Projeto cultural registra histórias de moradores de Feira de Santana para produção de exposição e filme-documentário

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Tenda para gravação das histórias ficará montada ao lado do Mercado de Arte, no centro de Feira de Santana.
Tenda para gravação das histórias ficará montada ao lado do Mercado de Arte, no centro de Feira de Santana.

Uma grande homenagem às pessoas que vivem em Feira de Santana e suas histórias de amor com a cidade. Isso acontecerá com a realização de uma edição do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Trata-se de uma ação de ocupação do espaço público com exposições fotográficas, exibição de filme documentário e ações voltadas à Educação Patrimonial. Visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de Feira de Santana como sendo o maior patrimônio que a cidade pode ter.

Para isso, uma equipe de fotógrafos, videomakers e jornalistas estará numa tenda montada ao lado do Mercado de Arte Popular (esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Sales Barbosa) para fotografar e entrevistar os moradores. O objetivo é registrar as suas memórias afetivas com Feira de Santana. A tenda ficará montada de quarta-feira (03/08/2022) a sábado (06/08), sempre das 9 às 17 horas. Qualquer pessoa pode participar.

Exposição de retratos e sessão de cinema

Posteriormente, o material produzido (fotos, vídeos e depoimentos) será transformado em uma exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m), que ficará montada na Avenida Getúlio Vargas e num filme documentário, que será exibido dentro da Mostra da Diversidade Cultural, em setembro, no Mercado de Arte Popular. A programação também inclui a montagem de um varal fotográfico.

O Moradores é uma produção da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 22 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.800 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.

A edição do Projeto Moradores em Feira de Santana tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, realizado por meio da da Fundação ArcelorMittal, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Como uma ‘moradora’ de Feira de Santana, há tantos anos, a Belgo Bekaert tem muito orgulho em contribuir para a valorização da cultura e de personalidades que engrandecem a nossa cidade. Ouvir as histórias dessas pessoas e transformar isso numa grande exposição e um filme documentário, é uma maneira de contribuir com a valorização do amor das pessoas por Feira de Santana”, disse Tamylla Novais, analista de Responsabilidade da Belgo Bekaert.

Junto com a Mostra da Diversidade Cultural, o Projeto Moradores integra o programa Forma e Transforma, que atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123205 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.