Sistema eleitoral brasileiro é tema de livro de autoria do ministro do STJ Luis Felipe Salomão e do juiz Daniel Vargas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Obra resgata momentos marcantes da democracia e esclarece detalhes do processo de escolha dos representantes públicos.
Obra resgata momentos marcantes da democracia e esclarece detalhes do processo de escolha dos representantes públicos.

O desinteresse generalizado dos brasileiros por política tem origem na ausência de entendimento sobre como funciona a escolha dos representantes. Esta é a conclusão de um estudo elaborado pelo Instituto DataSenado, divulgado em março de 2022. Para promover a educação política e desmistificar os trâmites eleitorais no Brasil, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão e o juiz Daniel Vargas lançam o livro Eleições Brasileiras. O título integra a coleção MyNews Explica!, da editora Almedina Brasil.

Com uma narrativa leve, a obra relaciona o desenvolvimento social e as evoluções do sistema eleitoral no Brasil. Para isso, os autores têm como ponto de partida o princípio de que o voto reflete o modo de pensar dos cidadãos e resulta em escolhas que afetam o coletivo. De maneira educativa, o Ministro Salomão e o juíz Vargas resgatam momentos marcantes da democracia como a origem do sufrágio popular, as diferenças e semelhanças com outros sistemas no mundo e a participação feminina na política.

A partir da experiência jurídica dos autores, o leitor entenderá como funcionam os preparativos para o pleito e conhecerá os efeitos da revolução tecnológica nas disputas. Isso tudo com uma linguagem acessível, que permite a ampla compreensão dos conceitos relacionados à escolha de representantes em todas as esferas políticas do país. Eleições Brasileiras se destaca como uma ferramenta para que mais eleitores dominem o assunto e tenham recursos para exercer a cidadania de forma ativa e consciente.

A coleção MyNews Explica! é fruto da parceria entre a editora Almedina Brasil e o My News, veículo de jornalismo independente brasileiro. Criado como canal do YouTube em 2018, a rede ganhou reconhecimento em 2020 como uma das 10 melhores do Brasil na categoria vídeo do prêmio + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Também disponível como portal, o canal segue a missão de oferecer informações bem apuradas e análises de qualidade pautadas na diversidade de ideias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121646 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.