Guerra na Ucrânia completa 100 dias com 14 milhões de civis forçados a deixar suas casas

Coordenador da ONU para Crise na Ucrânia cita “esforços incansáveis” da organização para responder aos impactos arrasadores da crise.
Coordenador da ONU para Crise na Ucrânia cita “esforços incansáveis” da organização para responder aos impactos arrasadores da crise.

Esta sexta-feira (03/06/2022), marca os 100 dias de guerra na Ucrânia, com as Nações Unidas renovando o apelo ao fim imediato do conflito. O Coordenador da ONU para a Crise na Ucrânia declarou que a organização continuará com “esforços incansáveis para responder aos impactos devastadores da guerra, de maneira rápida”.

Amin Awad destacou que “alcançar a paz está acima de tudo” e lembrou que a invasão da Rússia “é uma violação da integridade territorial e da Carta das Nações Unidas”.

Falta de comida

Segundo o representante do secretário-geral, “a guerra já teve um peso inaceitável sobre os civis, com a perda de vidas, de casas, de trabalho e de perspectivas”.

Awad destaca que 14 milhões de ucranianos abandonaram suas casas, a maioria mulheres e crianças. Os que ainda estão na Ucrânia sofrem com a falta de acesso à água e à eletricidade e “milhões não sabem de onde virá a sua próxima refeição.”

Amin Awad concedeu entrevista à ONU News para marcar os 100 dias da guerra e explicou que as agências humanitárias já estão preocupadas em como fornecer assistência aos civis durante a temporada de inverno, pois a região deverá começar a enfrentar o frio a partir de setembro.

Efeitos das sanções

Durante a conversa, o representante da ONU afirmou ter esperanças de que a guerra termine em breve, especialmente por conta do que chamou de “restrições severas” impostas à Rússia.

Amin Awad afirmou que esta “guerra não tem nenhum sentido”, além de não se tratar de um conflito localizado devido “às implicações globais entre leste e oeste”.

O Coordenador da ONU para a Crise na Ucrânia disse ainda “ser perigoso ter este tipo de guerra neste momento da história”, especialmente devido ao impacto na vida das pessoas e ao risco iminente de uma situação de fome, já que juntos, Rússia e Ucrânia são responsáveis por 30% da produção agrícola mundial.

Segundo Amin Awad, nos últimos 100 dias, a ONU forneceu assistência humanitária imediata a 8 milhões de pessoas ao redor da Ucrânia, inclusive para civis que estão sitiados no leste do país.

*Com informações da ONU News.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141336 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.