Assessores de comunicação de órgãos estaduais da Bahia discutem a publicidade institucional em ano eleitoral

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Secretário estadual André Curvello palestra para assessores de comunicação de órgãos da Bahia.
Secretário estadual André Curvello palestra para assessores de comunicação de órgãos da Bahia.

 As regras para a comunicação institucional em sites, redes sociais e outros meios de comunicação institucionais no período eleitoral. Esse foi o tema de um encontro com assessores de imprensa de secretarias e órgãos do Governo do Estado, nesta terça-feira (07/06/2022), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Uma das participantes da discussão, a procuradora Sissi Andrade afirmou que o objetivo é garantir uma eleição igualitária e fazer com que os agentes públicos respeitem a legislação. “Os agentes públicos têm que estar atentos às vedações que a lei traz, que dizem respeito basicamente a não propiciar que se utilize a máquina pública para desequilibrar a concorrência dos candidatos. A eleição tem que ser legítima, e o voto do eleitor tem que ser livre”, pontuou.

A partir do dia 2 de julho, entra em vigor período de restrições mais intensas para a publicidade institucional. Com isso, diversos conteúdos serão alterados nos meios oficiais de informação dos órgãos estaduais. “A cara desses canais de comunicação vai mudar. Restrições vão acontecer e algumas informações não estarão disponíveis, mas isso vai estar esclarecido de que é em razão do período eleitoral”, destacou a procuradora Sissi Andrade. O procurador Jorge Salomão também apresentou detalhes sobre a questão e tirou dúvidas dos assessores.

Esse foi o segundo evento com assessores de comunicação ano promovido este ano pelo Comitê Interinstitucional de Acompanhamento e Controle (CIAC) e pelo Comitê de Articulação e Monitoramento (CIAM), criados no mês de março para acompanhar as ações dos agentes públicos do Poder Executivo durante o período eleitoral. O secretário estadual de Comunicação Social, André Curvello, participou do encontro e lembrou a publicação Cartilha Eleitoral 2022, elaborada pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE), a pedido da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

A publicação é voltada para todos os agentes públicos estaduais e aborda questões como a veiculação de publicidade institucional de atos, obras e serviços; a proibição da propaganda eleitoral em sites governamentais e o veto ao aumento de despesas com pessoal. A cartilha organizada com apoio da Casa Civil está disponível nos meios digitais e tem como base as regras do Código Eleitoral.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123355 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.