Dendê, cozinha comunitária, casa de carnes e pirão de galinha caipira são os temas do Programa ‘Rural Produtivo’ da TVE

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Programa foi até o município de Santo Antônio de Jesus, conhecer o Grupo Produtivo Mulheres de Fibra.
Programa foi até o município de Santo Antônio de Jesus, conhecer o Grupo Produtivo Mulheres de Fibra.

Neste sábado (06/08/2022), o Rural Produtivo mostra o crescimento na produção de mel e de azeite de dendê em um quilombo, no município de Cachoeira. O programa destaca uma cozinha comunitária de um grupo de mulheres em Santo Antônio de Jesus, e visita uma casa de carnes em Conceição do Jacuípe. Ainda tem a receita de pirão de galinha caipira e o som do músico Arthur Henrique. A exibição será às 14 horas, com horário alternativo na segunda-feira, às 6 horas, e nas sextas-feiras, às 19h : 30.

Na Comunidade Quilombo Engenho da Ponte, no município de Cachoeira, a agricultura é a maior fonte de resistência e sustentabilidade das famílias. O quilombo tem sua força econômica gerada, principalmente, na produção artesanal do azeite de dendê, e se destaca pelo grande potencial na produção de mel, proporcionando oportunidades e qualidade de vida para a comunidade.

O programa foi até o município de Santo Antônio de Jesus, conhecer o Grupo Produtivo Mulheres de Fibra que, juntamente com a Associação de Agricultores da Comunidade de Sapucaia (Aacs), tem o objetivo de organizar a produção e comercialização de itens derivados da mandioca. A comunidade foi contemplada com uma cozinha comunitária, acompanhada de equipamentos, que proporcionou produção em larga escala, gerando desenvolvimento local, renda para as famílias e valorização deste território.

A atração semanal visita a Avenida Casa de Carnes, uma agroindústria que possui um açougue para a comercialização de produtos de origem animal, no município de Conceição do Jacuípe. A casa de carnes conquistou o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), fator que resultou no aumento da produtividade e melhora no desenvolvimento de alimentos, contribuindo diretamente com a renda dos pequenos produtores da região.

Ainda nesta edição, o programa mostra uma receita de pirão de galinha caipira feita pela cozinheira Maricé Evangelista, da Comunidade Ingá, no município de Pindobaçu, e o som do músico Arthur Henrique, em Monte Santo.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibido também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6 horas, e às sextas-feiras, às 19:30, e poderá ser assistido também através do site, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.