
Durante o mês de fevereiro de 2022, o mandato do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) realizou visitas de fiscalização aos terminais de integração que compõem o Sistema Integrado de Transporte de Feira de Santana (SIT) e que estão em funcionamento atualmente. Essa ação foi motivada pelo alto número de denúncias e reclamações recebidas com queixas sobre a situação desses locais.
Dentre os encaminhamentos definidos após as visitas, o vereador Jhonatas Monteiro entregou um relatório à Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), contendo informações sobre as atuais condições dos terminais Central, Norte e Sul, no último dia 7 de junho.
Para a elaboração desse relatório, foram observados alguns pontos como a estrutura física dos terminais e seus respectivos banheiros, condições de higiene e de acomodação dos passageiros que aguardam a baldeação, a segurança do local, condições da frota, superlotação, acesso à informação, dentre outros aspectos que definem uma boa prestação de serviço do sistema de transporte coletivo.
De maneira geral, foi identificado que a estrutura física dos três terminais estão bastante comprometidas, contendo poucas cadeiras e lixeiras, os banheiros não têm descargas, portas, iluminação, além da falta de água e itens básicos para higiene e limpeza. A falta de acesso à informação sobre linhas e horários, ônibus sujos e superlotados, dentre outros pontos, se somam ao conjunto de problemas identificados após as visitas.
Como resultado do relatório, foram indicadas uma série de recomendações ao Poder Executivo para viabilizar a manutenção geral das três estações de transbordo, solicitando atenção especial à necessidade de reforma dos banheiros e sua manutenção para apresentar condições sanitárias adequadas, à substituição de bancos, lixeiras e placas informativas, recuperação da pavimentação de vias de acesso, manutenção da rede elétrica e garantia de estruturas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD).
Além disso, ao fim do relatório, foi incluída também a indicação de dar uma resposta aos requerimentos enviados à prefeitura, bem como o cumprimento de leis já existentes no município, como forma de também contribuir no enfrentamento dos problemas diagnosticados.