Com gestão eficiente de recursos, HGRS amplia serviços para população da Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vista aérea do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).
Vista aérea do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).

Maior unidade hospitalar pública do Norte-Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) ampliou nos últimos anos o número de leitos e serviços oferecidos à população da Bahia. Apenas em 2022, até o mês de maio, foram realizados mais de 90 mil atendimentos na unidade, entre consultas, exames, cirurgias e internações.

Entre as principais intervenções físicas recentes, estão o Centro de Hemorragia Digestiva (CHD), a reforma da Emergência Adulta, ampliação do número de leitos da UTI Pediátrica, além da requalificação da fachada da unidade. Em breve, serão concluídas também as obras de construção da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) e unidade de oncohematologia.

Outro importante serviço em processo de implantação no hospital é o serviço de tratamento da dor. O Hospital Geral Roberto Santos será a primeira unidade da rede estadual de saúde a contar com essa especialidade, que busca criar protocolos para tratamento da dor a nível ambulatorial e hospitalar, com o objetivo de aprimorar a assistência e humanizar o atendimento.

Para o diretor-geral do HGRS, Adil Duarte, os bons resultados estão relacionados, entre outros fatores, à gestão eficiente de recursos. O gestor destaca o esforço conjunto, entre HGRS e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), para zerar as Despesas de Exercícios Anteriores (DEA).

“Com o DEA zerado, nós reforçamos nossa credibilidade frente aos fornecedores e, como consequência, conseguimos manter os estoques do hospital em dia para oferecer assistência de qualidade aos pacientes. Outras importantes ações da gestão foram a criação da coordenação de controle interno, da coordenação de processos de sindicância e da comissão de relações interpessoais, além do fortalecimento da coordenação de gestão de contratos e das contas hospitalares. Tudo isso contribui para o crescimento do HGRS”, afirma o diretor-geral.

Indicadores positivos

Além do número de atendimentos realizados, outro importante indicador que apresenta constante evolução é o faturamento hospitalar. No período de janeiro a maio deste ano, foi registrado um aumento de 11,5% no faturamento do HGRS, em comparação ao mesmo período de 2021.

Para alcançar esse resultado, a direção administrativa da instituição lançou mão de estratégias como minimizar desperdícios de gastos e, principalmente, a constante capacitação dos profissionais para utilização do prontuário eletrônico, cuja implantação foi um fator importante para sustentabilidade econômica.

Ensino e pesquisa

O Hospital Geral Roberto Santos é também um centro de referência em ensino e pesquisa, com programas de residência médica em diversas especialidades, programas de residência multiprofissional e programas de estágio. São 24 Programas de Residência Médica credenciados na unidade, dois Programas de Residência Multiprofissional e sete Programas de Residência Uniprofissional, além de cinco programas de outras instituições que têm o campo de prática como cenário. Em 2022, foram abertas duas novas residências médicas: Terapia Intensiva e Nutrologia, sendo esta última a primeira do Norte-Nordeste.

O HGRS é campo e instituição formadora na Residência Médica desde 1980, tendo formado 1.745 médicos especialistas. Atualmente, posiciona-se como uma das mais procuradas instituições para formação em residência médica. São abertas 117 vagas de formação anualmente, sendo 80% das bolsas provenientes da Sesab.

No momento, a Comissão de Residência Médica (Coreme) do HGRS possui 252 médicos residentes ativos, enquanto a Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) soma 88 residentes da própria instituição e 30 residentes de outras instituições. Entre estudantes de Medicina, anualmente, passam pelo HGRS em média 1.902 internos e acadêmicos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121924 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.