Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador https://www.jornalgrandebahia.com.br O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto. Sat, 19 Sep 2020 16:30:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.1 https://cdn.jornalgrandebahia.com.br/2019/06/Logomarca-do-Jornal-Grande-Bahia-JGB-Aba-da-página-na-Internet-20190604-267x267.png Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador https://www.jornalgrandebahia.com.br 32 32 181497215 Em uma semana, casos da Covid-19 caem 30% e mortes, 13% https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/em-uma-semana-casos-da-covid-19-caem-30-e-mortes-13/ Sat, 19 Sep 2020 19:45:24 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821449 ...

The post Em uma semana, casos da Covid-19 caem 30% e mortes, 13% first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Os casos de covid-19 caíram 30% na semana epidemiológica 37 em relação à semana anterior. Já as mortes registraram diminuição de 13% no mesmo intervalo. Foi a primeira vez em que as duas curvas apresentaram uma redução acima de 10% juntas desde o início da pandemia.

A evolução das curvas de diagnósticos e óbitos relacionados à pandemia do novo coronavírus está no novo boletim epidemiológico sobre a doença do Ministério da Saúde, apresentado em entrevista coletiva nesta quinta-feira (17/09/2020).

A semana epidemiológica (SE) 37 compreende o intervalo de 6 a 12 de setembro. A SE é uma medida empregada por autoridades de saúde para analisar o desenvolvimento de uma determinada epidemia.

Na SE 37 foram contabilizados 192.687 novos registros de casos de covid-19. Na semana anterior (SE 36), o número havia sido de 276.847. A média diária nesta última semana epidemiológica foi de 27.527. A trajetória cresceu e começou uma tendência de queda na SE 29, com uma leve recuperação entre as SE 34 e 36 e agora uma baixa expressiva.

“O Brasil vinha com platô e desde a 29ª semana epidemiológica começou a ter uma tendência de queda. Tivemos um pico no Sul na 35ª semana, mas foi por registro dos novos casos. Quando houve atualização dos casos, já se confirmou uma tendência de redução. Da 36ª para a 37 tivemos redução bastante significativa de 30%”, destacou o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros.

Evolução do número de novos registros de casos de covid-19 por semana epidemiológica – Ministério da Saúde
Já as mortes nesta semana totalizaram 5.007. Na SE 36, o número havia sido de 5.741. A média diária ficou em 715. “Quando analisamos os óbitos, estávamos com um platô por volta da 23ª, por volta da 29ª já vinha mostrando uma queda gradativa e a 36ª e a 37ª uma redução de 13%. Quando no platô tínhamos por volta de 7 mil, tivemos agora 5 mil nesta última semana”, pontuou Arnaldo de Medeiros.

Evolução do número de novos registros de óbitos por semana epidemiológica – Ministério da Saúde
Covid-19 nos estados
No mapa de casos, pela primeira vez o boletim epidemiológico não trouxe nenhum estado com aumento nos casos. Do total, 24 Unidades da Federação tiveram redução, sendo as mais expressivas em Santa Catarina (-79%) e Pernambuco (-43%). Permaneceram estáveis Piauí, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

No mapa de mortes, cinco estados apresentaram acréscimos nas taxas, sendo as maiores em Pernambuco (48%) e Minas Gerais (12%). Um estado ficou estabilizado (Rio Grande do Sul) e 21 Unidades da Federação tiveram queda em seus índices, sendo as mais intensas as do Amazonas (-77%) e Pará (-49%).

A maioria dos casos continuou no interior (62%), enquanto a menor parcela ocorreu nas regiões metropolitanas (38%). Já na comparação entre os óbitos, 53% ocorrem nas localidades do interior e 47%, nos grandes centros urbanos.

Testes

Até o momento, foram distribuídos aos estados 6,6 milhões de reações de testes laboratoriais (RT-PCR). Os laboratórios públicos processaram 3,4 milhões de exames. A rede privada realizou 2,5 milhões de testes, totalizando 5,9 milhões. Já os testes rápidos (sorológicos) totalizaram até agora 8 milhões.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Em uma semana, casos da Covid-19 caem 30% e mortes, 13% first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821449
Tem início edição 2020 da Semana Nacional de Trânsito https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/tem-inicio-edicao-2020-da-semana-nacional-de-transito/ Sat, 19 Sep 2020 19:35:00 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821443 ...

The post Tem início edição 2020 da Semana Nacional de Trânsito first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Começa nesta sexta-feira (18/09/2020) e vai até dia 25, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante o período, ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão.

Por causa das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, este ano a semana ocorrerá em formato digital e será denominada “O Detran  na sua vida”. A iniciativa traz também o tema das campanhas educativas para este ano.

ONU

A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor.

“Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito.

As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem, também, palestras sobre temas variados.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Tem início edição 2020 da Semana Nacional de Trânsito first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821443
Operação Cama de Tut: Polícia Federal investiga superfaturamento de camas hospitalares no Tocantins https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/operacao-cama-de-tut-policia-federal-investiga-superfaturamento-de-camas-hospitalares-no-tocantins/ Sat, 19 Sep 2020 19:25:30 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821446 ...

The post Operação Cama de Tut: Polícia Federal investiga superfaturamento de camas hospitalares no Tocantins first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta sexta-feira (18/09/2020) a Operação Cama de Tut. Os alvos são supostos ilícitos relacionados ao processo de compra de 590 camas hospitalares pelo Governo do Tocantins. Trinta policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nas cidades de Palmas e São Paulo.

Além de novas provas, os agentes verificam a efetiva entrega dos bens adquiridos e o suposto pagamento de vantagens indevidas. O potencial de superfaturamento apontado pelos órgãos de controle seria de mais de R$ 7 milhões .

Fraude

Os investigados são suspeitos de fraudar o processo licitatório conduzido pela Secretaria Estadual de Saúde e alienar os leitos com valores aproximadamente 227% superiores aos praticados pelo mercado e pela própria empresa que venceu o certame, conforme apurado pelos investigadores, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela CGU.

O grupo poderá responder pelos crimes de fraude a licitação e peculato, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de reclusão.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Operação Cama de Tut: Polícia Federal investiga superfaturamento de camas hospitalares no Tocantins first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821446
Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/senado-aprova-uso-de-recursos-para-compra-de-mascaras-e-alcool/ Sat, 19 Sep 2020 18:45:08 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821459 ...

The post Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O Senado aprovou nesta quinta-feira (17/09/2020) um projeto de lei (PL) que autoriza o Sistema Único de Assistência Social (Suas) a redirecionar seus recursos para compra de álcool em gel e máscaras, para proteção das populações vulneráveis. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Para ter direito aos materiais, a família – além de estar em situação de vulnerabilidade – deverá estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O projeto também prevê que os cuidadores e atendentes da população em estado de vulnerabilidade também sejam contemplados pela medida.

De acordo com o texto, os produtos devem ser distribuídos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). O Suas é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Ele atende famílias em situação de vulnerabilidade social e que tiveram os direitos violados em virtude do abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

As máscaras que podem ser compradas pelo poder público com esses recursos são do modelo N95/PFF2 ou equivalentes. Também podem ser de algodão ou tecidos que comprovadamente ofereçam proteção equivalente ou superior às máscaras de pano duplo 100% algodão.

Segundo o relator, Jorge Kajuru (Cidadania-GO), o projeto não traz gastos extras para o Estado. Os recursos já existem, só serão redirecionados. “PL não propõe novos gastos, mas, tão somente, autoriza o Suas a redirecionar suas atuais despesas para aquisições de máscaras e álcool em gel. Reforço que não há qualquer imposição de gastos mínimos, somente a autorização para compras de máscaras e álcool em gel”, afirmou Kajuru em seu texto.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Senado aprova uso de recursos para compra de máscaras e álcool first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821459
Queimadas no Pantanal e na Amazônia: carta aberta de países europeus ao vice-presidente protesta contra política ambiental do Desgoverno Bolsonaro https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/queimadas-no-pantanal-e-na-amazonia-carta-aberta-de-paises-europeus-ao-vice-presidente-protesta-contra-politica-ambiental-do-desgoverno-bolsonaro/ Sat, 19 Sep 2020 18:00:51 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821468 ...

The post Queimadas no Pantanal e na Amazônia: carta aberta de países europeus ao vice-presidente protesta contra política ambiental do Desgoverno Bolsonaro first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
No dia em que a destruição do Pantanal pelas queimadas chegou a quase 3 milhões de hectares (equivalente à área da Bélgica), oito países europeus enviaram nesta quarta-feira (16/09/2020) uma carta aberta ao vice-presidente brasileiro, general Hamilton Mourão, para protestar contra a política ambiental brasileira.

Os países afirmam que nos últimos anos o desmatamento aumentou no Brasil em ritmo alarmante e que estão “profundamente preocupados” com os efeitos dessa destruição para o desenvolvimento sustentável do país.

A carta foi enviada pelos países que participam da declaração de Amsterdã, uma parceria entre nações para promover sustentabilidade e cadeias de produção de commodities que não cause a destruição de florestas. Participam Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Dinamarca, Noruega, Países Baixos e Bélgica.

“Durante muito tempo o Brasil liderou a redução do desmatamento na Amazônia através do estabelecimento de instituições científicas independentes que garantem monitoramento rigoroso e transparente, de agências de controle competentes e do reconhecimento de territórios indígenas. Nos últimos anos, no entanto, o desmatamento tem crescido em ritmo alarmante, como foi documentado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)”, diz a carta.

A situação das florestas

Além das queimadas que estão devastando o Pantanal neste mês de setembro — e cujas origens podem ser criminosas, segundo investigação da Polícia Federal —, a Amazônia também está sofrendo com devastação gerada pelo fogo. Em apenas 14 dias, setembro de 2020 já registrou mais queimadas na Amazônia do que em todo o mesmo mês do ano passado, segundo o INPE.

Independente e respeitada internacionalmente, a instituição científica que faz o monitoramento do desmatamento vem sendo criticada e tratada como “oponente” pelo governo Bolsonaro desde que seus registros passaram a mostrar aumento na destruição dos biomas. Na segunda (15/9), Mourão afirmou que “alguém lá de dentro” do Inpe “faz oposição ao governo”.

“Quando o dado é negativo, o cara vai lá e divulga”, afirmou o vice-presidente.

A destruição tem sido registrada também por outras entidades. Segundo a Global Forest Watch, que mantém uma plataforma online de monitoramento de florestas, o Brasil foi responsável pela destruição de um terço de todas as florestas tropicais virgens desmatadas no planeta em 2019 — foram 1,3 milhão de hectares perdidos.

Ainda na segunda-feira (14/9), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, admitiu que as queimadas no Pantanal tomaram uma “proporção gigantesca”, mas afirmou que os incêndios estão sendo “fortemente combatidos”. O ministro havia compartilhado no mês passado um vídeo negando que houvesse queimadas na Amazônia — as imagens, no entanto, eram da Mata Atlântica.

Desmatamento dificulta o investimento

Questionada internamente por entidades científicas, ambientalistas e até pelo Ministério Público, a política ambiental do governo é o principal ponto mencionado pela carta dos países da declaração de Amsterdã.

Eles afirmam que as preocupações com a situação ambiental no Brasil atingem consumidores, negócios, investidores e a sociedade civil na Europa.

“Na Europa, existe um legítimo desejo de que os alimentos à disposição sejam produzidos de forma justa, ambientalmente segura e sustentável”, afirma a carta. “Fornecedores, comerciantes e investidores estão respondendo (à essa preocupação) incorporando esse desejo em suas próprias estratégias corporativas.”

O desmatamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para que empresas e investidores mantenham seus critérios de sustentabilidade, diz a carta.

“Nossos esforços coletivos para gerar mais investimento financeiro em produção agrícola sustentável (…) também poderia dar apoio ao crescimento econômico brasileiro”, afirmam os países. “No entanto, já que os esforços europeus buscam formar cadeias de produção livres de desmatamento, a atual tendência de desmatamento no Brasil está está tornando cada vez mais difícil para que empresas e investidores mantenham seus critérios de sustentabilidade.”

“No passado, o Brasil mostrou que é capaz de expandir a produção agrícola ao mesmo tempo em que reduz o desmatamento”, também afirma o documento.

As nações que assinam o documento afirmam que “esperam um comprometimento renovado e firme do governo do Brasil para reduzir o desmatamento que seja refletido em ações reais e imediatas”.

Os países afirmam também que estão prontos para discutir formas de ajudar o Brasil a melhorar a sustentabilidade e dar suporte a um “setor agrícola sustentável” no país.

*Com informações da BBC News.

The post Queimadas no Pantanal e na Amazônia: carta aberta de países europeus ao vice-presidente protesta contra política ambiental do Desgoverno Bolsonaro first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821468
Senado aprova recursos do FNCA para programas de acolhimento familiar https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/senado-aprova-recursos-do-fnca-para-programas-de-acolhimento-familiar/ Sat, 19 Sep 2020 17:45:58 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821462 ...

The post Senado aprova recursos do FNCA para programas de acolhimento familiar first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O Senado aprovou nesta quinta-feira (17/09/2020) Projeto de Lei (PL) 3289/2020 que autoriza o uso de recursos do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) para ajudar programas de acolhimento familiar ou institucional, em decorrência da pandemia de covid-19. O projeto vai passar por análise da Câmara.

A autorização referida no projeto tem validade de até seis meses após o encerramento do estado de calamidade pública decretada por causa da pandemia de covid-19. O autor do projeto é o senador Wellington Fagundes (PL-MT). Ele justificou o projeto explicando que a crise econômica impulsionada pela pandemia tirou a renda de famílias inteiras, expondo também as crianças.

“Nesse cenário, crianças e adolescentes acolhidos em regime familiar ou institucional também estariam ameaçados, pois entidades e famílias que os acolhem têm enfrentado restrição de renda e carência de recursos”, justificou o senador.

Os programas atendidos pelo projeto deverão oferecer local sigiloso, seguro e apropriado a crianças e a adolescentes em situação de violência doméstica e familiar. Não havendo vaga em local de abrigamento institucional provisório final, o poder público poderá utilizar hotéis, pousadas ou similares.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Senado aprova recursos do FNCA para programas de acolhimento familiar first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821462
STJ manda Justiça do Rio analisar pedido de liberdade de ex-deputada; Cristiane Brasil é acusada de desviar recursos da assistência social https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/stj-manda-justica-do-rio-analisar-pedido-de-liberdade-de-ex-deputada-cristiane-brasil-e-acusada-de-desviar-recursos-da-assistencia-social/ Sat, 19 Sep 2020 17:35:55 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821541 ...

The post STJ manda Justiça do Rio analisar pedido de liberdade de ex-deputada; Cristiane Brasil é acusada de desviar recursos da assistência social first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta sexta-feira (18/09/200) que a Justiça do Rio de Janeiro examine, em 24 horas, o pedido de liberdade da ex-deputada federal Cristiane Brasil.

Ela está presa desde a semana passada em função de investigações sobre um suposto esquema de desvio de recursos públicos em contratos da área de assistência social no estado e no município do Rio de Janeiro, entre 2013 e 2018. Cristiane é filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.

A decisão foi motivada por um pedido da defesa para que os pedidos de habeas corpus protocolados no Tribunal de Justiça do Rio sejam analisados.

Segundo o Ministério Público (MP), as investigações que levaram à prisão da ex-deputada constataram fraudes em contratos para diversos projetos sociais na Fundação Leão XIII, entidade estadual voltada para o atendimento a populações de baixa renda e moradores de rua do Rio de Janeiro, e também nas secretarias municipais de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e de Proteção à Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, de 2013 a 2018.

Ainda de acordo com o MP, a organização criminosa era composta por três núcleos, o empresarial, o político e o administrativo, atuando para que fossem direcionadas licitações no município do Rio e no estado, visando à contratação fraudulenta das empresas Servlog Rio e Rio Mix 10, mediante o pagamento de propina a servidores públicos, que variava de 5% a 25% do valor do contrato.

Em nota divulgada após a deflagração da operação, Cristiane Brasil disse que é vítima de perseguição política. “Tiveram oito anos para investigar essa denúncia sem fundamento, feita em 2012 contra mim, e não fizeram, pois não quiseram”, declarou.

*Com informações da Agência Brasil.

The post STJ manda Justiça do Rio analisar pedido de liberdade de ex-deputada; Cristiane Brasil é acusada de desviar recursos da assistência social first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821541
Aprovação do Governo Bolsonaro supera reprovação numericamente em setembro de 2020, diz XP/Ipespe https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/aprovacao-do-governo-bolsonaro-supera-reprovacao-numericamente-em-setembro-de-2020-diz-xp-ipespe/ Sat, 19 Sep 2020 15:30:28 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820079 ...

The post Aprovação do Governo Bolsonaro supera reprovação numericamente em setembro de 2020, diz XP/Ipespe first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Segundo o levantamento, 39% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, e 36% como ruim ou péssimo. Em agosto, a aprovação e a reprovação estavam empatadas em 37%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 8 e 11 de setembro

É a quinta pesquisa consecutiva a mostrar o crescimento da aprovação do governo.

O levantamento reforça outra tendência de aumento, relacionada à pandemia de Covid-19. Os que consideram que “o pior já passou” atingiram os 60% em setembro, contra 52% em agosto. A tendência havia sido identificada desde junho. “O pior ainda está por vir” recuou para 32% em setembro, contra 41% em agosto.

A parcela dos que dizem estar “com muito medo” do surto de coronavírus passou de 33%, em agosto, para 30% na rodada de setembro. Os que dizem não ter medo do coronavírus oscilaram de 28% para 29%, enquanto aqueles que responderam ter “um pouco de medo” variaram de 38% para 40%.

A maior parte dos entrevistados –52%– considera que uma vacina contra a doença estará disponível para a população nos primeiros 6 meses de 2021, enquanto 22% avaliam que ela só estará disponível no segundo semestre do próximo ano. Outros 10% disseram acreditar que ela estará disponível ainda neste ano.

Quando a pergunta é sobre o enfrentamento à crise por parte de Bolsonaro, também foi mantida a linha de alta entre os que consideram a ação do presidente ótima ou boa — a avaliação positiva nesse quesito subiu de 24% para 28%. Mas o resultado ainda é bem inferior à parcela da população que considera a atuação de Bolsonaro como ruim ou péssima, de 49% (oscilando 1 ponto para baixo em relação a agosto).

A pesquisa também perguntou sobre a reforma administrativa, recentemente enviada pelo governo ao Congresso no início do mês.

Em comparação a novembro de 2019, última vez em que o levantamento abordou o assunto, houve um aumento da fatia favorável à flexibilização de regras de estabilidade do servidor público, que passou de 52% no ano passado para 56% em setembro deste ano. A fatia que defende a manutenção das atuais regras passou de 39% para 32%.

Quando a pergunta é sobre a economia do país, 48% responderam que ela está “no caminho errado”, enquanto 38% avaliam que ela está “no caminho certo”. Em agosto, 46% consideravam que ela estava no caminho errado e 38%, no certo.

Sobre a decisão de Bolsonaro de prorrogar o auxílio emergencial, mas no valor de 300 reais e não de 600 reais, 47% responderam ser “ótima” ou “boa”. Outros 24% avaliaram a decisão como “regular” e 25% como “ruim/péssima”.

Quando o quesito é avaliação de personalidades da política, a pesquisa apontou queda na nota atribuída ao ex-ministro Sergio Moro, de 6,5 para 5,7, mas o ex-juiz da Lava Jato ainda tem numericamente a nota mais alta entre as personalidades citadas.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta aparece em segundo lugar com 5,5, ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes. Bolsonaro surge em quinto lugar, com 5,1, logo depois do vice-presidente Hamilton Mourão, que ficou com 5,2.

Baixe

Pesquisa XP e Ipespe sobre Governo Bolsonaro, realizada de 8 a 11 de setembro de 2020

*Com informações de Maria Carolina Marcello, da Agência Reuters.

The post Aprovação do Governo Bolsonaro supera reprovação numericamente em setembro de 2020, diz XP/Ipespe first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820079
Banco Central Europeu não está totalmente satisfeito com resultados de sua política monetária, diz diretor Fabio Panetta https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/banco-central-europeu-nao-esta-totalmente-satisfeito-com-resultados-de-sua-politica-monetaria-diz-diretor-fabio-panetta/ Sat, 19 Sep 2020 15:00:34 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820159 ...

The post Banco Central Europeu não está totalmente satisfeito com resultados de sua política monetária, diz diretor Fabio Panetta first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O Banco Central Europeu deve permanecer em alerta sobre o estado da economia da zona do euro, que foi devastada pela pandemia, e atento à taxa de câmbio do euro, já que os resultados de suas medidas de estímulo “ainda não são totalmente satisfatórios”, disse Fabio Panetta, membro da diretoria do BCE, nesta terça-feira (15/09/2020).

“Os resultados alcançados por nossas medidas de política monetária são notáveis, mas ainda não são totalmente satisfatórios, já que as pressões sobre os preços e as expectativas de inflação devem permanecer moderadas”, disse Panetta.

“Tendo em vista as perspectivas atuais para a inflação, precisamos permanecer vigilantes e avaliar cuidadosamente as informações que chegam, incluindo a evolução da taxa de câmbio.”

*Com informações da Agência Reuters.

The post Banco Central Europeu não está totalmente satisfeito com resultados de sua política monetária, diz diretor Fabio Panetta first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820159
Justiça determina que deputada Flordelis use tornozeleira eletrônica; Medida cautelar visa proteger testemunhas https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/justica-determina-que-deputada-flordelis-use-tornozeleira-eletronica-medida-cautelar-visa-proteger-testemunhas/ Sat, 19 Sep 2020 14:35:40 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821533 ...

The post Justiça determina que deputada Flordelis use tornozeleira eletrônica; Medida cautelar visa proteger testemunhas first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A Justiça do Rio determinou nesta sexta-feira (18/09/2020) que a deputada federal Flordelis (PSD-RJ) seja monitorada por tornozeleira eletrônica e fique em recolhimento domiciliar das 23h às 6h. A decisão é da juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói. Flordelis, sete filhos e uma neta figuram como réus na morte do pastor Anderson do Carmo, marido da parlamentar, assassinado quando chegava casa, no bairro de Piratininga, em Niterói, em junho do ano passado. Flordelis é acusada de ser mandante do crime, mas não foi presa por ter imunidade parlamentar.

Na decisão, a juíza  Nearis Arce escreveu que a aplicação das medidas cautelares são necessárias após a testemunha Regiane Ramos Cupti Rabello narrar em juízo e ao Ministério Público atentado com artefato explosivo ocorrido na residência da testemunha. “A referida testemunha já havia noticiado no curso do processo que a ré Flordelis vinha buscando interferir na busca da verdade real, inclusive intimidando o réu Lucas, seu filho afetivo. Recentemente, compareceu a testemunha ao cartório deste Juízo, bastante nervosa e temerosa, noticiando fatos gravíssimos, até mesmo o lançamento de um artefato explosivo em seu quintal, quando, então, fora encaminhada ao Ministério Público, onde narrou detalhadamente perante o promotor de Justiça seu grande temor, em especial em relação aos réus Flordelis e Adriano”.

A juíza escreveu ainda na decisão, que “a testemunha afirma acreditar que a bomba foi jogada em seu quintal para intimidar a depoente e também para intimidar o réu Lucas, que poderia sentir-se pressionado a voltar atrás em sua versão para que a depoente não sofresse novos ataques e atentados diante do forte vínculo afetivo entre ambos. Segundo Regiane, o “atentado” em questão foi uma forma de “passar um recado para Lucas, para que ele calasse a boca e não mais relatasse a verdade”.

A juíza Nearis Arce escreveu em outro trecho da decisão que “certo é que, como salientado pelo MP [Ministério Público], no curso do processo em que foram denunciados Lucas e Flavio, houve a determinação deste Juízo de que a ré Flordelis entregasse a carteirinha de visitação do réu Lucas, após ter tentado visitá-lo mesmo após a proibição deste juízo. O comportamento da agora ré Flordelis indicava tentativa de interferência na prova a ser carreada em relação aos mesmos fatos hoje a ela também imputados”.

A magistrada determinou que encaminha-se ofício à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para a instalação do aparelho de monitoração com urgência a ré Flordelis.

The post Justiça determina que deputada Flordelis use tornozeleira eletrônica; Medida cautelar visa proteger testemunhas first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821533
Governador Rui Costa completa 600 viagens ao interior tendo entregue mais de 6 mil quilômetros de estradas recuperadas https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/governador-rui-costa-completa-600-viagens-ao-interior-tendo-entregue-mais-de-6-mil-quilometros-de-estradas-recuperadas/ Sat, 19 Sep 2020 14:20:55 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821616 ...

The post Governador Rui Costa completa 600 viagens ao interior tendo entregue mais de 6 mil quilômetros de estradas recuperadas first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A qualidade das estradas e rodovias da Bahia tem sido uma das prioridades do governador Rui Costa, desde que assumiu a chefia do executivo estadual, em janeiro de 2015. Nesta sexta-feira (18/09/2020), o governador completou 600 viagens de trabalho ao interior tendo entregue obras de construção e recuperação de mais de 6 mil quilômetros de rodovias que cortam todas as regiões do estado, totalizando um investimento de mais de R$1,3 bilhão. Somente nesta sexta, em visita aos municípios de Ibititá, Barra e Itaguaçu da Bahia, Rui entregou mais de 60km de recuperação de estradas.

 “Apesar de todas as dificuldades que estamos enfrentando com a grande crise econômica que o país tem vivido nos últimos anos, o Governo da Bahia está executando um amplo programa de recuperação de estradas para melhorar as condições de tráfego das rodovias baianas. Sabemos a importância que estradas em boas condições representam para a economia dos municípios e, principalmente, para a população interiorana. Continuaremos trabalhando com empenho para ampliar, cada vez mais, o número de estradas totalmente recuperadas e pavimentadas em nosso estado”, afirma Rui.

Para garantir que a Bahia continue se desenvolvendo mesmo enquanto enfrenta a pandemia de Covid-19, o Governo do Estado tem mantido um ritmo acelerado de obras importantes em todas as regiões baianas. Intervenções na infraestrutura e mobilidade, como a construção de aeródromos, pontes e a recuperação e pavimentação de rodovias, têm assegurado oportunidades de emprego e aberto o caminho para o processo de retomada das atividades econômicas que dependem do controle das taxas de contágio do novo coronavírus e melhores índices de distanciamento social.

Entre as entregas desta sexta-feira (18), uma das obras mais aguardadas pela população que vive na região de Irecê — a recuperação da BA-148, no trecho que liga o município a Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes. As intervenções, que cobrem mais de 58 quilômetros, beneficiam 250 mil pessoas e fortalecem o agronegócio, principal atividade econômica da região. Diariamente, a rodovia recebe um tráfego de 1,4 mil veículos.

Vistoria na ponte sobre o Rio São Francisco

 Na viagem 600, o governador também visitou as obras da ponte que vai ligar os municípios de Barra e Xique-Xique, que já foram iniciadas. No total, serão 547 quilômetros, incluindo a recuperação da BA-160, que liga as duas localidades, beneficiando 2,7 milhões de habitantes da região. A ponte sobre o Rio São Francisco, que terá cerca de 1quilômetro de extensão e 13,55 metros de largura, faz parte do projeto Sistema Viário da BA-052. A obra vai tornar mais rápida a travessia entre os dois municípios, que hoje é feita por meio de balsas, passando de 20 minutos para pouco mais de um minuto. O investimento total é de R$ 705 milhões ao longo de 20 anos de concessão.

“Aqui temos uma obra, com recurso 100% do Estado, muito simbólica, já que se trata de uma ponte sobre o rio São Francisco, o nosso velho chico. Além de integrar as cidades, este equipamento permite a ligação entre a região de Irecê com o oeste da Bahia”, explicou o governador.

Construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de Barra.

Construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de Barra.

Trecho da Rodovia BA-438, no município de Itaguaçu da Bahia.

Trecho da Rodovia BA-438, no município de Itaguaçu da Bahia.

Trecho da rodovia BA-148 no município de Ibititá.

Trecho da rodovia BA-148 no município de Ibititá.

The post Governador Rui Costa completa 600 viagens ao interior tendo entregue mais de 6 mil quilômetros de estradas recuperadas first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821616
TCU identifica quase 42 mil irregulares em folhas de pagamento de servidores federais https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/tcu-identifica-quase-42-mil-irregulares-em-folhas-de-pagamento-de-servidores-federais/ Sat, 19 Sep 2020 14:05:44 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821071 ...

The post TCU identifica quase 42 mil irregulares em folhas de pagamento de servidores federais first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) detectou quase 42 mil indícios de irregularidades em dados cadastrais e folhas de pagamento de servidores federais. O levantamento foi realizado com dados de janeiro a dezembro de 2019.

Segundo o ministro Aroldo Cedraz, relator do processo de fiscalização na corte, é estimado um benefício de R$ 6,6 bilhões, em 10 anos, com a descoberta dessas irregularidades. O ministro afirmou que o objetivo do trabalho é monitorar os gastos com pessoal, coibir fraudes e irregularidades e promover o aperfeiçoamento dos controles internos da administração pública federal de forma contínua.

Força Tarefa Cidadã aponta irregularidades dos municípios nos gastos relacionados à Covid-19

A fiscalização abrange órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público da União, além de entidades da administração indireta e dos Conselhos de Fiscalização Profissional. Diversas entidades, entre elas o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deverão prestar esclarecimentos ao TCU sobre as irregularidades encontradas.

The post TCU identifica quase 42 mil irregulares em folhas de pagamento de servidores federais first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821071
Fome volta a se alastrar no Brasil; Governo Bolsonaro obtém êxito na política de concentração de renda e desemprego estrutural https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/fome-volta-a-se-alastrar-no-brasil-governo-bolsonaro-obtem-exito-na-politica-de-concentracao-de-renda-e-desemprego-estrutural/ Sat, 19 Sep 2020 13:47:28 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821156 ...

The post Fome volta a se alastrar no Brasil; Governo Bolsonaro obtém êxito na política de concentração de renda e desemprego estrutural first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Após seguidos recuos por mais de uma década, a fome voltou a crescer no Brasil. Segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (17/09/2020), o percentual de domicílios que gozam de segurança alimentar caiu para 63,3% em pesquisa realizada entre 2017 e 2018, contra 77,4% em 2013 e 65,1% em 2004.

Os dados apontam que quase quatro em cada dez domicílios sofrem com algum grau de insegurança alimentar, sendo que 4,6% do total vive sob escassez grave. É uma situação que atinge 10,3 milhões de pessoas: 7,7 milhões na área urbana e 2,6 milhões na rural. Em relação aos dados de 2013, o número de pessoas nesse estado aumentou em cerca de 3 milhões, um crescimento de 43,7%.

A “Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil” contempla apenas moradores de domicílios permanentes, excluindo pessoas em situação de rua – o que sugere que o quadro pode ser ainda pior.

Segundo o IBGE, na população de 207,1 milhões de habitantes em 2017-2018, 122,2 milhões eram moradores em domicílios com segurança alimentar, enquanto 84,9 milhões viviam com algum grau de insegurança alimentar. Destes últimos, 56 milhões estavam em domicílios com insegurança alimentar leve, 18,6 milhões, insegurança alimentar moderada, e 10,3 milhões de pessoas em domicílios com insegurança alimentar grave.

De acordo com a Escala Brasileira de Medida Direta e Domiciliar da Insegurança Alimentar, a segurança alimentar está garantida quando a família tem acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Na insegurança alimentar grave, há redução quantitativa severa de alimentos também entre as crianças, ou seja, ruptura nos padrões de alimentação resultante da falta de alimentos entre todos os moradores. Nessa situação, a fome passa a ser uma experiência vivida no domicílio.

Segundo o gerente da pesquisa, André Martins, o aumento da insegurança alimentar está relacionado, entre outros motivos, à desaceleração da atividade econômica nos anos de 2017 e 2018.

Menos da metade dos domicílios do Norte (43%) e Nordeste (49,7%) tinham segurança alimentar, isto é, acesso pleno e regular aos alimentos. Os percentuais eram melhores no Centro-Oeste (64,8%), Sudeste (68,8%) e Sul (79,3%). A prevalência de insegurança alimentar grave do Norte (10,2%) era cerca de cinco vezes maior que a do Sul (2,2%).

A pesquisa ainda mostrou que quase metade das pessoas que enfrentam a fome vive na Região Nordeste do país, e pouco mais da metade dos domicílios onde prevalece a insegurança alimentar grave são chefiados por mulheres.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Direitos iguais para todos (Artigo 1°): “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Em 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O ideal é claro, mas continua muito distante de encontrar aplicação concreta.

*Com informações do Deutsche Welle.

The post Fome volta a se alastrar no Brasil; Governo Bolsonaro obtém êxito na política de concentração de renda e desemprego estrutural first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821156
Alemanha reconhece dificuldade em cooperar com extremista Jair Bolsonaro; Presidente do Brasil é reconhecido como ecocida https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/alemanha-reconhece-dificuldade-em-cooperar-com-extremista-jair-bolsonaro-presidente-do-brasil-e-reconhecido-como-ecocida/ Sat, 19 Sep 2020 13:35:50 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821149 ...

The post Alemanha reconhece dificuldade em cooperar com extremista Jair Bolsonaro; Presidente do Brasil é reconhecido como ecocida first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O governo da chanceler federal Angela Merkel voltou a manifestar preocupação com as políticas ambientais e para os povos indígenas de Jair Bolsonaro e admitiu que a cooperação com o governo federal brasileiro nessas áreas está sendo cada vez mais difícil. Como resultado, Berlim tem procurado outros parceiros em governos estaduais, municipais e na sociedade civil brasileira.

Por outro lado, no aspecto político, o governo alemão diz não acreditar que o Brasil esteja sob risco de sofrer um golpe militar e avalia não haver sinais fortes de interferência entre Poderes no país.

As afirmações constam nas respostas a um questionário enviado por deputados da bancada do Partido Verde no Parlamento alemão (Bundestag). Os parlamentares indagaram o governo Merkel sobre aspectos do relacionamento entre Berlim e Brasília e como os ministros do gabinete da chanceler federal encaram a situação ambiental e política no país sul-americano.

O documento é uma espécie de raio-X da postura pública que o governo Merkel vem adotando em relação ao Brasil.

Há muita linguagem diplomática e pouco conteúdo sobre a situação política brasileira, mas as respostas evidenciam a insatisfação de Berlim com as políticas ambientais de Bolsonaro. Há ainda frustração com medidas tomadas unilateralmente pelos brasileiros, como o desmonte da estrutura do Fundo Amazônia e ações que enfraqueceram uma possível implementação do acordo UE-Mercosul.

Para o governo Merkel, “as taxas de desmatamento no Brasil são preocupantes, e as condições para melhorar os direitos territoriais e a proteção dos povos indígenas e grupos tradicionais vêm se deteriorando”.

“Desenvolvimentos atuais na agenda climática brasileira, cortes na proteção das florestas tropicais e direitos indígenas são reconhecidos e tratados no diálogo político. Deve-se notar, porém, que a coordenação com o governo brasileiro está se tornando cada vez mais complexa.”

“Portanto, [o governo alemão] está diversificando sua estrutura para incluir parceiros dispostos no governo central, estados federais, Ministério Público Federal e sociedade civil”, afirmou o governo Merkel, ao tratar da sua cooperação com o governo Bolsonaro. “Como parte das negociações sobre cooperação para o desenvolvimento com o Brasil em 2019, a maioria dos projetos não era mais administrada por meio do governo federal brasileiro, mas sim por meio dos estados brasileiros e outras instituições.”

No Brasil, o governo alemão promove ações de cooperação que envolvem, entre outras iniciativas, a promoção de mecanismos de proteção ambiental e regularização fundiária e incentivos para a adoção de energia renovável.

Fundo Amazônia

Um capítulo que vem gerando desgaste nas relações entre Berlim e Brasília envolve o Fundo Amazônia, o programa bilionário de proteção à Floresta Amazônica que conta com doações da Noruega e da Alemanha.

No momento, o mecanismo atravessa sua maior crise desde a criação em 2008. O impasse começou no primeiro semestre de 2019, quando o ministro Ricardo Salles promoveu uma série de mudanças unilaterais na gestão do programa, incluindo a extinção de dois comitês, o que contrariou os alemães e os noruegueses, que não foram consultados previamente sobre a medida.

Como resultado, o fundo segue paralisado, sem previsão de contemplar novos programas. Apenas iniciativas em andamento continuam recebendo financiamento.

Após diversos choques com Salles (o ministro chegou a dizer em dezembro que o impasse havia sido superado, e acabou sendo desmentido pela embaixada alemã), as negociações para a retomada do fundo passaram a ser chefiadas pelo vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão.

No questionário, o governo Merkel mencionou as negociações em andamento, mas apontou que o descongelamento do fundo vai depender de como o governo brasileiro está se portando.  “A evolução dos números do desmatamento será um critério essencial”, diz o texto.

O cenário não parece promissor, já que Berlim também apontou que vê “com preocupação” a reforma implementada neste ano no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que extinguiu coordenações e centralizou o comando da entidade. Para Berlim, a medida “pode levar ao enfraquecimento das tarefas essenciais de controle e monitoramento dos recursos naturais a serem protegidos, e ao aumento do desmatamento e da destruição ambiental”.

O governo alemão ainda apontou que “continua a apoiar o espírito e a intenção do acordo UE-Mercosul”, por entender que ele inclui mecanismos para assegurar sustentabilidade ambiental e a implementação efetiva do Acordo Climático de Paris. No entanto, disse que irá “monitorar as condições estruturais e verificar se o acordo pode ser implementado conforme o pretendido”.

“Da perspectiva de hoje, surgem questões sérias com relação aos desenvolvimentos atuais na Amazônia. O governo alemão está, portanto, acompanhando de perto a situação no Mercosul e, em particular, no Brasil”, aponta o documento.

Recentemente, a Alemanha, que era de longe a maior defensora do acordo no bloco europeu – em contraste com nações como a França e a Irlanda –, começou a levantar dúvidas sobre sua implementação. Em agosto, a chanceler Merkel afirmou que tinha “sérias dúvidas” sobre o acordo. Poucos dias depois, foi a vez de a ministra alemã da Agricultura, Julia Klöckner, se posicionar abertamente contra o acordo comercial, citando o desmatamento da Amazônia e alertando que, com o pacto, agricultores europeus iriam competir com alimentos produzidos de forma prejudicial para o meio ambiente.

Aspecto político

O governo Merkel também respondeu a questionamentos dos deputados verdes sobre como avalia a situação política no Brasil. Uma das perguntas envolve a possibilidade de uma intervenção militar contra o  Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, um movimento que é endossado por apoiadores do presidente Bolsonaro. Para Berlim, “não há indicações ou indícios de uma intervenção efetiva nesse sentido”.

“A grande maioria das Forças Armadas brasileiras apoia a Constituição. Essa avaliação resulta, entre outras coisas, de discussões com um grande número de interlocutores brasileiros da política, justiça, ciência e meio militar.”

Em resposta a uma pergunta sobre a independência das instituições, o governo Merkel também fez uma avaliação similar.

“A República Federal do Brasil possui um parlamento com numerosos poderes, dividido em uma Câmara dos Deputados e um Senado, além de um Judiciário independente. Do ponto de vista do governo federal, atualmente não há motivos para duvidar da funcionalidade da separação de Poderes”, apontou o governo.

*Com informações do Deutsche Welle.

The post Alemanha reconhece dificuldade em cooperar com extremista Jair Bolsonaro; Presidente do Brasil é reconhecido como ecocida first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821149
Governo da Rússia aprova primeiro remédio contra Covid-19 para venda em farmácias https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/governo-da-russia-aprova-primeiro-remedio-contra-covid-19-para-venda-em-farmacias/ Sat, 19 Sep 2020 13:15:48 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821582 ...

The post Governo da Rússia aprova primeiro remédio contra Covid-19 para venda em farmácias first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A Rússia aprovou o tratamento Coronavir da R-Pharm para pacientes não hospitalizados com infecções de Covid-19 entre brandas e moderadas, e o remédio pode estar disponível nas farmácias do país já na semana que vem, informou a farmacêutica nesta sexta-feira (18/09/2020).

A aprovação do Coronavir sucede a liberação do Avifavir, outro medicamento russo contra a Covid-19, em maio. Ambos têm como base o favipiravir, que foi desenvolvido no Japão e lá é usado amplamente como base para tratamentos virais.

O anúncio da R-Pharm é mais um sinal de que a Rússia está se empenhando muito para conseguir uma dianteira global na corrida contra o vírus. O país já está exportando seus exames de Covid-19 e fechou vários acordos internacionais para fornecer sua vacina Sputnik-V.

A R-Pharm disse que recebeu aprovação para o Coronavir após testes clínicos de estágio avançado com 168 pacientes com Covid-19.

O remédio foi liberado inicialmente para uso hospitalar de tratamento de Covid-19 em julho, mostrou um registro do governo.

O teste do Coronavir foi comparativamente pequeno. A agência reguladora de saúde europeia endossou nesta sexta-feira o uso do esteroide dexametasona no tratamento de pacientes com Covid-19 depois de um estudo de pesquisadores britânicos com vários milhares de pacientes.

A R-Pharm começou a conversar com farmácias sobre encomendas, disse a porta-voz da empresa. As remessas de Coronavir devem começar no futuro próximo, possivelmente já na próxima semana.

O Coronavir é fabricado nas instalações da R-Pharm em Yaroslavl, cidade localizada cerca de 300 quilômetros a nordeste de Moscou.

O avifavir está disponível nos hospitais desde junho, mas ainda não foi fornecido a farmácias.

Ambos se baseiam no ingrediente ativo favipiravir, que também é um componente essencial do remédio antiviral Avigan da Fujifilm Holdings Corp, aprovado no Japão em 2014 como tratamento emergencial contra gripe.

Testes de seu uso contra a Covid-19 estão acontecendo em todo o mundo, mas os resultados de um estudo japonês de julho foram inconclusivos.

Ele é produzido por várias fabricantes de genéricos indianas, como Lupin, Cipla e Dr Reddy’s, para ser usado contra a Covid-19 na Índia.

*Com informações de Katya Golubkova, Polina Ivanova e Ludwig Burger, da Agência Reuters.

The post Governo da Rússia aprova primeiro remédio contra Covid-19 para venda em farmácias first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821582
Alemanha cobra combate ao desmatamento no Brasil; Governo Bolsonaro é reconhecido como ecocida https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/alemanha-cobra-combate-ao-desmatamento-no-brasil-governo-bolsonaro-e-reconhecido-como-ecocida/ Sat, 19 Sep 2020 13:05:50 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821146 ...

The post Alemanha cobra combate ao desmatamento no Brasil; Governo Bolsonaro é reconhecido como ecocida first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Em uma carta aberta destinada ao vice-presidente Hamilton Mourão, oito nações europeias encabeçadas pela Alemanha manifestaram “extrema preocupação” com o desmatamento da Amazônia e pediram “ações reais imediatas” para conter a destruição, advertindo que a “atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança”.

“Durante muito tempo, o Brasil foi pioneiro na redução do desflorestamento na Amazônia, por meio do estabelecimento de instituições científicas independentes respeitadas, para garantir o monitoramento rigoroso e transparente, juntamente com órgãos de fiscalização da lei, o reconhecimento dos territórios indígenas e uma sociedade civil vibrante.”

“Entretanto, nos últimos anos, o desflorestamento aumentou em taxas alarmantes, recentemente documentadas pelo Inpe. […] Estamos extremamente preocupados com essa tendência e seus efeitos negativos”, aponta o documento, assinado pelos ministros alemães Julia Klöckner (Agricultura) e Gerd Müller (Cooperação e Desenvolvimento).

A carta foi entregue em nome da chamada Parceria das Declarações de Amsterdã: Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Noruega, Holanda e Reino Unido, que conta ainda com a Bélgica como associada. A parceria, lançada em 2015, visa promover cadeias de suprimento na produção de commodities que não causem desmatamento.

O documento enviado ao vice-presidente do Brasil ainda faz uma menção velada ao desmonte de órgãos de fiscalização e a interferência em órgãos de monitoramento sob o governo Bolsonaro.

“Sem dúvida, isso [o aumento do desmatamento] confirma a importância fundamental de garantir que os órgãos governamentais nacionais possuam a capacidade adequada para monitorar essas tendências e aplicar as devidas leis”, diz a carta.

“No passado, o Brasil demonstrou ser capaz de expandir sua produção agrícola e, ao mesmo tempo, reduzir o desflorestamento. Os países que se reúnem através da Parceria das Declarações de Amsterdã contam com um compromisso político firme e renovado por parte do governo brasileiro para reduzir o desflorestamento e esperam que isso se reflita em ações reais imediatas.”

“Os países que se reúnem através da Parceria das Declarações de Amsterdã compartilham da preocupação crescente demonstrada pelos consumidores, empresas, investidores e pela sociedade civil europeia sobre as atuais taxas de desflorestamento no Brasil. […] Enquanto os esforços europeus buscam cadeias de suprimento não vinculadas ao desflorestamento, a atual tendência crescente de desflorestamento no Brasil está tornando cada vez mais difícil para empresas e investidores atender a seus critérios ambientais, sociais e de governança”, aponta o documento, que foi disponibilizado no site da embaixada da Alemanha no Brasil.

Após a divulgação da carta, Mourão minimizou a advertência como uma “estratégia comercial dos países europeus”. “Vocês têm que entender o seguinte: faz parte da estratégia comercial dos países europeus esta questão da cadeia de suprimentos. Isso é uma barreira”, disse.

Segundo o jornal Valor, Mourão classificou essa “estratégia” como uma “barreira não tarifária” que o país tem que solucionar com negociações comerciais, diplomáticas e ambientais.

Ele ainda afirmou que caberá ao Ministério das Relações Exteriores conversar com o embaixador alemão no Brasil, Heiko Thoms, sobre o tema.

Na terça-feira, Mourão reclamou da divulgação de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontando altas nos índices de desmatamento na Amazônia, afirmando – sem provas – que há um “opositor do governo” agindo no instituto.

A divulgação da carta ocorre em um momento delicado para o Brasil. Paralelamente à persistência do desmatamento na Amazônia, o Pantanal vive uma onda de queimadas que já arrasaram 15% da área do bioma.

A destruição tem enfraquecido cada vez mais o acordo UE-Mercosul. Vários membros do bloco europeu anunciam que não pretendem ratificar o tratado diante da falta de empenho dos brasileiros em combater o desmatamento e garantir cadeias de produção sustentáveis.

*Com informações do Deutsche Welle.

The post Alemanha cobra combate ao desmatamento no Brasil; Governo Bolsonaro é reconhecido como ecocida first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821146
Petrobras quer vender mais ativos de exploração e produção https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/petrobras-quer-vender-mais-ativos-de-exploracao-e-producao/ Sat, 19 Sep 2020 13:00:03 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820161 ...

The post Petrobras quer vender mais ativos de exploração e produção first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A Petrobras anunciou que pretender vender mais ativos relacionados à exploração e produção, ou seja, a retirada de petróleo e gás do subsolo. A decisão foi tomada devido à crise provocada pela pandemia de covid-19.

A estatal informou, por meio de nota divulgada na noite de terça-feira (15/09/2020), que quer focar mais nos ativos de classe mundial, em águas profundas e ultraprofundas, como os campos do pré-sal, com destaque para Búzios, mas não detalhou que ativos (campos e plataformas) devem ser incluídos em seu plano de desinvestimento. O anúncio deve ser feito após a aprovação do Plano Estratégico 2021-2025, no fim de novembro.

A Petrobras já iniciou a venda de campos terrestres e daqueles em águas rasas. “A revisão do portfólio está de acordo com as premissas de preço divulgadas nos resultados do primeiro trimestre. Além disso, foram consideradas as seguintes diretrizes: (a) foco na desalavancagem, atingindo a meta de dívida bruta de US$ 60 bilhões em 2022; (b) foco na resiliência, priorizando projetos com breakeven de preço de Brent de no máximo US$ 35/ barril e aderentes à estratégia da companhia e; (c) revisão de toda a carteira de investimentos e desinvestimentos”, informa nota da empresa.

A venda desses novos ativos deve reduzir os gastos com bens de capital (Capex) em US$ 14 a 24 bilhões, em relação aos US$ 64 bilhões informados no Plano Estratégico de 2020-2024.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Petrobras quer vender mais ativos de exploração e produção first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820161
Pantanal passa de 15 mil focos de incêndio, pior número registrado pelo Inpe; Ecocida Jair Bolsonaro diz que Brasil está de parabéns por preservação ambiental https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/pantanal-passa-de-15-mil-focos-de-incendio-pior-numero-registrado-pelo-inpe-ecocida-jair-bolsonaro-diz-que-brasil-esta-de-parabens-por-preservacao-ambiental/ Sat, 19 Sep 2020 12:35:44 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821122 ...

The post Pantanal passa de 15 mil focos de incêndio, pior número registrado pelo Inpe; Ecocida Jair Bolsonaro diz que Brasil está de parabéns por preservação ambiental first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O Pantanal brasileiro chegou na quarta-feira a 15.756 focos de incêndio até o mês de setembro de 2020, o maior número de queimadas desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a registrar números.

Comparado com 2005, o pior ano da série histórica até então para o período, o número de focos acumulados em 2020 é 56% maior.

Apenas nesta primeira metade do mês de setembro, o número de focos detectados pelo Inpe já é quase duas vezes maior do que em todo o mesmo mês de 2019. No acumulado de janeiro e 16 de setembro, o focos de incêndio aumentaram 208% ante igual período do ano passado, segundo o Inpe.

No meio dos incêndios, a fauna nativa –uma das mais diversas do mundo, com 1.200 diferentes espécies de animais, 36 ameaçadas de extinção– é a que mais sofre. Onças, cobras, macacos, cobras e até jacarés povoam as imagens do desastre ambiental causado pelo fogo. O biologista Rogério Rossi, da Universidade Federal do Mato Grosso, afirma que no mínimo mil animais já morreram queimados.

O bioma tem batido recordes atrás de recordes de incêndios este ano e a reação começou tarde. Apenas em agosto o governo federal tentou organizar uma reação e foram enviados aviões e contratados brigadistas para combater os incêndios.

O fogo já destruiu 15% da região, com 2,3 milhões de hectares no que é a maior área úmida do mundo. O fogo já destruiu um refúgio de araras azuis, animal em extinção, e chegou às áreas de proteção de onças pintadas.

Em entrevistas, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o próprio presidente Jair Bolsonaro atribuem o desastre na região a uma combinação de fatores que seriam quase um acaso: uma seca mais forte que anos anteriores e um acúmulo de vegetação seca, que pegaria fogo mais facilmente.

Em agosto, Salles concordou com agricultores, durante uma visita a Poconé, que a proibição de queimadas controladas, que limparia o pasto seco, poderia ser uma das razões para o descontrole registrado este ano.

A Polícia Federal, no entanto, investiga cinco fazendeiros da região por suspeita de terem iniciado propositalmente o fogo em zonas remotas, dentro de áreas de proteção ambiental, com objetivo de expandir as áreas de pastagem. Os cinco são donos de áreas onde os incêndios começaram.

O governo agora aposta nas chuvas para remediar a situação, ainda fora de controle. O período úmido, no entanto, começa mesmo a partir de novembro.

Em meio a queimadas e desmatamento, presidente Jair Bolsonaro diz que Brasil está de parabéns por preservação ambiental

Em meio a dados oficiais do governo que mostram expressiva alta nas queimadas na Amazônia e no Pantanal, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que o Brasil “está de parabéns” pela forma com que preserva o meio ambiente.

Em discurso durante inauguração de usina de energia solar na Paraíba, Bolsonaro afirmou que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e, ao mesmo tempo, sofre ataques internacionais na questão ambiental.

“O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. E é o país que mais sofre ataques vindos de fora no tocante ao seu meio ambiente. O Brasil está de parabéns da maneira como preserva esse seu meio ambiente”, discursou o presidente.

Dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao governo federal, mostram que, no Pantanal, neste ano foram registrados 15.756 focos de incêndio até quarta-feira, um crescimento de 208% em relação ao mesmo período do ano passado. Na Amazônia são 67.290 focos, 12% a mais que em 2019, que já foi o pior resultado desde 2010.

Além disso, também de acordo com dados de monitoramento do Inpe, o desmatamento da Amazônia brasileira saltou 34,5% nos 12 meses até julho, ano-calendário oficial que o Inpe usa para medir o desmatamento anual da floresta, segundo dados preliminares.

O governo Bolsonaro é criticado por ambientalistas que afirmam que a defesa do presidente da exploração econômica da região amazônica incentiva a ação ilegal de madeireiros, grileiros e garimpeiros. Apontam ainda que a atual gestão federal desmontou e enfraqueceu órgãos e mecanismos de fiscalização ambiental.

O presidente, por sua vez, critica organizações não-governamentais de defesa do meio ambiente e diz que a exploração econômica é necessária para tirar a região da pobreza.

O aumento das queimadas e o elevado índice de desmatamento tem levado investidores estrangeiros a pressionarem o governo brasileiro a tomar mais ações na defesa ambiental.

Nesta semana, oito governos europeus enviaram uma carta aberta ao vice-presidente Hamilton Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, cobrando que o país tome “ações reais” contra o desmatamento da Amazônia, apontada como crucial para conter as mudanças climáticas.

*Com informações de Eduardo Simões e Lisandra Paraguassu, da Agência Reuters.

The post Pantanal passa de 15 mil focos de incêndio, pior número registrado pelo Inpe; Ecocida Jair Bolsonaro diz que Brasil está de parabéns por preservação ambiental first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821122
Governo da Bahia investe mais de R$ 24 milhões em Complexos Poliesportivos em Alagoinhas, Itapetinga e Serrinha e nas novas escolas de Remanso e Aramari https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/governo-da-bahia-investe-mais-de-r-24-milhoes-em-complexos-poliesportivos-em-alagoinhas-itapetinga-e-serrinha-e-nas-novas-escolas-de-remanso-e-aramari/ Sat, 19 Sep 2020 12:35:10 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821556 ...

The post Governo da Bahia investe mais de R$ 24 milhões em Complexos Poliesportivos em Alagoinhas, Itapetinga e Serrinha e nas novas escolas de Remanso e Aramari first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (18/09/2020), no Diário Oficial (D.O), o resultado das licitações para a construção dos Complexos Poliesportivos e Educacionais nos municípios de Alagoinhas, Itapetinga e Serrinha, no valor total de R$ 9.814.685,17 milhões. No D.O também foi disponibilizado o resultado da licitação para as novas unidades escolares em Remanso (R$ 7.949.525,64) e Aramari (R$ 6.889.606,55). Com esta iniciativa, serão investidos na estrutura da rede estadual de ensino um total de R$ 24.653.816,36 milhões.

O secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de valorizar a infraestrutura das escolas e dos espaços educacionais. “Estes Complexos irão oportunizar a interação de práticas esportivas e culturais, envolvendo toda a comunidade. Isso fortalecerá nossas atividades voltadas às políticas para a juventude e à Educação Integral, além de reforçar a importância do regime de colaboração com os municípios. E as novas escolas também seguem esta visão de fortalecer a educação e aliá-la à prática pedagógica”, destacou.

Os Complexos são uma ação do Governo do Estado, realizada por meio da SEC, para requalificar a infraestrutura de educação, esporte, lazer e cultura, disponibilizando equipamentos com moderno padrão arquitetônico e fortalecendo a prática esportiva, artística e cultural no currículo escolar. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem com a comunidade local. Além disso, 60 novas escolas serão construídas na capital e no interior até 2022. Intervenções também continuarão sendo realizadas nas unidades escolares já existentes, através de manutenções e reformas.

The post Governo da Bahia investe mais de R$ 24 milhões em Complexos Poliesportivos em Alagoinhas, Itapetinga e Serrinha e nas novas escolas de Remanso e Aramari first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821556
Saques no comércio com Pix começam no 2º trimestre de 2021, diz BC https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/saques-no-comercio-com-pix-comecam-no-2o-trimestre-de-2021-diz-bc/ Sat, 19 Sep 2020 12:30:08 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820164 ...

The post Saques no comércio com Pix começam no 2º trimestre de 2021, diz BC first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A partir do segundo trimestre de 2021, será possível fazer saques em estabelecimentos comerciais, utilizando o Pix, sistema de pagamento instantâneo que será lançado em novembro deste ano.

“A possibilidade de sacar em estabelecimentos comerciais vai dar mais opções de saque para toda a população, independentemente da instituição na qual os cidadãos possuam conta, além de trazer mais conveniência e capilaridade ao serviço”, disse o Banco Central (BC) no Twitter.

O novo sistema de pagamentos instantâneos entrará em vigor em 16 de novembro. A ferramenta funcionará 24 horas por dia e os pagamentos serão processados em segundos. A ideia é substituir as transações com dinheiro em espécie ou por meio de transferências bancárias (TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.

O cadastro das Chaves Pix – combinação com telefone celular, CPF, CNPJ e e-mail necessária para operar a carteira digital – está previsto para começar no 5 de outubro. Mas alguns bancos e instituições de pagamentos se anteciparam e já estão fazendo o cadastro das chaves.

As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada. O consumidor não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

Segundo o BC, o Pix será gratuito para pessoas físicas. O custo de R$ 0,01 para cada dez transações será assumido pelas pessoas jurídicas que aderirem ao sistema.

*Com informações da Agência Brasil.

The post Saques no comércio com Pix começam no 2º trimestre de 2021, diz BC first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820164
Brasil acumula 4,4 milhões de casos e 135 mil mortes por Covid-19 https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/brasil-acumula-44-milhoes-de-casos-e-135-mil-mortes-por-covid-19/ Sat, 19 Sep 2020 12:19:45 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821578 ...

The post Brasil acumula 4,4 milhões de casos e 135 mil mortes por Covid-19 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O Brasil passou das 135 mil mortes por covid-19, nesta sexta-feira (18/09/2020). O número foi divulgado na atualização do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, foram registrados 858 óbitos pela covid-19, totalizando 135.793 mortes, desde o início da pandemia. Ainda há 2.352 óbitos em investigação pelas autoridades de saúde.

Ainda de acordo com os dados, o país se aproxima da marca de 4,5 milhões de casos acumulados. Entre ontem e hoje, somaram-se às estatísticas 39.797 pacientes diagnosticados com a covid-19, totalizando 4.495.183 casos acumulados.

Ontem, o Ministério da Saúde também divulgou o boletim epidemiológico semanal da covid-19. De acordo com os dados, o número de casos caiu 30% e o de mortes, 13%, na comparação com a semana epidemiológica anterior.

Ainda de acordo com a atualização, 570.251 pessoas estão em acompanhamento e outras 3.789.139 já se recuperaram.

A letalidade (número de óbitos pelo total de casos) ficou em 3%. A mortalidade (número de falecimentos por 100 mil habitantes) está em 64,6. Já a incidência (total de casos por 100 mil habitantes) subiu para 2139,1.

Estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (33.678), Rio de Janeiro (17.575), Ceará (8.790), Pernambuco (7.971) e Minas Gerais (6.574). As Unidades da Federação com menos vidas perdidas até o momento são Roraima (613), Acre (647), Amapá (690), Tocantins (850) e Mato Grosso do Sul (1.148).

*Com informações da Agência Brasil.

The post Brasil acumula 4,4 milhões de casos e 135 mil mortes por Covid-19 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821578
IEA vê recuperação da demanda por petróleo perder força no restante de 2020 https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/iea-ve-recuperacao-da-demanda-por-petroleo-perder-forca-no-restante-de-2020/ Sat, 19 Sep 2020 12:00:36 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820300 ...

The post IEA vê recuperação da demanda por petróleo perder força no restante de 2020 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A Agência Internacional de Energia (IEA) cortou sua projeção para a demanda por petróleo em 2020 nesta terça-feira (15/09/2020), citando cautela sobre o ritmo de recuperação da economia após a pandemia de coronavírus.

A agência, com sede em Paris, reduziu a previsão para 2020 em 200 mil barris por dia (bpd), para 91,7 milhões de bpd, na segunda revisão para baixos dos números em dois meses.

“Nós esperamos que a recuperação da demanda desacelere de forma marcante no segundo semestre de 2020, com a maior parte dos ganhos fáceis já tendo sido alcançada”, disse a IEA em relatório mensal.

“A desaceleração econômica levará meses para ser totalmente revertida… além disso, há o potencial de uma segunda onda do vírus (já visível na Europa) que pode reduzir a mobilidade novamente.”

*Com informações de Noah Browning, da Agência Reuters.

The post IEA vê recuperação da demanda por petróleo perder força no restante de 2020 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820300
Feira de Santana: Domingo Tem Teatro apresenta espetáculo ‘Minhoquinha Quer Casar’ https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/feira-de-santana-domingo-tem-teatro-apresenta-espetaculo-minhoquinha-quer-casar/ Sat, 19 Sep 2020 11:50:56 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820945 ...

The post Feira de Santana: Domingo Tem Teatro apresenta espetáculo ‘Minhoquinha Quer Casar’ first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
“Maria Minhoca”, o Clássico infantil da literatura teatral brasileira, encenado pela companhia feirense Cia. Cuca de Teatro foi inspiração para a concepção do espetáculo “Minhoquinha quer casar” que será apresentado no Domingo Tem Teatro Online, dia 20 de setembro de 2020, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Canal da Cia. Cuca de Teatro.  A atração convidada será o penúltimo espetáculo a se apresentar na programação do Domingo Tem Teatro Online nesta edição especial que vem reunindo os fãs do Projeto em Feira de Santana e alcançando novos públicos pela internet.

Em “Minhoquinha quer casar”, o casal de apaixonados Maria Minhoca e Chiquinho Colibri decidem contar a história do seu casamento começando pela serenata. Na história, o apaixonado Chiquinho Colibri, não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca, pois o seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, cai de admiração pelo forte e vaidoso Capitão Quartel.  Para revelar o caráter duvidoso do Capitão e provar a sua coragem varonil, Chiquinho Colibri conta com a ajuda do seu amigo Pedro Fonfon, o inventor de planos infalíveis que irão conquistar pai e filha ao mesmo tempo.  No elenco, os artistas da Cia. Cuca de Teatro, Elizete Destéffani-Motté, Jailton Nascimento e o músico Itamar Vieira prometem belíssimas surpresas envolvendo diversão, aventura e muito amor.  Você não pode ficar de fora dessa!

Ação solidária DTT

Participe e ajude, se puder. Para essa edição especial online do Domingo Tem Teatro, a programação é totalmente gratuita e a sua transmissão está sendo exibida pelas redes sociais da Cia. Cuca de Teatro. Como incentivo à solidariedade, o público é convidado a fazer parte da Ação Solidária do DTT que estará ajudando na aquisição de cestas básicas que serão doadas para os parceiros da classe cultural, que estão passando por dificuldades nessa pandemia. As doações são voluntárias e podem ser feitas através de depósito ou transferência bancária no Banco do Brasil, Agência: 0041-8 | Conta Poupança: 125886-9, Variação: 51. Contato para mais informações pelo número (75) 3491-8992 (fixo e whatsapp).

O Domingo Tem Teatro

Campanha de Popularização do Teatro para a Infância e Juventude de Feira de Santana, é um projeto idealizado e produzido pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté (1963-2019) e Elizete Destéffani-Motté que vem desde 2005 realizando uma programação regular, sempre aos domingos, no Teatro do CUCA. Com a pandemia iniciada nas vésperas da estreia do Projeto, em março de 2020, não foi possível realizar a programação agendada para a temporada do primeiro semestre. Foi pensando em seu público e na revitalização da produção cultural para os artistas e produtores da cultura que nos últimos meses a produção do Domingo Tem Teatro veio trabalhando no planejamento para a execução de apresentações do Domingo Tem Teatro na versão online, um formato para manter o projeto em atividade no momento em que não se tem ainda uma previsão segura de retorno das atividades presenciais nos teatros.

Fica aqui o convite para que todos possam continuar acompanhando a programação da edição especial do Domingo Tem Teatro Online que faz suas últimas apresentações nos dias 20 e 27/09 (aos domingos) às 10h30h, com transmissão gratuita pelas redes sociais (Facebook e Canal no YouTube da Cia. Cuca de Teatro).

The post Feira de Santana: Domingo Tem Teatro apresenta espetáculo ‘Minhoquinha Quer Casar’ first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820945
Empresa da Bahia comemora 60 anos diversificando negócios https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/empresa-da-bahia-comemora-60-anos-diversificando-negocios/ Sat, 19 Sep 2020 11:50:40 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820156 ...

The post Empresa da Bahia comemora 60 anos diversificando negócios first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A empresa da Bahia, Morais de Castro uma das principais distribuidoras de produtos químicos do país, comemora 60 anos de atividades reforçando sua estrutura de comercialização e logística e diversificando a área de negócios. O projeto de expansão e crescimento está inserido em um planejamento alinhado com a realidade de mercado. Para o diretor geral da organização, André Castro, a empresa aposta em sua solidez e capacidade de adequação para projetar um futuro positivo. “Chegamos aos 60 anos porque sempre tivemos a capacidade de nos adaptarmos ao mercado e às mudanças de cenário. Mantivemos os valores iniciais da empresa como ética, qualidade, foco em soluções para os clientes, resultados e geração de valor, agregando a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental ao negócio. Estes são nossos principais valores”, salienta André Castro

Para diversificar a área de negócios, uma das apostas é o segmento de alimentação. A empresa construiu dois novos laboratórios para a produção de protótipos, com desenvolvimento de aromas para salgados e doces. “Os aromas e condimentos são a alma do alimento. São aditivos sensoriais que dão sabor, mas também podem ser usados para tornar os alimentos mais saudáveis, pois podem auxiliar na substituição, redução ou eliminação de gorduras, sais, açúcares, dentre outros. Estamos trazendo as melhores soluções para os nossos clientes do segmento alimentício e trabalhamos na contratação e treinamento de especialistas para a elaboração destes protótipos”, afirma o diretor geral.

Com equilíbrio entre a tradição e a modernidade, André Castro representa a terceira geração da família e conta com auxílio de uma diretoria profissionaliza para pavimentar as próximas décadas de atuação. “Mesmo com esta retração da economia provocada pela pandemia, decidimos manter os investimentos planejados para este 2020”, diz ele. O principal deles são as obras para a duplicação da capacidade de armazenagem e melhoria da estrutura logística da unidade em Pernambuco, que vai permitir o aumento do portfólio de produtos comercializados nesta unidade e dará maior flexibilidade logística para atendimento aos clientes na Região Nordeste. A Msorais de Castro também trabalha na digitalização da gestão de estoques, aumento na capacidade de geração de energia solar, melhorias nas unidades de envase e no aumento da capacidade de armazenagem de líquidos, além de ferramentas de BI (Business Intelligence).

Otimista em relação aos próximos anos, André Castro acredita que o futuro está pavimentado. “Possuímos um bom portfólio de produtos, atendemos diversos segmentos industriais, temos excelentes parceiros comerciais e uma equipe preparada e engajada. Com os investimentos que temos feito nos últimos anos, creio que preparamos o caminho para um crescimento constante e sustentável”, pontua ele.

The post Empresa da Bahia comemora 60 anos diversificando negócios first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820156
Salvador: “Mundo Digital: Museus em Transformação” é o tema da 14ª Primavera dos Museus https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/salvador-mundo-digital-museus-em-transformacao-e-o-tema-da-14a-primavera-dos-museus/ Sat, 19 Sep 2020 11:50:19 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821402 ...

The post Salvador: “Mundo Digital: Museus em Transformação” é o tema da 14ª Primavera dos Museus first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
De 21 a 27 de setembro acontece em todo o Brasil a 14ª Primavera dos Museus, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que une instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos. O tema definido para a edição de 2020 é “Mundo Digital: Museus em Transformação” e, visto o momento de pandemia causada pelo Covid-19, os museus participarão com atividades em ambiente virtual.

Todos os anos, os equipamentos culturais vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) participam e, este ano, será excepcionalmente nas redes sociais do Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes, Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes.

“Acredito que o tema da Primavera dos Museus deste ano traduz bem o que estamos vivendo e a forma como nossos museus estão se modernizando com a nova realidade do mundo virtual. Nossas atividades passam constantemente por adaptações em relação ao conteúdo e a forma porque sempre estamos atentos aos movimentos da nossa atualidade, mas, com a pandemia, esta transformação está sendo acelerada. Assim, como já estamos trabalhando neste novo formato virtual, nossa participação na Primavera mantém a qualidade e a diversidade de atividades, temas e encontros”, disse o diretor geral do Ipac, João Carlos de Oliveira.

Os museus do IPAC estão, desde o início do isolamento social, desenvolvendo ações em suas redes sociais de forma a manter a divulgação de seus acervos, atividades e informações ligadas ao patrimônio artístico e cultural do Estado. “De forma remota, as equipes continuaram trabalhando na preservação dos acervos, revisão da documentação museológica, planejamento e execução de atividades em ambientes digitais, além da construção de um instrumento legal que norteará as ações dos museus daqui pra frente, como o plano museológico que inclui um projeto de acessibilidade”, completa João Carlos.

Atividades – Na programação da Primavera, os museus do Ipac trarão uma série de lives, oficinas, vídeos, contações de história e exposições virtuais nos seus canais, como site, Facebook e Instagram (veja programação completa abaixo).

No Museu de Arte da Bahia (MAB), o destaque fica por conta do projeto “Pelo Olhar de Fotógrafas Baianas” que leva ao Instagram do museu o trabalho de fotógrafas profissionais como Shirley Stolze, Isabel Gouvea, Margarida Neide e Katia Cerqueira.

O Palacete das Artes vai comemorar com música, palestras, yoga, vídeos, depoimentos e exposição virtual. No dia 22/09, às 16h, o historiador Rafael Dantas faz uma live contando a história do museu, na celebração de 13 anos de atividades. No dia 23, às 16h, o clarinetista Ivan Sacerdote apresenta o projeto “Música para Primavera”, nos jardins do museu, em live que será transmitida pelo Instagram @palacetedasartes. Na quinta (24), nas redes sociais Instagram e Facebook, os coordenadores da “Mostra de Orquídea e Bonsai”, João Frigo e Sergio Bittencourt, darão dicas de cultivo das plantas. A agenda encerra no domingo (27), quando o projeto “Amanhecer com Yoga no Palacete” completa sete anos, em live coordenada por Carla Dantas, no Instagram.

O Museus de Arte Moderna da Bahia (MAM) trará um tour virtual pelas suas áreas internas e externas, e detalhes das exposições “Salvador, do Povo, de Lina e de Todos os Santos” e “Cores, Amores, Recantos… Bahia”, que estavam em cartaz até fevereiro desse ano. O link é http://www.bahiaview360.com.br/mam/.

De forma coletiva, os espaços da Diretoria de Museus (Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, Parque Histórico Castro Alves e Museu do Recolhimento dos Humildes) lançam a exposição virtual “Um museu na minha casa”, resultado de um convite feito às pessoas para criarem em suas casas um museu com objetos que representassem sua identidade. No Instagram e Facebook @museusdabahia e blog dimusbahia.wordpress.com.

Outra exposição “Ibejis: o gêmeo na Coleção Claudio Masella” também estará acessível pelas redes sociais da Dimus depois da live de mesmo nome que acontece em 21/09, às 16h, com Antônio Luiz Figueiredo (turismólogo e estudioso dos assuntos ligados à cultura africana).

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica promove em 24/09, às 17h, a live “A documentação dos cadernos de encomenda do ceramista Udo Knoff: tecnologias digitais aplicadas à preservação de acervos”, com Eliana Ursine da Cunha Mello, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA. E, em 26/09, às 15h, a live “Acessibilidade: cultura e arte no meio virtual”, com Iracema Vilaronga e Juniro Almeida – integrantes da Acessu: Acessibilidade Universal.

O Museu Tempostal, em 27/09, às 10h, promove uma live especial onde Helena Nascimento (pedagoga especialista em estudos étnicos e raciais do projeto de contação de história “O que tem atrás da porta?”) vai contar a história do museu em versão lúdica.

Os museus no interior do estado seguem a mesma programação. O Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu/BA) disponibiliza nas redes sociais vídeos com contação de história, como “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen; teatro de fantoches “A turminha do IPAC em uma visita virtual ao Parque Histórico Castro Alves”; e oficina com materiais recicláveis através da contação da história “Tonho ô Elefante”, de Grumepa. O Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro/BA) promove em 22/09, às 16h, a live “Tradição e cultura de Santo Amaro – o samba nasceu aqui!”, com Maria Mutti (professora, bacharel em artes pela UFBA).

The post Salvador: “Mundo Digital: Museus em Transformação” é o tema da 14ª Primavera dos Museus first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821402
Ex-ministro Sergio Moro depõe em outubro de 2020 no inquérito dos atos antidemocráticos que tramita no STF https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/ex-ministro-sergio-moro-depoe-em-outubro-de-2020-no-inquerito-dos-atos-antidemocraticos-que-tramita-no-stf/ Sat, 19 Sep 2020 11:35:54 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821527 ...

The post Ex-ministro Sergio Moro depõe em outubro de 2020 no inquérito dos atos antidemocráticos que tramita no STF first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro vai depor, no dia 2 de outubro de 2020, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR) no inquérito que investiga a organização de atos antidemocráticos, informou a assessoria de imprensa de Rodrigo Sánchez Rios, advogado do ex-ministro em nota nesta sexta-feira.

“Nesta sexta-feira (18/09/2020), a defesa do ex-ministro Sergio Moro recebeu intimação para que ele preste depoimento, na condição de testemunha, no âmbito do inquérito 4828, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). A oitiva é motivada em razão de ele ter ocupado, à época dos fatos, a titularidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, informou.

O inquérito foi aberto em abril pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, após pedido apresentado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

A investigação teve como ponto de partida apurar protestos que pediam, entre outras pautas, o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Moro tem tido um embate com Bolsonaro em outro inquérito, o que apura se houve interferência do presidente na PF. Esse caso levou à saída do então ministro e ex-juiz do governo, também em abril.

*Com informações de Ricardo Brito, da Agência Reuters.

The post Ex-ministro Sergio Moro depõe em outubro de 2020 no inquérito dos atos antidemocráticos que tramita no STF first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821527
Petrobras tem voto contrário de relator em ação no STF contra venda de refinarias https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/petrobras-tem-voto-contrario-de-relator-em-acao-no-stf-contra-venda-de-refinarias/ Sat, 19 Sep 2020 11:35:09 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821509 ...

The post Petrobras tem voto contrário de relator em ação no STF contra venda de refinarias first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O julgamento pelo plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) de um pedido para impedir que a Petrobras possa vender de imediato suas refinarias começou com voto contrário à estatal pelo relator, ministro Edson Fachin.

A análise do pedido das Mesas da Câmara dos Deputados, do Senado e do Congresso ocorre com prazo até 25 de setembro para apresentação dos votos, e vem enquanto a Petrobras negocia a privatização de suas unidades de refino da Bahia (Rlam) e do Paraná (Repar), com planos de se desfazer ao todo de oito refinarias.

O movimento das mesas legislativas contra as operações tem como base acusação de que a empresa estaria fatiando seus ativos em subsidiárias, cuja desestatização não depende de aprovação parlamentar, para “contornar” uma decisão anterior do STF segundo a qual a venda de empresas-mãe precisaria de aval do Congresso.

Ao analisar o caso, Fachin opinou pela concessão de liminar contra a venda das refinarias, ao destacar que deveria ser suspensa a criação de subsidiárias pela Petrobras “com o simples intuito de alienação dos ativos”, segundo voto visto pela Reuters.

O ministro disse entender que a própria Petrobras teria admitido que a estratégia para a negociação das refinarias passa pela criação de quatro subsidiárias integrais para receber os ativos que seriam vendidos, sendo que essas empresas teriam 100% de suas ações alienadas.

“Não está se afirmando que essa venda não seja possível, necessária ou desejável dentro do programa de desinvestimentos da empresa, mas que essa ação depende do necessário crivo do Congresso Nacional e procedimento licitatório”, defendeu Fachin.

Caso a maioria dos ministros do STF concorde com o relator até o prazo final para os votos, 25 de setembro, a venda das refinarias da Petrobras poderá ser suspensa.

Após o movimento das mesas legislativas contra os planos da Petrobras, os ministérios de Minas e Energia e da Economia divulgaram nota em que afirmaram que a medida está alinhada à política energética nacional e não iria contra entendimento do STF.

No final de julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) já havia emitido parecer favorável à continuidade do processo de venda das refinarias.[nL2N2F036K]

A primeira refinaria da Petrobras ir a mercado, a Rlam, da Bahia, está em negociação exclusiva com o fundo Mubadala, de Abu Dhabi.

Além disso, a estatal segue em processo de negociação mais avançada da Repar, do Paraná, que atraiu a atenção de empresas como Raízen (joint venture entre a Shell com o conglomerado de energia e logística Cosan) e Ultrapar, dona da Rede Ipiranga.

*Com informações Luciano Costa e Roberto Samora, da Agência Reuters.

The post Petrobras tem voto contrário de relator em ação no STF contra venda de refinarias first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821509
Fintechs e empresas de criptomoedas dos EUA se beneficiarão de novo processo regulatório https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/fintechs-e-empresas-de-criptomoedas-dos-eua-se-beneficiarao-de-novo-processo-regulatorio/ Sat, 19 Sep 2020 11:30:38 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820298 ...

The post Fintechs e empresas de criptomoedas dos EUA se beneficiarão de novo processo regulatório first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Instituições de transferência de fundos como Western Union, PayPal e empresas de criptomoedas serão capazes de se expandir mais facilmente nos Estados Unidos, depois que 48 reguladores estaduais concordaram com um único conjunto de regras de supervisão que deve reduzir seus custos de compliance.

A Conferência de Supervisores de Bancos Estaduais (CSBS) vai apresentar nesta terça-feira o novo regime regulatório para empresas de serviços financeiros, que será submetido à uma única análise por um grupo de reguladores estaduais que supervisionam o licenciamento, em vez de dezenas de exames estaduais individuais.

As novas regras se aplicam a 78 grandes empresas de pagamento e criptomoedas, que juntas movimentam mais de 1 trilhão de dólares anualmente. O objetivo é tornar mais fácil para as empresas operarem em vários estados, disse o CSBS à Reuters.

Sob o novo acordo, um grupo de diversos Estados supervisionará conjuntamente determinada empresa, em vez de cada estado individualmente.

John Ryan, presidente-executivo da CSBS, disse que a nova abordagem será igualmente robusta, mas mais eficiente. Os estados poderão compartilhar as informações das análises e cada um se reserva o direito de iniciar exames independentes, se quiserem.

“Os Estados não estão abrindo mão da autoridade. Eles estão obtendo eficiência ao compartilhar informações”, disse ele em entrevista.

*Com informações de Pete Schroeder, da Agência Reuters.

The post Fintechs e empresas de criptomoedas dos EUA se beneficiarão de novo processo regulatório first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820298
Academia é interditada pelo CREF13 em Serrinha https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/academia-e-interditada-pelo-cref13-ba-em-serrinha/ Sat, 19 Sep 2020 11:20:06 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821399 ...

The post Academia é interditada pelo CREF13 em Serrinha first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Em Serrinha uma academia foi fechada pelo Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA), no município de Serrinha-Ba, nesta quinta-feira (17/09/2020). A academia interditada foi a I.R Max Fitness, que já havia sido visitada pelo CREF13/BA em agosto e tinha sido advertida por não está regular junto ao órgão, porém nenhuma providência foi tomada para regularizar a situação e denúncias continuaram chegando sobre as recorrentes irregularidades.

O CREF13/BA apurou essas denúncias e foi constatado que além de não ter registro no Conselho, a academia também não possuía um Profissional de Educação Física habilitado orientando e prescrevendo as atividades físicas.

“Diante da situação encontrada interditamos a academia e colocamos um lacre na porta, pois não pode ser reaberta até ocorrer a regularização. Qualquer estabelecimento destinado à prática de atividades físicas tem que ser registrado junto ao Conselho e ter um Profissional de Educação Física presente para prescrever e supervisionar os exercícios, pois sem cumprir esses requisitos a sociedade fica exposta aos malefícios causados pelo exercício físico sem orientação” afirmou o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura.

The post Academia é interditada pelo CREF13 em Serrinha first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821399
Correios lança selo em homenagem aos 250 anos de Beethoven https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/correios-lanca-selo-em-homenagem-aos-250-anos-de-beethoven/ Sat, 19 Sep 2020 11:00:52 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821379 ...

The post Correios lança selo em homenagem aos 250 anos de Beethoven first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Na quinta-feira (17/09/2020), os Correios colocam em circulação a Emissão Comemorativa alusiva aos 250 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven. Para marcar o lançamento do selo, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) promove, na próxima terça-feira (22), uma apresentação virtual em seu canal oficial no YouTube.

A ação está sendo realizada em parceria com Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Um dos mais famosos concertos do músico alemão, a “Sinfonia nº 7 em Lá Maior Op. 92” (1812), executado pela OSTNCS, estará disponível na internet.

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) é o compositor clássico mais tocado no mundo e um dos mais importantes embaixadores da cultura europeia. Seu trabalho pertence à herança cultural de toda a humanidade. O interesse pela sua música permaneceu inabalável por séculos e se tornou um fenômeno global. Beethoven é onipresente e eternamente moderno. Seu nome é conhecido muito além do mundo da música: ele fascina até mesmo movimentos e une pessoas nos mundos da publicidade, do cinema, dos esportes e da política.

“É com imensa alegria que os Correios participam, a convite do Deutsche Post e da Beethoven-Haus, das comemorações alusivas ao 250º aniversário de Ludwing van Beethoven, por meio da emissão do selo postal. Assim como os selos emitidos por outras administrações postais, o nosso possui o logotipo oficial das celebrações internacionais BTHVN 2020”, destacou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto Vieira Neto.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, afirma que fazer essa homenagem conjunta com os Correios é uma honra. “Beethoven é um nome fundante da música mundial e nossa Orquestra desenvolve uma série de concertos sobre sua obra”, ressaltou.

Para o maestro Claudio Cohen, a iniciativa dos Correios é da máxima relevância para a divulgação da música erudita no Brasil. “A OSTNCS se conecta diretamente a esse tema, pois Beethoven é um compositor recorrente nas nossas temporadas. Essa associação e escolha são naturais, revelando a importância do nosso trabalho ao longo dos últimos anos”, explica.

Arte do Selo – A estampa apresenta Beethoven em uma de suas representações mais emblemáticas e famosas: a pintura-retrato Beethovens mit der Partitur zur Missa Solemnis (Beethoven com a partitura de Missa Solemnis), do alemão Joseph Karl Stieler.

Ao fundo foi inserido um trecho da partitura de “Missa Solemnis”, que está retratada na pintura. Na parte inferior direita, o logotipo oficial do projeto BTHVN 2020, que, embora possua um aspecto contemporâneo pela exclusão das vogais de seu nome, era a maneira como o próprio compositor assinava várias de suas obras. Foi utilizada técnica de computação gráfica. A pintura é de Josef Karl Stieler e a arte final de Daniel Effi.

A emissão será composta por uma folha com 24 selos. A tiragem é de 720 mil selos, com valor facial de R$ 2,05, destinados tanto ao colecionismo como ao porteamento das correspondências. A dimensão é de 38 x 38 milímetros, com impressão pela Casa da Moeda do Brasil. As peças estarão disponíveis nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

The post Correios lança selo em homenagem aos 250 anos de Beethoven first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821379
Sueca Intrum amplia aposta em recuperação de crédito no Brasil e prevê ser top 3 https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/sueca-intrum-amplia-aposta-em-recuperacao-de-credito-no-brasil-e-preve-ser-top-3/ Sat, 19 Sep 2020 11:00:24 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=820071 ...

The post Sueca Intrum amplia aposta em recuperação de crédito no Brasil e prevê ser top 3 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
A empresa sueca de recuperação de crédito Intrum elegeu o Brasil como um dos seus motores globais de expansão, prevendo um boom no setor a partir de 2021, uma vez que instituições financeiras comecem a limpar suas carteiras afetadas pelos efeitos da pandemia da Covid-19.

Para o presidente da companhia no Brasil, Ulisses Rodrigues, quando terminarem os programas emergenciais do governo e os períodos de carência oferecidos pelos bancos no pagamento de prestações de financiamentos, a deterioração dos empréstimos ficará mais visível, o que deve levar naturalmente a um esforço para redução dos chamados créditos podres.

“Em muitos casos, a preferência dos credores já em 2021 vai ser vender algumas carteiras do que tentar recuperá-las”, disse ele à Reuters.

Os comentários mostram como o mercado de ativos estressados pode ganhar tração no país em pouco tempo após os cinco maiores bancos no Brasil terem elevado as provisões para perdas esperadas com calotes em mais de 30 bilhões de reais apenas no segundo trimestre para fazer frente a uma aguda piora nos índices de inadimplência.

Analistas do setor financeiro avaliam que esse montante pode superar 100 bilhões de reais, considerando o ciclo todo de piora na capacidade de pagamento dos devedores devido à pandemia.

“E assim como em outros países, a pressão sobre os bancos para venderem carteiras aumentará aqui com o juro mais baixo”, disse Rodrigues, ex-executivo do Goldman Sachs e veterano da indústria de recuperação de crédito nos Estados Unidos.

É com base nesse cenário que a Intrum, com sede em Estocolmo, prevê fazer do Brasil, aonde chegou há pouco mais de um ano, um de seus cinco principais mercados, mesmo já tendo presença em 25 países na Europa.

Embora não cite metas específicas de montante, o plano de ser uma das 3 maiores do país até 2024 dá uma ideia da velocidade com a qual a Intrum, hoje com uma carteira de cerca de 2 bilhões de reais em valor de face, pretende se expandir.

“Precisa crescer 10 vezes para nos tornarmos relevantes”, disse Rodrigues, que hoje lidera uma equipe de 34 pessoas e que deve dobrar até o fim de 2020.

De acordo com o executivo, a expansão do mercado doméstico de capitais tende a contribuir para a formação de um mercado secundário de ativos estressados, à medida que um leque maior de classes de investidores, incluindo family offices e gestoras de recursos, procuram papéis que ofereçam rentabilidades superiores à da taxa básica, hoje no piso histórico de 2% ao ano.

Segundo Rodrigues, o mercado de recuperação de operações de empréstimos sem garantia, como de cartão de crédito, no qual a Intrum é especializada, tem expectativa de retorno da ordem de 15% a 18% ao ano.

*Com informações de Aluisio Alves, da Agência Reuters.

The post Sueca Intrum amplia aposta em recuperação de crédito no Brasil e prevê ser top 3 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
820071
Vereador Carlos Bolsonaro diz à PF não ser ‘covarde’ em usar robôs e admite uso de rede social do presidente da República https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/vereador-carlos-bolsonaro-diz-a-pf-nao-ser-covarde-em-usar-robos-e-admite-uso-de-rede-social-do-presidente-da-republica/ Sat, 19 Sep 2020 10:25:59 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821265 ...

The post Vereador Carlos Bolsonaro diz à PF não ser 'covarde' em usar robôs e admite uso de rede social do presidente da República first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Reportagem de Marcelo Rocha da FolhaPress revela que, em depoimento à Polícia Federal (PF), no inquérito que investiga atos antidemocráticos, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) disse que não é covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação”.

A reportagem teve acesso ao depoimento, prestado no dia 10.

Conhecido como filho 02, o vereador admitiu ainda relação com contas pessoais do pai, o presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais.

Questionado pela PF, ele disse que não participa da política de comunicação do governo federal e que “tem relação apenas com divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelo governo federal nas contas pessoais do declarante e do seu pai”.

O vereador admitiu ainda relações com um dos integrantes do ‘gabinete do ódio’, mas apenas para pedir informações.

Carlos prestou depoimento na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o filho 03, também será ouvido pelos investigadores. A oitiva está prevista para a terça-feira (22).

O interrogatório foi realizado pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, encarregada de conduzir as investigações do inquérito que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal), a pedido da PGR (Procuradoria Geral da República).

No início da oitiva, Carlos foi informado do seu direito de permanecer calado e de não responder a perguntas ou de responder a algumas e se calar em outras. O vereador não se furtou a responder aos questionamentos.

O vereador foi perguntado sobre a utilização de robôs para impulsionamento de informações em redes sociais envolvendo memes ou trabalhos desenvolvidos pelo governo federal.

Ele então respondeu “jamais fui covarde ou canalha a ponto de utilizar robôs e omitir essa informação”.

O inquérito em questão foi aberto em 21 de abril pelo ministro Alexandre de Moraes e mira integrantes da militância bolsonarista que participaram de manifestações com pautas favoráveis ao AI-5 e ao fechamento do Congresso e do STF.

Moraes já determinou mandados de busca e apreensão, quebra do sigilo bancário e outras diligências contra dez deputados federais, um senador e diversos outros apoiadores do chefe do Executivo.

A PF perguntou sobre a relação de Carlos com Fábio Wajngarten, secretário-executivo do Ministério das Comunicações. O vereador disse que o conhece, mas não tem relação profissional ou pessoal com ele.

Afirmou que Wajngarten encaminha de forma habitual prévias de possíveis manchetes do dia seguinte nos meios de comunicação.

O filho 02 foi questionado sobre sua eventual ligação com assessores da Presidência da República apontados como integrantes do chamado “gabinete do ódio”.

O grupo, tutelado por Carlos, é responsável por parte da estratégia digital bolsonarista. A existência do gabinete foi revelada pelo jornal Folha de S.Paulo no dia 19 de setembro do ano passado.

O jornal mostrou que o bunker ideológico está instalado numa sala no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos passos do gabinete presidencial.

Ele disse que mantém contato com José Matheus Salles Gomes , um desses assessores, em razão de solicitações realizadas pelo declarante [Carlos] no tocante a fornecimento de informações relacionadas aos trabalhos desenvolvidos pelo governo federal.

E que usa as informações para divulgação nas suas redes sociais, uma vez que as redes sociais do declarante tem alcance maior do que de muitos órgãos do governo federal.

Explicou que conheceu José Matheus por volta de 2010 ao saber de uma página mantida por ele no Facebook denominada ‘Bolsonaro Zueiro’, na qual eram divulgados memes relacionados ao seu pai, que despertavam interesse dos usuários.

Além de José Matheus, a polícia quis saber sobre a relação do vereador com Tércio Tomaz Arnaud, outro assessor da Presidência suspeito de participar do chamado ‘gabinete do ódio’.

Ele respondeu que foi apresentado a Tércio Arnaud pelo próprio pai em 2017, em razão do conhecimento do assessor da Presidência em redes sociais e que, posteriormente, ele foi lotado em seu gabinete na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

A delegada Denisse Ribeiro perguntou ao vereador sobre seu conhecimento em relação às informações constantes de recente relatório divulgado pelo Facebook, elaborado pela organização Atlantic Council.

A empresa afirmou que removeu uma rede com 73 contas ligadas a integrantes do gabinete do presidente Jair Bolsonaro, seus filhos e aliados. Parte delas promovia propagação de ódio e ataques políticos.

O Facebook e o Instagram identificaram páginas e contas com conteúdo de ataques a adversários políticos feitos por Tércio.

Carlos disse que desconhece tal relatório, porém tem ideia do assunto por meio da mídia e redes sociais.

A respeito de perfis falsos para a divulgação de determinados conteúdos, ele respondeu que tem conhecimento a respeito do tema em razão de divulgações realizadas pela deputada federal Joice Hasselmann com a utilização de assessores para atacar adversários políticos tais com a [deputada federal] Bia Kicis e o declarante [Carlos].

Em abril, a Folha de S.Paulo revelou que a PF investigava a atuação de Carlos no esquema das fakenews, em inquérito sobre notícias falsas que tramita no STF e que também é relatado por Moraes.

Sobre um terceiro assessor da Presidência apontado como integrante do ‘gabinete do ódio’, Carlos disse que tem ciência de Mateus Matos Diniz em relação com a assessoria da Presidência e que o conheceu por intermédio de José Matheus durante uma viagem pessoal.

Carlos negou qualquer relação com a criação ou divulgação de conteúdo caráter antidemocrático.

Disse que não conhece Sara Giromini, conhecida como Sara Winter e apontada como líder do grupo de extrema-direita 300 do Brasil, e o jornalista Oswaldo Eustáquio, apoiador do presidente Bolsonaro.

Entre outras pessoas, Sara e Oswaldo foram presos por ordem do ministro Alexandre de Moraes no inquérito dos atos democráticos após uma série de manifestações na Esplanada dos Ministérios, com ataques verbais a integrantes do STF e do Congresso Nacional.

*Com informações do Yahoo Notícias.

The post Vereador Carlos Bolsonaro diz à PF não ser 'covarde' em usar robôs e admite uso de rede social do presidente da República first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821265
Para deputado Rodrigo Maia, visita do secretário de Estado dos EUA próximo à fronteira com Venezuela não condiz com boa prática diplomática https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/para-deputado-rodrigo-maia-visita-do-secretario-de-estado-dos-eua-proximo-a-fronteira-com-venezuela-nao-condiz-com-boa-pratica-diplomatica/ Sat, 19 Sep 2020 09:35:48 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821502 ...

The post Para deputado Rodrigo Maia, visita do secretário de Estado dos EUA próximo à fronteira com Venezuela não condiz com boa prática diplomática first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira que a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, a local próximo da fronteira com a Venezuela não condiz com a “boa prática diplomática” e afronta a herança de autonomia da política externa e de defesa do Brasil.

Para o presidente da Câmara, a presença de Pompeo em instalações de operação de acolhimento a migrantes venezuelanos em Roraima afronta a herança da diplomacia brasileira de “altivez” e convívio pacífico com os países vizinhos.

“A visita do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta sexta-feira, às instalações da Operação Acolhida, em Roraima, junto à fronteira com a Venezuela, no momento em que faltam apenas 46 dias para a eleição presidencial norte-americana, não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”, disse Maia em nota.

O deputado afirmou ter a obrigação, como presidente da Câmara, de reiterar os princípios listados pela Constituição que orientam as relações internacionais do país, como a independência nacional, a autodeterminação dos povos, a não-intervenção e a defesa da paz.

“Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco deixou-nos um legado de estabilidade em nossas fronteiras e de convívio pacífico e respeitoso com nossos vizinhos na América do Sul. Semelhante herança deve ser preservada com zelo e atenção, uma vez que constitui um dos pilares da soberania nacional e verdadeiro esteio de nossa política de defesa”, defendeu Maia, na nota.

Brasil e Estados Unidos estão entre os países que reconhecem líder de oposição Juan Guaidó como presidente legítimo da Venezuela e não o presidente Nicolás Maduro.

Dezenas de milhares de venezuelanos cruzaram a fronteira do Estado brasileiro de Roraima nos últimos anos, fugindo da turbulência econômica e política em seu país.

A economia da Venezuela tem estado em declínio e há ondas periódicas de protestos contra o governo Maduro, de esquerda.

O governo de Roraima declarou o fluxo de imigração como uma crise social e pediu ao governo federal do Brasil para fechar a fronteira, o que não ocorreu por razões humanitárias.

*Com informações de Maria Carolina Marcello, da Agência Reuters.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

The post Para deputado Rodrigo Maia, visita do secretário de Estado dos EUA próximo à fronteira com Venezuela não condiz com boa prática diplomática first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821502
Desemprego salta 40% de maio a agosto de 2020 com pandemia e chega a 13,7 milhões de pessoas, diz IBGE https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/desemprego-salta-40-de-maio-a-agosto-de-2020-com-pandemia-e-chega-a-137-milhoes-de-pessoas-diz-ibge/ Sat, 19 Sep 2020 08:35:08 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821497 ...

The post Desemprego salta 40% de maio a agosto de 2020 com pandemia e chega a 13,7 milhões de pessoas, diz IBGE first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O número de desempregados no país cresceu 39,7%entre o começo de maio e o fim de agosto de 2020, elevando o contingente de desempregados no Brasil para o patamar recorde durante a pandemia de 13,7 milhões de brasileiros, mostrou nesta sexta-feira a Pnad Covid do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No início de maio, a pesquisa registrou 9,8 milhões de pessoas desocupadas no país, e na quarta semana de agosto esse contingente saltou para 13,7 milhões de desempregados. Entre a terceira e a quarta semanas do mês passado, houve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas sem emprego e à procura de uma oportunidade de trabalho.

A taxa de desemprego atingiu o nível recorde de 14,3% na quarta semana de agosto, ante 13,2% na semana anterior. No começo de maio, quando o IBGE iniciou a Pnad Covid, a taxa de desemprego estava em 10,5%.

Segundo o IBGE, com a flexibilização das medidas de isolamento social, muitas pessoas estão se encorajando a voltar a buscar uma vaga no mercado de trabalho. No auge da pandemia, houve um forte movimento de pessoas que estavam desempregadas ou perderam trabalho em direção à população fora da força, ou seja, aquele grupo que estava sem trabalho e não buscava uma vaga.

“No início de maio, todo mundo estava afastado, em distanciamento social, e não tinha uma forte procura (por emprego). O mercado de trabalho estava em ritmo de espera para ver como as coisas iriam se desenrolar. As empresas estavam fechadas e não tinha local onde essas pessoas pudessem trabalhar. Então, à medida que o distanciamento social vai sendo afrouxado, elas vão retornando ao mercado de trabalho em busca de atividades”, disse a gerente do IBGE Maria Lucia Vieira.

A perspectiva é que se não houver uma reação mais forte da economia, a taxa de desemprego deve continuar subindo, uma vez que a procura tende a aumentar, mas não haverá vagas suficientes para incorporar os desocupados no mercado de trabalho.

“A gente está vendo uma maior flexibilidade das pessoas, uma maior locomoção em relação ao mercado de trabalho, pressionando o mercado de trabalho, buscando emprego. E esses indicadores ficam refletidos no modo como eles estão se comportando em relação ao distanciamento social”, disse Vieira.

A pesquisa apontou ainda que 8,3 milhões de pessoas estavam trabalhando remotamente no fim de agosto. Já o percentual de pessoas afastadas do trabalho por conta do distanciamento social atingiu o nível mais baixo da pandemia e ficou em 4,4% da população ocupada. No começo de maio, esse número chegou a ser de 19,8%, segundo o IBGE.

*Com informações de Rodrigo Viga Gaier, da Agência Reuters.

The post Desemprego salta 40% de maio a agosto de 2020 com pandemia e chega a 13,7 milhões de pessoas, diz IBGE first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821497
Ministro do STF Edson Fachin ordena retirada da Força Nacional de dois municípios da Bahia https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/ministro-do-stf-edson-fachin-ordena-retirada-da-forca-nacional-de-dois-municipios-da-bahia/ Sat, 19 Sep 2020 08:25:43 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821256 ...

The post Ministro do STF Edson Fachin ordena retirada da Força Nacional de dois municípios da Bahia first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na noite desta quinta-feira (17/09/2020) que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) retire em 48 horas o efetivo da Força Nacional enviado a dois municípios da Bahia.

Fachin atendeu a um pedido de liminar (decisão provisória) feito pelo governador do estado, Rui Costa, que alegou violação ao princípio federativo por não ter sido consultado antes do envio das tropas a dois assentamentos rurais nos municípios de Prado e Mucuri, no litoral sul da Bahia.

O emprego da Força Nacional fora autorizado em portaria publicada em 1º de setembro pelo MJSP. A medida estava prevista para durar até 2 de outubro, com possível prorrogação.

O objetivo alegado foi o de auxiliar o Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na garantia da segurança em assentamentos. O Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está presente na região.

Em sua decisão, Fachin concordou que o emprego da Força Nacional deveria ter sido realizado em articulação com o governo estadual. O ministro determinou a citação da Advocacia-Geral da União (AGU) para que se manifeste sobre a possível realização de uma audiência de conciliação sobre o assunto.

The post Ministro do STF Edson Fachin ordena retirada da Força Nacional de dois municípios da Bahia first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821256
Coluna de Antônio José Larangeira de 19 de setembro de 2020 https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/coluna-de-antonio-jose-larangeira-de-19-de-setembro-de-2020/ Sat, 19 Sep 2020 08:00:44 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821423 ...

The post Coluna de Antônio José Larangeira de 19 de setembro de 2020 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Farpas

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou nas redes sociais uma pesquisa sobre o cenário eleitoral para a prefeitura de Feira de Santana, em que a deputada federal Dayane Pimentel (PSL-BA) aparece em penúltimo lugar com apenas 2% das intenções de votos, como candidata à prefeitura do município. “Deputada Federal Dayane Pimentel (PSL-BA) em penúltimo lugar para prefeita de Feira de Santana. Seria ela a Joice de Feira de Santana? E seu marido, Alberto, é candidato a vereador em Salvador”, publicou Eduardo Bolsonaro.  Em poucos minutos, Dayane respondeu a publicação do ex-aliado e o chamou de “funcionário fantasma”

Dia da cidade

Tendo uma programação que consta de missa, sessão na Câmara Municipal e entrega de comendas, aconteceram na sexta feira, a comemoração dos 184 anos de emancipação política de Feira de Santana. Por conta disso o prefeito Colbert Martins Filho, decretou ponto facultativo com as repartições públicas municipais não sujeitas a regime de plantão não funcionando hoje.

Gastronomia

Atravessando o mundo com sua verve gastronômica, a chef Tereza Paim, nascida na Região Metropolitana de Feira de Santana, proprietária dos restaurantes Casa de Tereza, no Rio Vermelho, e Mesa de Tereza, no Aeroporto de Salvador, estreia na rádio GFM (90,1), apresentando o podcast batizado de “Na Cozinha com Tereza”. O podcast será transmitido sempre às terças, quartas e sextas-feiras. A partir do dia 21 de setembro, Tereza terá mais um encontro com o universo da gastronomia, levando para os ouvintes histórias, dicas e curiosidades da comida baiana e regional, sempre com diferentes temas e assuntos.

Cirurgia

O Hospital Estadual da Criança (HEC) realizou a primeira cirurgia pediátrica de correção de escoliose idiopática do interior do estado pelo SUS. Atualmente, a cirurgia só era feita na capital. A primeira paciente, uma adolescente de 13 anos, foi operada na sexta-feira, 18. De alta complexidade, o procedimento durou cerca de oito horas, com utilização de neuromonitorização intraoperatória, técnica que permite uma navegação cirúrgica de última geração. Unidade do Governo do Estado, o HEC é gerido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). De acordo com a diretora operacional.

Graça Pimenta candidata a vereadora no próximo pleito eleitoral.

Graça Pimenta candidata a vereadora no próximo pleito eleitoral.

The post Coluna de Antônio José Larangeira de 19 de setembro de 2020 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821423
Em Itaguaçu da Bahia, governador Rui Costa inaugura recuperação da BA-438 https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/em-itaguacu-da-bahia-governador-rui-costa-inaugura-recuperacao-da-ba-438/ Fri, 18 Sep 2020 21:03:52 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821424 ...

The post Em Itaguaçu da Bahia, governador Rui Costa inaugura recuperação da BA-438 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Depois de visitar as cidades de Barra e Ibititá, o governador Rui Costa desembarcou em Itaguaçu da Bahia, no início da tarde desta sexta-feira (18/09/2020), para a entrega das obras de pavimentação da rodovia BA-438, no trecho de 5,8 quilômetros entre a sede da cidade e o entroncamento com a BA-052. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões.

“Dá para ver pela alegria das pessoas que essa estrada era muito esperada. Aqui estamos encerrando um longo dia, completando 600 viagens ao interior da Bahia, iniciando em Ibititá, fomos a Barra e agora aqui em Itaguaçu da Bahia. Seguiremos nossa caminhada rumo a 1 mil viagens ao interior”, afirmou Rui.

Em Itaguaçu da Bahia, também foram celebrados dois convênios do Projeto Bahia Produtiva, no edital para qualificação de agroindústrias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com a ida aos três municípios desta sexta (18), Rui atingiu a marca de 602 viagens ao interior do estado à frente do Poder Executivo.

“Desde que assumi o governo, em janeiro 2015, o estilo da nossa gestão é este: governar com presença física em todos os cantos da Bahia”, disse o governador ao desembarcar em Ibititá, sua viagem de número 600, primeiro destino desta sexta (18). Na cidade, ele inaugurou a recuperação de 58 quilômetros da BA-148, no trecho de Irecê a Barra do Mendes, executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra). A obra beneficia cerca de 250 mil habitantes e fortalece o agronegócio, principal atividade econômica da região.

Após a passagem por Ibititá, Rui seguiu para Barra, onde vistoriou as obras da ponte que faz a ligação do município do oeste baiano com a cidade de Xique-Xique, na região de Irecê. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052. O investimento é de R$ 133 milhões.

Trecho da Rodovia BA-438, no município de Itaguaçu da Bahia.

Trecho da Rodovia BA-438, no município de Itaguaçu da Bahia.

Trecho da Rodovia BA-438, no município de Itaguaçu da Bahia.

Trecho da Rodovia BA-438, no município de Itaguaçu da Bahia.

The post Em Itaguaçu da Bahia, governador Rui Costa inaugura recuperação da BA-438 first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821424
Obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco são vistoriadas pelo governador Rui Costa https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/obras-da-nova-ponte-sobre-o-rio-sao-francisco-sao-vistoriadas-pelo-governador-rui-costa/ Fri, 18 Sep 2020 20:48:23 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821407 ...

The post Obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco são vistoriadas pelo governador Rui Costa first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Em seu segundo compromisso nesta sexta-feira (18/09/2020), dia em que alcançou a marca de 600 viagens ao interior, o governador Rui Costa vistoriou as obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco, na cidade de Barra. Batizado de Ponte do Feijão, o novo equipamento fará a ligação com a cidade de Xique-Xique e tem um investimento de R$ 133 milhões do Governo do Estado.

Rui comentou a importância da instalação da ponte, que irá reduzir o tempo de percurso, feito em automóveis, entre as duas cidades, de 20 para menos de dois minutos. “Aqui temos uma obra, com recurso 100% do Estado, muito simbólica, já que se trata de uma ponte sobre o rio São Francisco, o nosso velho chico. Além de integrar as cidades, este equipamento permite a ligação entre a região de Irecê com o oeste da Bahia”, explicou.

A ponte vai oferecer mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes. Além disso, vai contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica na região. Os serviços no equipamento estão gerando 220 empregos diretos e 45 indiretos.

Com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2021, a ponte será uma importante ligação da região oeste baiana com o restante do estado. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052.

Viagem 600

Antes de Barra, o governador esteve no município de Ibititá, onde alcançou a marca de 600 viagens e entregou a recuperação de 58 quilômetros da BA-148, no trecho entre Irecê e Barra do Mendes, passando pelas cidades de Ibipeba e Ibititá. A obra beneficia cerca de 250 mil habitantes e fortalece o agronegócio, principal atividade econômica da região.

A agenda desta sexta-feira ainda contempla outra entrega no interior, em Itaguaçu, onde Rui Costa vai entregar as obras de pavimentação na Rodovia BA-438, no trecho de 5,8 quilômetros entre a sede da cidade e o entroncamento com a BA-052. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões.

Construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de Barra.

Construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de Barra.

Construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de Barra.

Construção da ponte sobre o Rio São Francisco, no município de Barra.

The post Obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco são vistoriadas pelo governador Rui Costa first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821407
Em Ibititá, governador Rui Costa dá início à maratona da viagem 600 e entrega 58 quilômetros da nova BA-148  https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/em-ibitita-governador-rui-costa-da-inicio-a-maratona-da-viagem-600-e-entrega-58-quilometros-da-nova-ba-148/ Fri, 18 Sep 2020 20:12:31 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821385 ...

The post Em Ibititá, governador Rui Costa dá início à maratona da viagem 600 e entrega 58 quilômetros da nova BA-148  first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
O governador Rui Costa deu início, por volta das 11h desta sexta-feira (18), a uma sequência de três viagens ao interior da Bahia para entregas e vistorias de obras do Governo do Estado. Em Ibititá, primeiro destino do dia, ele alcançou a marca de 600 viagens a trabalho à frente do Executivo baiano.

Ao pousar, o governador falou da alegria de completar 600 viagens ao interior baiano, cumprindo agenda em Ibititá e realizando a inspeção das obras da estrada e de outras intervenções feitas em parceria com o município. “Estar aqui hoje é motivo de muita emoção e orgulho, já que Ibititá é uma cidade em que sempre sou recebido com muito carinho. Desde que assumi o governo, em janeiro 2015, o estilo da nossa gestão é esse: governar com presença física em todos os cantos da Bahia”, assegurou.

Rui chegará ao final do dia com 602 viagens, depois de passar também pelas cidades de Itaguaçu da Bahia e Barra. Em Ibititá, o governador entregou a recuperação de 58 quilômetros da BA-148, no trecho entre Irecê, na altura da rotatória da BA- 432, até Barra do Mendes, passando pelas cidades de Ibipeba e Ibititá. A obra beneficia cerca de 250 mil habitantes e fortalece o agronegócio, principal atividade econômica da região.

No município, também foram entregues obras de pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial no povoado de Lagoa da Pedra. Somadas, as obras contabilizam um investimento de mais de R$ 15,2 milhões. O governador também participou da inauguração do Novo Hospital Municipal de Ibititá durante visita à cidade.

Ponte sobre o Rio São Francisco 

Em Barra, no oeste baiano, o governador vistoria as obras da ponte sobre o Rio São Francisco, que fará a ligação entre o município e Xique-Xique. Com previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2021, a ponte vai ser uma importante ligação da região oeste baiana com o restante do estado. O equipamento, com um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, faz parte do projeto de recuperação do Sistema Viário da BA-052. O investimento é de R$ 133 milhões.

Em Itaguaçu da Bahia, o Governo do Estado vai entregar, ainda nesta sexta, obras de pavimentação da Rodovia BA-438, no trecho de 5,8 quilômetros entre a sede da cidade e o entroncamento com a BA-052. O investimento é de mais de R$ 2,2 milhões. Durante a visita, também serão celebrados dois convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, no edital para qualificação de agroindústrias, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Trecho da rodovia BA-148 no município de Ibititá.

Trecho da rodovia BA-148 no município de Ibititá.

Interior do Palácio Arquiepiscopal de Salvador (Palácio da Sé).

Trecho da rodovia BA-148 no município de Ibititá.

Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Ibitiá.

Igreja Matriz do Senhor do Bonfim, em Ibitiá.

The post Em Ibititá, governador Rui Costa dá início à maratona da viagem 600 e entrega 58 quilômetros da nova BA-148  first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821385
Processo de impeachment contra governador afastado Wison Witzel é publicado no DO da Alerj https://www.jornalgrandebahia.com.br/2020/09/processo-de-impeachment-contra-governador-afastado-wison-witzel-e-publicado-no-do-da-alerj/ Fri, 18 Sep 2020 19:55:10 +0000 https://www.jornalgrandebahia.com.br/?p=821297 ...

The post Processo de impeachment contra governador afastado Wison Witzel é publicado no DO da Alerj first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
Foi publicado hoje (18/09/2020) no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o projeto de resolução que autoriza o processo por crime de responsabilidade contra o governador afastado Wilson Witzel.

Ontem (17), a comissão especial que analisa o pedido de impeachment de Witzel na Alerj aprovou, por 24 votos a 0, o parecer do relator, deputado Rodrigo Bacellar (SDD), pela continuidade do processo de  afastamento.

Bacellar afirmou, em seu relatório, que há fortes indícios de que o governador afastado tenha cometido crime de responsabilidade por meio do recebimento de vantagens indevidas. Witzel é acusado de participação em um esquema de desvio de recursos públicos destinados ao combate à pandemia da covid-19 no estado do Rio de Janeiro. Ele foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O texto segue agora para votação em plenário, onde pode receber emendas. A votação poderá levar mais de uma sessão.

Para ser aprovado, o texto precisará do quórum qualificado de dois terços dos 70 parlamentares, ou 47 deputados. Caso a decisão da Casa seja pela aceitação da denúncia, será formado um tribunal misto composto por deputados e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ).

Ontem (17), no Twitter, Witzel disse ter recebido “com respeito e tranquilidade” a decisão da comissão da Alerj. Ele informou que, além da defesa por escrito, antes da votação em plenário fará sua defesa presencial para demonstrar que não cometeu crime de responsabilidade. Ele também afirmou ter confiança em um julgamento justo.

“Combati o crime organizado e a corrupção, que tentou se instalar no meu governo. Eu determinei a investigação dos contratos da saúde e afastei os suspeitos. O linchamento político do qual tenho sido vítima deixará marcas profundas no Rio. Venho sendo acusado sem provas e sem direito à ampla defesa, inclusive no STJ. A minha luta é pela democracia, é para que um governador eleito pelo povo possa prosseguir e concluir o seu mandato”, escreveu na rede social.

The post Processo de impeachment contra governador afastado Wison Witzel é publicado no DO da Alerj first appeared on Jornal Grande Bahia (JGB), portal de notícias com informações de Feira de Santana e Salvador.

]]>
821297