Salvador: ABI Bahia presta homenagem ao jurista Calmon Teixeira com título de ‘Sócio Honorário’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Solenidade de outorga do título de ‘Sócio Honorário da ABI Bahia’ ao jurista Calmon Teixeira.
Solenidade de outorga do título de ‘Sócio Honorário da ABI Bahia’ ao jurista Calmon Teixeira.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia) outorgou título de ‘Sócio Honorário’ ao jurista Antônio Luiz Calmon Teixeira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição. Na oportunidade, ele estava acompanhado do filho Antônio Luiz Calmon Teixeira, advogado e da filha Stella Coelho Teixeira, administradora, além do sobrinho Fernando Araújo Fontes Torres, procurador federal.

A solenidade ocorreu na quarta-feira (11/05/2022) na sede da entidade, em Salvador, foi dirigida pelo jornalista Ernesto Marques, presidente da diretoria da ABI e contou com as presenças de Walter Pinheiro, presidente do jornal Tribuna da Bahia e do Conselho da ABI Bahia; Nelson José de Carvalho, diretor social; Luis Guilherme Pontes Tavares, vice-presidente; além de outros membros da diretoria.

Participaram, também, o advogado e professor Taurino Araújo, PhD, autor da obra ‘Hermenêutica da Desigualdade’; jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), desembargador Valtércio Ronaldo de Oliveira, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), jurista Sérgio Schlang, coronel Christovão Rios de Britto, juiz da Venerável Irmandade do Senhor do Bomfim; magistrado Everaldo Amorim; familiares do homenageado, advogados e representantes de órgãos ligados à imprensa e ao Poder Judiciário, dentre outros.

A homenagem concedida ao advogado Calmon Teixeira é outorgada para pessoas de notório saber, que sejam destaque na área de atuação e, ou, de conhecimento. Há cerca de 30 anos a distinção não era concedida pela ABI.

Perfil do homenageado

Descendente da tradicional família do ramo do Direito, Antônio Luiz Calmon Navarro Teixeira da Silva possui 60 anos de carreira na advocacia. Formado pela UFBA, Dr. Calmon, como é chamado, já esteve à frente da presidência do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), assim como ocupou a presidência do Colégio de Presidentes dos Institutos de Advogados do Brasil, o Colégio de Presidentes, e o cargo de 2° vice-presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Ele representou a Associação Bahiana de Imprensa no processo de reintegração de posse do imóvel do Museu Casa de Ruy Barbosa.

Trajetória destacada

O presidente da Assembleia Geral da ABI, Antônio Walter Pinheiro, explicou os motivos para referendar a honraria. Segundo ele, a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados por Dr. Calmon Teixeira à ABI e à imprensa baiana. Pinheiro falou das qualidades de Calmon, não apenas como jurista, mas também como amigo de uma relação construída há mais de 40 anos. “Eu me sinto honrado por estar representando a Associação Bahiana de Imprensa neste ato de concessão, por tudo aquilo que significa este título e a figura do nosso novo confrade, esta presença tão representativa da nossa sociedade e do mundo jurídico”.

Agradecimento

“Para mim, este momento e este título é um ápice da minha vida”, agradeceu Dr. Calmon. O advogado recordou a relação entre a advocacia e o jornalismo e a sua própria relação com a imprensa, desde o convênio ocorrido entre a ABI e o Instituto dos Advogados da Bahia. “A advocacia não é uma profissão, é um sacerdócio. E costumo dizer – e é uma verdade lapidar -, que a imprensa e a advocacia são irmãos e são dois sustentáculos primordiais do Estado Democrático de Direito. Sem o Estado Democrático não existe liberdade”, afirmou o advogado, acompanhado pelos filhos: o também advogado Antônio Luiz Calmon Teixeira e a administradora Stella Coelho Teixeira; e seu sobrinho Fernando Araújo Fontes Torres, procurador federal.

Presidente destaca apoio à ABI Bahia

O jornalista e radialista Ernesto Marques, presidente da ABI, saudou com alegria a homenagem feita ao advogado e recordou o vínculo construído por ele com a entidade através de sua participação ativa. “Há muito tempo nós temos o Dr. Calmon frequentando nossas atividades, prestigiando a Associação Bahiana de Imprensa e, mais do que isso, colaborando efetivamente. O texto do novo Estatuto tem a assinatura de todos nós e tem também essa assinatura, que nos honra muito, que é a de Dr. Calmon”, enfatizou.

*Com informações da Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).

Juristas Calmon Teixeira, homenageado e Antonio Taurino durante solenidade de outorga do título de ‘Sócio Honorário da ABI Bahia’.
Juristas Calmon Teixeira, homenageado e Taurino Araújo durante solenidade de outorga do título de ‘Sócio Honorário da ABI Bahia’.
Sérgio Schlang, Christovão Rios de Britto, Calmon Teixeira, homenageado; Nelson José de Carvalho e Carlos Augusto durante solenidade de outorga do título de ‘Sócio Honorário da ABI Bahia’.
Sérgio Schlang, Christovão Rios de Britto, Calmon Teixeira, homenageado; Nelson José de Carvalho e Carlos Augusto durante solenidade de outorga do título de ‘Sócio Honorário da ABI Bahia’.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121857 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.