Moção de Pesar em memória do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes é aprovada pelos desembargadores da 1ª Câmara Criminal do TJBA

O ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes (PTC) morreu aos de 83 anos, na tarde de domingo (24/07/2022).
O ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes (PTC) morreu aos de 83 anos, na tarde de domingo (24/07/2022).

Em sessão virtual ocorrida nesta terça-feira (26/07/2022), os desembargadores membros da Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) aprovaram ‘Moção de Pesar’ em memória do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes de Oliveira, falecido aos 83 anos, no dia 24 de julho de 2022, em Salvador.

A iniciativa da homenagem póstuma foi do desembargador Baltazar Miranda Saraiva e contou com a adesão das desembargadoras Ivone Bessa Ramos, presidente; Rita de Cássia Machado Magalhães, Soraya Moradillo Pinto e Aracy Lima Borges e dos desembargadores Eserval Rocha, Pedro Augusto Costa Guerra, Aliomar Silva Britto, Luiz Fernando Lima e Abelardo Paulo da Matta Neto, além da procuradora de Justiça Maria de Fátima Campos Cunha, integrante do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

A Moção de Pesar foi apresentada nos seguintes termos:

— O ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes de Oliveira faleceu aos 83 anos, no dia 24 de julho de 2022, em Salvador. Ele nasceu em Itabuna, em 1939 e, deixa viúva e seis filhos.

— Pessoa bastante conhecida e respeitada pela conduta e dedicação à família e à sociedade baiana, a ausência deixa todos desolados, tanto os seus familiares, como amigos e conhecidos.

— Ele estava internado no Hospital Aliança, desde o dia 14 de julho, onde tratava uma crise hepática causada por medicamentos usados para amenizar dores na lombar. Ele chegou a ser submetido a uma desintoxicação, além de uma intervenção cirúrgica na tentativa de conter o avanço de uma bactéria.

—  Ele iniciou a carreira política quando assumiu o cargo de Secretário Municipal de Administração, em 1973. Ficou no cargo até 1976, candidatando-se, em seguida, a prefeito de Itabuna. Ficou à frente do Executivo municipal por cinco mandatos, sendo o primeiro em 1978 e o último em 2017.

—  Foi prefeito, 1977-1983, Itabuna, BA, MDB; Deputado Federal, 1983-1987, BA, PMDB; Deputado Federal (Constituinte), 1987- 1988, BA, PMDB. Dt. Posse: 01/02/1987; Prefeito, 1989-1993, Itabuna, BA, PMDB; Deputado Federal, 1995-1996, BA, PMDB, e foi empossado em 1º de fevereiro de 1995; Prefeito, 1997-2000, Itabuna, BA, PTB.

—  O corpo de Fernando Gomes foi sepultado no final da manhã desta terça-feira (26/07), no Cemitério do Campo Santo, na cidade de Itabuna, sul da Bahia, onde ele era ex-prefeito.

— A cerimônia fúnebre foi marcada por forte comoção de amigos, familiares e moradores do município. Durante toda a segunda-feira (25/07), foi velado na Sala Principal do Teatro Municipal Candinha Dória. Antes, o corpo foi levado em cortejo, em um carro do Corpo de Bombeiros, por várias ruas de Itabuna e foi aplaudido por moradores em vários pontos da cidade. Sua morte nos entristece e nos causa profundo sentimento de dor.

Aprovada à unanimidade, a desembargadora Ivone Bessa Ramos, presidente da Primeira Câmara Criminal do TJBA, determinou que a Moção de Pesar fosse comunicada à família enlutada, Prefeitura de Itabuna, na pessoa do prefeito Augusto de Castro e à Câmara dos Deputados, em Brasília, bem como cópia da publicação no Diário da Justiça.

Cidade do Salvador, 26 de julho de 2022.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10723 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.