Salvador: Dr. Elsimar Coutinho recebe homenagem póstuma; ‘Dia do Planejamento Familiar’ simboliza aniversário do pesquisador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Nascido em Pojuca, interior da Bahia, Dr. Elsimar Coutinho dedicou sua vida à pesquisa e à medicina, sendo um grande defensor do planejamento familiar.
Nascido em Pojuca, interior da Bahia, Dr. Elsimar Coutinho dedicou sua vida à pesquisa e à medicina, sendo um grande defensor do planejamento familiar.

Esse ano, ele completaria 92 anos bem vividos, repletos de muita pesquisa, estudos, ciência, saúde. No dia 18 de maio, se estivesse ainda entre nós, Dr. Elsimar Coutinho faria aniversário rodeado de pessoas que o amam, e ainda estaria colaborando para a expansão do seu farto legado. Esse ano, a data ganha ares de mais uma homenagem ao médico e pesquisador: a Lei número 9.635/2022, publicada pelo Prefeito Bruno Reis no dia 4 de abril de 2022, institui no calendário oficial de eventos do município o Dia Municipal do Planejamento Familiar.

O projeto de lei foi proposto pelo vereador Marcelo Maia, líder do PMN na Câmara de Salvador. “O dia 18 de maio foi escolhido em homenagem e como reconhecimento ao médico e cientista baiano Dr. Elsimar Metzker Coutinho, por ter contribuído deixando um imenso legado para a medicina, principalmente na área de reprodução humana e planejamento familiar”, explica.

Nascido em Pojuca, interior da Bahia, Dr. Elsimar Coutinho dedicou sua vida à pesquisa e à medicina, sendo um grande defensor do planejamento familiar. Além disso, sempre buscou prevenir ou tratar as doenças relacionadas à saúde da mulher, levando bem-estar, qualidade de vida ao dia a dia das mulheres, e a longevidade saudável. Foi pioneiro no tratamento de reposição hormonal, desenvolvendo soluções inovadoras. Os resultados foram intensiva e extensivamente publicados, compondo um extenso legado deixado pelo médico e cientista.

As pesquisas desenvolvidas por Dr. Elsimar são conhecidas no mundo inteiro devido ao seu alto grau de rigor científico. Defendeu aspectos controversos como a suspensão da menstruação da mulher e tornou-se pioneiro na aplicação de implantes hormonais – produzidos com alto controle de qualidade nos processos de preparação, envasamento e esterilização. “Nós estamos aqui por causa delas e nada mais justo do que dedicar meu trabalho ao bem-estar e à saúde das mulheres”, afirmava ele.

Ele se tornou conhecido mundialmente como um ícone da medicina. E um visionário. “A medicina para mim não foi bem uma escolha. Foi algo natural, uma espécie de herança. De certa forma, fui influenciado pelo meu pai Elsior Coutinho, que era médico, farmacêutico e professor de farmacologia. Ele ensinava como extrair remédios das plantas, coisa que meu avô fazia, apesar de não ser formado. Meu avô era um prático da medicina e meu pai, com certeza, inspirou-se nele”, contava.

Formado em farmácia e depois em medicina pela Universidade Federal da Bahia, Dr. Elsimar M. Coutinho fez pós-graduação em endocrinologia na Universidade de Sorbonne, em Paris, França, e no Instituto Rockfeller, em Nova York, EUA. Foi ele quem criou o primeiro anticoncepcional injetável de uso prolongado e lançou outros métodos contraceptivos, entre os quais se destacam os injetáveis, as pílulas para uso oral e vaginal e os implantes hormonais subcutâneos.

Na década de 70, Dr. Elsimar apresentou, no Congresso Mundial de População em Bucareste, Romênia, o anticoncepcional masculino. Em 1996, publicou o quinto livro de sua autoria “Menstruação, a sangria inútil”.

Após a sua morte, que completa em agosto próximo, dois anos (ele foi vítima da Covid-19), a equipe médica seguiu com o trabalho e as pesquisas desenvolvidas por ele. Os médicos que atendem nas clínicas (que hoje estão em Salvador – a primeira, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Aracaju) tiveram intensa convivência com o “mestre”. “Isso certamente contribui para o alinhamento técnico e filosófico no atendimento”, enfatiza Dr. Luiz Carlos Calmon, diretor da clínica, ginecologista e obstetra.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123117 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.