Brasil lidera lista de países com mais casos de ansiedade e depressão, informa USP

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Depressão é uma das doenças mais frequentes no Brasil.
Depressão é uma das doenças mais frequentes no Brasil.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), em 2021, apontou que, em uma lista de onze países, o Brasil é o que tem mais casos de trabalhadores com problemas de saúde mental. Um outro estudo desenvolvido em conjunto pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que 40,4% dos brasileiros participantes do estudo se sentiam frequentemente tristes ou deprimidos, e 50,6% relataram estar constantemente ansiosos ou nervosos durante a pandemia.

O psiquiatra e diretor médico da clínica de saúde mental OMNI, Dr. Lúcio Botelho, alerta que a ansiedade pode desencadear outros transtornos mentais, sendo a depressão um dos principais problemas decorrentes, por isso, o cuidado com a saúde mental deve ser priorizado. “A depressão é considerada um transtorno comum desencadeado por um conjunto de fatores, mas precisa ser levado a sério, pois interfere na vida diária do ser humano e nas tarefas básicas como trabalhar, dormir, estudar, comer e se divertir”, explica o médico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofram com a depressão, que é mais comum em mulheres.

Já a ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo. Trata-se de uma reação natural do corpo, mas pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar, incomodar e mudar o humor. De acordo com a OMS, cerca de 264 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo.

“O tratamento com o terapeuta em ambos os casos é fundamental para que quem sofre de ansiedade, depressão ou outros transtornos consiga ter uma boa qualidade de vida. Com acompanhamento e tratamento especializados”, pontua Lúcio Botelho.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123114 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.