Bahia realiza ‘5ª Conferência Estadual de Saúde Mental’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no CAB, em Salvador.
Sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no CAB, em Salvador.

A partir de terça-feira (09/08/2022), 8 horas, a Bahia realiza a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental, evento que vai discutir as políticas públicas de saúde mental no estado, realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) em parceria com a coordenação do Conselho Estadual de Saúde (CES). A ação acontece até quinta-feira (11/05/2022), no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), tendo como tema “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Com vasta programação, a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental vai contar com a presença da secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro e terá a realização de palestras, apresentação dos eixos temáticos, conferências, apresentações culturais e uma homenagem a Marcos Vinícius Matraga, psicólogo e militante dos Direitos Humanos assassinado no recôncavo.

“Será um momento ímpar para a defesa das conquistas da luta antimanicomial, onde cada um de nós poderá, além de discutir, apoiar e aprovar as propostas que irão para o planejamento daquilo que será a saúde mental que queremos. É um momento de reafirmar nossa defesa na luta antimanicomial”, destaca Marcos Sampaio, presidente do CES-BA.

Processo

O eixo principal da 5ª CESM, “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, está sendo desenvolvido a partir de 4 eixos: Cuidado em liberdade como garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, e Impactos na Saúde Mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós pandemia.

A partir desses eixos, serão abordadas questões como redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas; diversas formas de violência, opressão e cuidado em saúde mental; educação continuada e permanente para os trabalhadores de saúde mental; equidade, diversidade e interseccionalidade na política de saúde mental, e prevenção e pósvenção do suicídio e integralidade no cuidado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123293 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.