Controle a ansiedade e comportamentos agressivos do seu pet apostando no enriquecimento ambiental, diz especialista

Ação simples entretém, é saudável e deixa seu cão ou gato mais sociável.
Ação simples entretém, é saudável e deixa seu cão ou gato mais sociável.

O enriquecimento ambiental para cães e gatos é de fundamental importância para controle da ansiedade e comportamentos agressivos desses animais. A médio e longo prazo, permite que o pet fique mais saudável e entretido no local que vive. Isso significa que fornecer alimento, um lugar para dormir e prestar atendimento veterinário e de higiene, são essenciais. Entretanto, existem estratégias que podem e devem ser adotadas para melhorar a manutenção da qualidade de vida do animal de estimação.

O médico veterinário da Mundo Pet, Vladimir Lenin Freitas, explica que apresentar aos pets brinquedos inteligentes, consiste em uma ação de enriquecimento ambiental. “Animais de estimação que brincam com esses objetos apresentam comportamentos mais sociáveis e menos agressivos. Para se ter uma ideia, no caso dos gatos, basta o acesso a arranhadores para evitar o incômodo dos arranhões em sofás e poltronas”, detalha.

O tutor ou tutora pode organizar o ambiente baseado em cinco tipos: cognitivo, alimentar, físico, sensorial e social. Em cada conceito, os estímulos visam o desenvolvimento de cada sentido. No caso do enriquecimento físico, o intuito é estimular a interação com o ambiente, criando obstáculos e barreiras. Já no cognitivo, a intenção é afiar a memória, intelecto e raciocínio dos pets. “São ações que parecem simples, mas levam bem-estar e saúde física e psicológica. Todos saem ganhando”, completa o Dr. Vladimir.

Produtos fundamentais

Os cães e gatos adoram os comedouros e bebedouros interativos, já que, este tipo de acessório estimula o instinto de caça e descoberta. Vale a pena aderir também os mordedores e brinquedos interativos, além de bolas e quebra-cabeças. Especificamente para os gatos, os tornados, caixas, arranhadores e alimentadores os entretém sempre.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.