Olodum questiona mudança no trançado do Circuito do Carnaval de Salvador pelo Governo Bruno Reis

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vista aérea do Circuito Barra do Carnaval de Salvador.
Vista aérea do Circuito Barra do Carnaval de Salvador.

Em nota enviada ao Jornal Grande Bahia (JGB) nesta sexta-feira (05/08/2022), o Grupo Oludum criticou a proposta de mudança do traçado do Circuito do Carnaval de Salvador apresentada pelo Governo Bruno Reis.

Confira nota ‘Olodum se posiciona sobre a criação de um novo circuito para o carnaval’

Uma grande polêmica foi formada em torno da realização do carnaval de Salvador em 2023 e, essa controvérsia está relacionada à criação de um novo circuito, a Boca do Rio/ Patamares. Polêmica que coloca de um lado o Conselho do Carnaval – COMCAR – e Prefeitura Municipal de Salvador, favoráveis à mudança e, do outro, ou seja, contra a mudança, os principais atores do carnaval, que são os blocos carnavalescos das diferentes categorias, cantoras e cantores, trios elétricos e camarotes, além do Grupo SOS Carnaval, composto por moradores e empresários da Barra, que, inclusive, na reunião realizada no dia 26 deste, para discutir as possibilidades de mudança, se colocaram em frente ao local do evento portando faixas com o texto “Diga sim à tradição do carnaval de todos na Barra – Ondina”.

Em meio a essas discussões, a diretoria do Olodum vem a público manifestar oficialmente a sua posição sobre o fato. Os dirigentes do bloco consideram precipitada a mudança que está sendo proposta a “toque de caixa”, ou seja, de forma açodada, sem planejamento, sem estudos sobre os impactos econômicos e sociais tanto no circuito Barra/Ondina, quanto no novo circuito e sem se preocupar com aqueles que já estão vendendo os seus produtos (camarotes e/ou fantasias), para o Circuito Dodô. No caso do Olodum e, certamente para outras agremiações que vendem suas fantasias para que seus foliões desfrutem do circuito Barra Ondina, vender um produto ou serviço e entregar outro são o mesmo que fazer propaganda enganosa, o que pode vir a se transformar em demandas judiciais por parte daqueles que se sentirem enganados e prejudicados em seu direito enquanto consumidor.

Neste sentido, veja o que escreveu o advogado Henrique Guimarães, Especialista em Direito do Consumidor, em seu artigo “Conheça o direito do Consumidor no Carnaval” (https://www.henriqueguimaraes.com.br/artigos/direito-consumidor-carnaval/):

“Quando um bloco vende um abadá está fazendo uma promessa comercial sobre todos os itens conjuntamente anunciados: dia de desfile, atração escolhida, percurso, segurança, itens oferecidos (bebidas, alimentação), etc.

Da mesma forma os camarotes. Como em qualquer relação de consumo, o anúncio vincula o fornecedor, gerando para ele a obrigação de cumprir com fidedignidade tudo aquilo que prometeu.

Nos exemplos acima, sem sombra de dúvida que o consumidor teria direito à restituição do valor pago e até mesmo a uma indenização pela quebra do contrato. Na “substituição do artista, por exemplo, o folião pode não ter o menor interesse em curtir a festa com o artista substituto”.

Portanto, para que não haja prejuízos para aqueles foliões e organizações carnavalescas que se planejaram com a devida antecedência para vender o seu serviço e desfilar no Circuito Barra/Ondina, ou para ali curtir o seu camarote e, do alto do seu conforto dar uma espiadinha em seus blocos e artistas preferidos, consideramos imperativo que a mudança do circuito seja repensada e que os estudos e planejamento relacionados à mudança, apontem se for o caso, a mudança para a folia momesca de 2024, ouvindo evidentemente os atores que dão vida e forma ao carnaval.

A diretoria,

Bloco Afro Olodum

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123291 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.