General Marcelo Guedon é o novo Cidadão de Salvador; Honraria foi concedida pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Téo Senna

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Personalidades prestigiam outorga do título de Cidadão de Salvador ao general Marcelo Guedon.
Personalidades prestigiam outorga do título de Cidadão de Salvador ao general Marcelo Guedon.

A Câmara Municipal de Salvador homenageou, na noite desta quinta-feira (04/08/2022) o general Marcelo Arantes Guedon, comandante da 6ª Região Militar – Região Cantuária, com o Título de Cidadão da Cidade de Salvador. A honraria foi concedida pelo vereador Téo Senna (PSDB), no Plenário Cosme de Farias. O general é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Em seu discurso, Téo Senna ressaltou o merecimento do título pela brilhante trajetória do homenageado. “O simbolismo que existe com a concessão desta honraria se adequa perfeitamente a todas as realizações que já foram cumpridas ao longo dos anos por Guedon. Por conta disto, nós, como representantes do poder público, estamos aqui hoje para demonstrar o quanto reconhecemos e valorizamos patriotas como Marcelo Guedon, intelectual da carreira militar e um oficial prodigioso de extenso conteúdo”, destacou.

O homenageado, por sua vez, mostrou a sua honra e gratidão pelo reconhecimento da Casa Legislativa ao seu trabalho e de todos que se dedicam ao Exército. “Externo a minha convicção que este título representa o trabalho desenvolvido por homens e mulheres do Exército Brasileiro que, servindo em diversos quartéis dessa histórica cidade do Salvador, projetam a imagem positiva da Força Terrestre junto à população soteropolitana”, destacou o General Guedon.

Ao enaltecer Salvador e os caminhos que o trouxeram até aqui, o homenageado citou os desafios da vida militar e os preceitos rígidos de hierarquia e disciplina, com as constantes necessidades de mudanças e adaptações. Na oportunidade, agradeceu a honraria ao vereador Téo Senna. “O senhor tem demonstrado em inúmeras ações o apreço por nossas Forças Armadas e, em particular, pela 6ª Região Militar. Que nossas parcerias com essa tradicional Casa Legislativa sigam prosperando, possibilitando às nossas instituições seguir servindo melhor à cidade do Salvador, à Bahia e ao nosso Brasil”, agradeceu Guedon.

Mesa

Participaram da mesa solene o general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, ex-Ministro-Chefe de Segurança Institucional da Presidência da República; vice-almirante Humberto Caldas Siqueira Júnior, comandante do 2º Distrito Naval; desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da Comissão Permanente de Segurança do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), representando o desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA; coronel da Polícia Militar Maurício Costa, chefe da Casa Militar do Governo da Bahia; o coronel-aviador Marcello Borges da Costa, comandante da Base Aérea de Salvador; o coronel Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA); desembargador Roberto Franklin; presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), escritor Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Comendador Nelson José de Carvalho, diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia) e Benemérito da Irmandade do Senhor do Bonfim; vereador Sandro Bahiense (PP); Antonio Luiz Calmon Teixeira, jurista; Pedro Rogério Godinho, juiz de Direito e desembargador eleitoral do TRE Bahia; Marcelo Sacramento, empresário, vice-presidente do Jornal Tribuna da Bahia e cônsul honorário do Benim; Carlos Augusto Sampaio (Guto Sampaio), advogado e ex-presidente da Sociedade dos Amigos da Força Aérea Brasileira (SOAFAB); advogado Henrique Gonçalves Trindade, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE Bahia, 2020-2022), presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR Bahia) e membro da Venerável Irmandade do Senhor do Bonfim; e o advogado Walter Moacir, representando a Venerável Irmandade do Senhor do Bonfim.

Perfil e trajetória do comandante militar

Marcelo Guedon incorporou às fileiras do Exército em 16 de fevereiro de 1982, no NPOR – 32º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Foi declarado Aspirante a Oficial da arma de Engenharia em 12 de dezembro de 1988, sendo classificado no 4º Batalhão de Engenharia de Combate, em Itajubá, Minas Gerais. Desempenhou as funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ambas no Rio de Janeiro.

Como Oficial-Superior, foi Oficial de Estado Maior do 1º Grupamento de Engenharia em João Pessoa, na Paraíba; comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Construção, em Teresina, no Piauí; comandante do Destacamento Guarulhos, em São Paulo; e comandante do 3º Grupamento de Engenharia em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Além de todo esse currículo, ele assumiu e representou notáveis títulos, assim como as funções de Assessor da Cooperação Militar Brasileira, no Paraguai, e Supervisor de Desminagem na Missão de Assistência para Remoção de Minas na América Central.

Como oficial general, foi chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Nordeste; comandante do 1º Grupamento de Engenharia, em João Pessoa, na Paraíba; diretor de Obras Militares e diretor de Obras de Cooperação em Brasília; no Distrito Federal.

“Como podemos perceber, Marcelo Guedon contribuiu vigorosamente para a segurança nacional durante toda a sua carreira. Em Salvador, podemos ter a certeza de que ele continua exercendo e realizando um trabalho imprescindível e de acentuada relevância, sobretudo para a preservação da segurança coletiva e a valoração da Carreira Militar”, destacou Téo Senna.

Personalidades prestigiam outorga do título de Cidadão de Salvador ao general Marcelo Guedon.
Personalidades prestigiam outorga do título de Cidadão de Salvador ao general Marcelo Guedon.
Personalidades prestigiam outorga do título de Cidadão de Salvador ao general Marcelo Guedon.
Personalidades prestigiam outorga do título de Cidadão de Salvador ao general Marcelo Guedon.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.