TRT-5 passa a contar com SineBahia para intermediar vagas de emprego aos usuários da Justiça do Trabalho

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Serviço faz parte do projeto-piloto para implantação do primeiro SAC Trabalhista do país.
Serviço faz parte do projeto-piloto para implantação do primeiro SAC Trabalhista do país.

O Fórum da Justiça do Trabalho no Comércio, em Salvador, passará a contar, a partir desta segunda-feira (20/06/2022), com uma unidade do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SineBahia) para vagas de emprego para usuários da Justiça do Trabalho na Bahia. A inauguração do serviço, que é projeto-piloto para implantação do primeiro SAC Trabalhista do país, será realizada pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5), desembargadora Débora Machado, e pelo secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães. A solenidade acontece às 11 horas.

“Essa é mais uma iniciativa pioneira da Justiça do Trabalho para fortalecer a cidadania e a relação institucional com a sociedade, a partir de um modelo de atendimento já consolidado pela população baiana”, afirma a presidente do TRT-5.

Grande demanda

O projeto tem o apoio do governo do Estado, por meio da Setre, e vai funcionar no Fórum da Justiça do Trabalho no Comércio (Rua Miguel Calmon, 285), das 8 às 15 horas, com atendimento exclusivo a pessoas com processos na Justiça do Trabalho. Nesta primeira etapa, além da intermediação para o trabalho formal, a SETRE oferecerá o serviço de informações e habilitação ao seguro-desemprego.

A escolha pelo SineBahia, primeira unidade a funcionar, se deu em razão da expectativa de ser um dos serviços mais demandados. “A maioria dos trabalhadores que acionam a Justiça do Trabalho está desempregada. Então, acreditamos que será um grande destaque essa intermediação para que eles consigam uma nova colocação no mercado de trabalho”, avalia o diretor-geral do Tribunal, Orocil Pedreira Júnior.

Expansão

A presidente do TRT-5 adianta que, passada a fase piloto do projeto, o Tribunal expandirá a oferta de serviços do SAC Trabalhista aos usuários da Justiça do Trabalho. “O espaço contará com salas de atendimento individualizadas para participação de outros órgãos públicos e entidades, com o mix de serviços relacionados ao trabalho”, acrescentou a desembargadora Débora Machado.

Segundo o diretor-geral, a previsão é que nos próximos meses o SAC Trabalhista seja totalmente implementado, com postos do Ministério Público do Trabalho (MPT), Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Serviço Nacional do Comércio (Senac), Superintendência Regional do Trabalho e Serviço Nacional da Indústria (Senai).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.