“Rinoplastia com finalidade estética é recomendada após os 15 anos”, explica especialista em cirurgias plásticas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Segundo o cirurgião Dr. Marcus Marcel, a idade ideal varia conforme a necessidade do paciente.
Segundo o cirurgião Dr. Marcus Marcel, a idade ideal varia conforme a necessidade do paciente.

Seja pela autoestima, opinião de amigos ou padrões de beleza impostos, cada vez mais homens e mulheres buscam melhorar a aparência através de produtos de beleza, procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.

Nos últimos anos, clínicas e consultórios especializados em intervenções na aparência viram a procura por seus serviços crescer exponencialmente. Mas será que existe uma idade certa para fazer plásticas?

Segundo o cirurgião Dr. Marcus Marcel, a idade ideal varia conforme a necessidade do paciente, seja para corrigir problemas de saúde ou para colaborar com a autoestima e trazer qualidade de vida.

“Quando um paciente se sente mal em razão da forma do nariz, por exemplo, é comum querer remodelá-lo imediatamente. Ainda assim, a rinoplastia com finalidade puramente estética é recomendada após os 15 anos”, salienta o especialista.

Já a otoplastia (para corrigir a “orelha em abano”), conforme explica o médico, “pode ser feita mais cedo, não havendo contraindicação a partir dos 7 anos.”

Além disso, há casos de mulheres que se interessam pela mamoplastia (redução ou aumento da mama) ainda na adolescência. “O procedimento de diminuição do seio costuma ser indicado quando o tamanho da mama prejudica a postura e o convívio social. No entanto, o interesse por aumentar o tamanho dos seios, por meio do implante de silicone, é muito mais procurado”, acrescenta.

De acordo com ele, os procedimentos são de livre escolha de mulheres adultas. No caso das adolescentes, as cirurgias só podem ser feitas com consentimentos dos pais ou do responsável.

Quando se trata do rosto, a plástica facial, cujo objetivo é suavizar rugas, também está à disposição de adultos de todas as idades, embora os melhores resultados sejam alcançados após os 40 anos.

Já na “terceira idade”, as intervenções mais realizadas são as das pálpebras, da face, lipoaspiração, levantamento da mama e rejuvenescimento. Para os especialistas independentemente da fase em que se deseja realizar qualquer tipo de procedimento estético, o bom senso deve prevalecer.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123303 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.