Salvador: Caramurê inaugura nova loja com o lançamento do livro ‘Minha terra tem ladeiras’ de Alex Simões

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Na livraria, estará disponível além dos títulos da editora, títulos de editoras da Bahia e de outros estados, numa curadoria para quem gosta da boa literatura.
Na livraria, estará disponível além dos títulos da editora, títulos de editoras da Bahia e de outros estados, numa curadoria para quem gosta da boa literatura.

Com a proposta de criar mais um espaço de efervescência cultural, além da livraria na Pituba, a editora Caramurê inaugura seu novo ponto de venda no Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM, em Salvador, com o lançamento “minha terra tem ladeiras”, o mais novo livro do poeta e performer Alex Simões. O evento ocorrerá no dia 14 de maio de 2022, das 16 às 20 horas, e contará com um sarau com a leitura de poemas sobre a Bahia pelos atores Lúcio Tranchesi, Márcia Andrade e Mônica Santana e pelo autor.

Na livraria, estará disponível além dos títulos da editora, títulos de editoras da Bahia e de outros estados, numa curadoria para quem gosta da boa literatura. Além disso, um mix de produtos exclusivos e personalizados tais como: camisas, azulejos, canecas e outros. “A ideia é oferecer, além da boa literatura, mais opções criativas de presentes para o consumidor formador de opinião” comenta a publicitária Márzia Chastinet, sócia da editora.

A publicação conta com prefácio de Sandro Ornellas, orelha de Itamar Vieira Júnior, edição e ilustrações de Fernando Oberlaender.  Provocado pelo editor e ilustrador, Alex Simões reuniu poemas que tematizam e/ou se localizam na Bahia e na Cidade da Bahia. “Alex é um artista completo, e neste livro ele faz, de forma muito particular, uma crítica amorosa à Cidade da Bahia, assim como outros dois gênios baianos, Gregório de Mattos e Waly Salomão”, comenta o editor da Caramurê.

O “Minha terra tem ladeiras”, o sexto livro do autor, conta com 22 poemas entremeados pelas ilustrações e pela capa, especialmente produzidos por Fernando Oberlaender para a publicação. Contando com mais da metade de textos inéditos em livro, foram coligidos alguns trabalhos publicados nos primeiros livros do autor e em antologias.

A coleção de poemas sobre a Bahia com as ilustrações em diálogo com os textos, promovem uma perspectiva inusitada da leitura do poeta, que vem buscando, desde os anos 90, alinhavar os retalhos da tradição canônica com os da contemporaneidade, destacando-se uma linhagem de autores situados na Bahia que são nomeados: Gregório de Mattos, Luís Gama, Carlos Anísio Melhor, Waly Salomão e Caetano Veloso.

Para Sandro Ornellas, poeta, professor e crítico literário, “[…] Alex, ao seu modo, cheio de ritmos e formas espertas, saudades e esperanças, trocadilhos e frases retas, famosos e anônimos, nela reúne Fazenda Grande do Retiro e Drummond, Quilombo Rio dos Macacos e Luís Gama, Ladeira da Montanha e Nilo, amigo assassinado, Itapuã e Waly Salomão, Elevador Lacerda e Gregório de Matos, Itaparica e Pasolini”. Nas palavras de Itamar Vieira Júnior, escritor e autor de Torto Arado, a escrita de Alex Simões “reflete também um sutil encantamento entrevisto na possibilidade de o estranho se tornar familiar e ainda assim manter a harmonia que a envolve. Pouco a pouco, vamos conhecendo lugares, contradições, uma Bahia que está muito além da paisagem que se sacramentou no imaginário popular.”

Alex Simões é poeta e performer. Publicou, entre outros, “assim na terra como no selfie” (Paralelo 13s, 2021), “no meu corpo o canto: (Tanto, 2020), em coautoria com a Tanto Criações Compartilhadas, e “transforme são” (Organismo, 2018). Participa de saraus, festivais literários e eventos multilinguagens na Bahia e fora dela desde os anos 90. Vem realizando performances, dentre as quais “você tem seda?”  E “a cappella de Waly”, borrando as fronteiras entre arte e vida, entre poesia e outras linguagens (performances).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122987 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.