
Após um jejum de 2 anos, a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) voltou a realizar o congresso anual da categoria e a Bahia foi o estado escolhido para sediar o evento que ocorre em Salvador até o próximo sábado (06/08/2022). Com 55 Farmácias do Componente Especializado em todo o estado e uma Gestão do Serviço de Assistência Farmacêutica totalmente requalificada ao longo dos últimos 7 anos e meio, a Bahia “se destaca no cenário nacional”, segundo representantes da categoria.
Representando o governador Rui Costa, a secretária estadual da Saúde, Adélia Pinheiro, participou da mesa de abertura do congresso ao lado do presidente da Fenafar, Ronald Figueira, da secretária estadual de Políticas para Mulheres, Julieta Palmeira, Marilda Gonçalves, vice-diretora e pesquisadora do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), do Reitor da UFBA – João Carlos Sales e de Maria Soraya Amorim, vice-presidente do sindicato dos Farmacêuticos do estado da Bahia.
De acordo com Adélia Pinheiro, “Firmes na defesa do SUS, da ciência e na consolidação de políticas públicas de saúde voltadas para todos os baianos”, a Sesab promoveu diversas ações nesse sentido nos últimos anos, dentre elas destaca-se a estruturação e implementação do Centro de Infusões e Medicamentos Especializados da Bahia – CIMEB, que ampliou o acesso às infusões de medicamentos imunobiológicos, principalmente do Componente Especializado, e que servirá de piloto para a descentralização de infusões de forma regionalizada em todo o Estado, facilitando e qualificando o acesso dos pacientes ao seu tratamento.
Qualificando a gestão
Ao mesmo tempo, a Sesab dá seguimento à realização de reformas, estruturação e aquisição de equipamentos e mobiliários para as 55 Farmácias do Componente Especializado em todo Estado, além da requalificação da Gestão do Serviço de Assistência Farmacêutica dessas unidades. Também criou e implementou o projeto Registro de Preços Compartilhado de forma pactuada com os Munícipios, proporcionando economicidade, mais agilidade nos processos aquisitivos e licitatórios, além de melhor gestão do recurso da Assistência Farmacêutica Básica.
Em paralelo, seguem a todo vapor projetos como a descentralização do Componente Especializado da AF para municípios e a capacitação de profissionais farmacêuticos da atenção hospitalar, atenção especializada e atenção básica, através de cursos em parceria com a Escola Estadual de Saúde Pública.
“Seguimos agregando valor à profissão, desejando aproximação com as áreas, ampliando a transversalidade e alcançando o objetivo maior, que é fortalecer o Sistema Único de Saúde”, conclui a titular da Sesab.