
A XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) entra em sua terceira e última semana promovendo uma série de ações artísticas, de formação e intercâmbio e trazendo para Salvador a cena teatral do Distrito Federal. O FTB, que vai até o dia 29 de maio de 2022, ocupa esta semana os Espaços Cultural Boca de Brasa Cajazeiras e CEU Valéria e os Teatros Vila Velha e Gregório de Mattos, com os espetáculos “Afeto”, do Grupo Embaraça, “O Circo dos Irmãos Saúde”, do Grupo Circo Teatro Artetude e BUBUIA, do Coletivo Antônia.
Confira as apresentações de espetáculos que serão realizadas:
- Dia 25/05, às 19 horas – “Afeto” – com mediação “Pensamento Crítico” e tradução em LIBRAS – Espaço Boca de Brasa Cajazeiras – gratuito – Duas mulheres pretas colocam em cena suas histórias, e desejam com isso arrancar a venda dos olhos de uma sociedade onde ao se nascer mulher e negra, se vive em estado de opressão. Assim é o espetáculo “Afeto”, que transformou em ficção histórias levantadas pelas suas criadoras – Fernanda Jacob e Tuanny Araujo – e busca valorizar o protagonismo do feminino. @grupoembaraça.
- Dia 27/05, às 16 horas – “O Circo dos Irmãos Saúde” – Espaço Boca de Brasa Cajazeiras – gratuito – No espetáculo “O Circo dos Irmãos Saúde” Ankomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde são amigos, irmãos e palhaços, que usando de elementos de esquetes tradicionais, temperadas com manobras acrobáticas e números de malabares, exercitam a incrível e maravilhosa arte da convivência. Um jogo em que os sentimentos oscilam da raiva ao amor em segundos… como com dois bons irmãos. Assim os atores/palhaços exploram cenas cotidianas que levam ao espetáculo e ao espectador a dúvida se aquilo é ou não verdade. Um trabalho que tem a simplicidade da rua e a grandiosidade do circo. www.circoartetude.com.br.
- Dia 28/05, às 11 horas – “BUBUIA” – Teatro Gregório de Mattos – Praça Castro Alves – Ingressos: R$ 10,00 (a inteira) e R$ 5,00 (a meia) – o espetáculo BUBUIA é inspirado na obra “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa. O desafio do Coletivo Antônia com a peça foi aproximar os bebês e crianças do conto, mas também possibilitar uma dinâmica que incluísse crianças e adultos, apostando na capacidade de maravilhar-se dos bebês, com foco em suas habilidades e sensibilidades emocionais, poéticas e estéticas.