Estados Unidos falharam em cumprir sua parte no acordo, temos de tomar tais medidas sob o princípio da ação por ação”, disse o porta-voz.

Os EUA dizem que antes de retirar o nome do país da lista é preciso que uma equipe de inspetores seja enviada à Coréia do Norte para verificar se as informações fornecidas pelo governo de Pyongyang sobre seu programa nuclear são verdadeiras.

Ainda segundo a agência, o governo norte-coreano ameaçou reativar as instalações do reator nuclear de Yongbyon, o maior do país, onde uma torre de resfriamento foi implodida em junho como símbolo do comprometimento do país em se desarmar.

Um das partes do acordo, assinado em julho entre China, Estados Unidos, Rússia, Japão e das Coréias do Norte e do Sul incluía desativação do reator nuclear até outubro.

O porta-voz da Secretaria de Estado americana, Sean McCromack, que acompanha a secretária Condoleezza Rice em uma visita a Jerusalém, não comentou a notícia da agência sul-coreana.

A Coréia do Norte concordou em abrir mão de suas ambições nucleares no ano passado. Em troca, os cinco países envolvidos nas discussões concordaram em fornecer combustíveis e fazer concessões diplomáticas ao país.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141344 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário