Desembargador do TJBA Baltazar Miranda Saraiva participa de comitiva do 2º Distrito Naval em visita ao Prosub no Rio de Janeiro

Cm conjunto com membros da comitiva da Bahia, o vice-almirante Humberto Caldas e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva foram recebidos na sede do PROSUB, situada no Complexo Naval de Itaguaí, pelo vice-almirante Sydney dos Santos Neves e pelo contra-almirante Celso Mizutani Koga.
Cm conjunto com membros da comitiva da Bahia, o vice-almirante Humberto Caldas e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva foram recebidos na sede do PROSUB, situada no Complexo Naval de Itaguaí, pelo vice-almirante Sydney dos Santos Neves e pelo contra-almirante Celso Mizutani Koga.

O vice-almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior, comandante do 2° Distrito Naval (2° DN), cuja sede é Salvador, guiou nesta quarta-feira (20/07/022) um grupo de personalidades da Bahia vinculadas à Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR) e entidades representativas da sociedade para conhecer o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), sediado no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro.

Com laços de amizade e apoio às Forças Armadas do Brasil, convidado pelo comando do 2° DN, o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) Baltazar Miranda Saraiva, presidente da Comissão de do Poder Judiciário Estadual Bahia (PJBA), participou da excursão e qualificou a qualidade do programa e os submarinos em construção como exemplos da capacidade de realização do povo brasileiro, através da conjunção entre as forças militares e sociedade civil.

O magistrado Baltazar Miranda Saraiva destacou o fato de a Marinha do Brasil, sob o comando do almirante de esquadra Almir Ganier, executar a construção e operação de quatro submarinos classe ‘Riachuelo’ e de realizar os preparativos para início da construção do submarino convencional com propulsão nuclear ‘Álvaro Alberto’.

A comitiva 

Participaram do grupo de convidados da Marinha do Brasil Antonio Ricardo Alvarez Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); advogado Henrique Gonçalves Trindade, presidente da SOAMAR Salvador; Leone Peter da Silva Andrade, reitor do SENAI-CIMATEC; Marcelo Sacramento, diretor do Jornal Tribuna da Bahia; Luis Gonzaga do Amaral Andrade, presidente do SINDCOM da Bahia; Jorge Milton Oliveira Pinto, diretor da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia; Thiago Barreira de Alencar Andrade, presidente da PETROBAHIA; Francisco Coni Pedreira Brandão, comodoro do Yacht Clube da Bahia; advogado Carlos Augusto Sampaio de Almeida, membro da SOAMAR-Salvador; capitão-tenente Pita, ajudante de ordens do Comando do 2 °DN; suboficial (RM1-SB) Juracy; Bianca Veloso de Lacerda Abreu, analista de gestão da FIOCRUZ; Wagney Araujo de Oliveira, diretor da Kontik Viagens e Turismo e o estudante Lucas Gomes Trindade Estudante.

O PROSUB

Atendendo às diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, o PROSUB foi criado com a proposta de ampliar a estrutura nacional de defesa, incorporando à força naval quatro submarinos convencionais e um com propulsão nuclear, a serem fabricados no Brasil, com transferência de tecnologia de parceiros externos. O programa inclui ainda a construção de uma base naval e de dois estaleiros para apoio à operação dos novos meios.

Apenas cinco países no mundo constroem e operam submarinos com propulsão nuclear – Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, França e China. Destes, o único que concordou em transferir tecnologia ao nível requerido e capacitar os brasileiros a projetar e construir submarinos foi a França.

No que se refere especificamente à área nuclear, no entanto, não há troca de conhecimentos. Toda a tecnologia nuclear para o PROSUB está sendo desenvolvida no Brasil, por meio do Programa Nuclear da Marinha (PNM), nas instalações do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

O PROSUB é gerenciado pela Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), que tem o objetivo de dirigir e executar:

  • Projeto e a construção dos Estaleiros e Base Naval (EBN) e da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), ambas instalações sediadas na cidade de Itaguaí (RJ), sendo que a última está em plena operação.
  • Construção de quatro submarinos com propulsão convencional (S-BR).
  • Projeto e a construção do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (SN-BR), sendo que o desenvolvimento da planta propulsora nuclear está sob responsabilidade da Marinha.

Direção do programa

Fazem parte da direção do desenvolvimento do programa, o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, diretor-geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha; vice-almirante Sydney dos Santos Neves, coordenador-geral do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub); contra-almirante Celso Mizutani Koga, gerente do empreendimento modular de obtenção dos submarinos e André Portalis, diretor da Itaguaí Construções Navais (ICN).

Além do contra-almirante Bastos, gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura Industrial Naval de Itaguaí; capitão de mar e guerra De Paula, assessor de Administração Interna e Gabinete; capitão-tenente Solange, assistente GEM-20; capitão-Tenente Gisele Costa assessora de Divulgação Institucional do PROSUB; suboficial Rodrigues, adjunto de Comunicação Social e Cerimonial e o terceiro-sargento Gladistonny, auxiliar de Comunicação Social.

Custeio

A viagem ao Rio de Janeiro foi custeada pelos convidados da Marinha do Brasil.

Leia +

Marinha do Brasil batiza e lança ao mar o submarino Riachuelo, o primeiro do PROSUB

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10723 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.