Presidente do IGHB destaca situação e proposta de modernização nos 128 anos de fundação da ‘Casa da Bahia’; Joaci Góes conclama mobilização político-social em defesa da manutenção da entidade

IGHB é centro de encontro de personalidades da Bahia que possuem envolvimento com a memória, produção intelectual e ações filantrópicas.
IGHB é centro de encontro de personalidades da Bahia que possuem envolvimento com a memória, produção intelectual e ações filantrópicas.

Em nota enviada ao Jornal Grande Bahia (JGB), Joaci Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) destacou os 128 anos de fundação da secular entidade, comemorados nesta sexta-feira (13/05/2022), relatou a situação em que se encontra, apresentou síntese da proposta para modernização e solicitou mobilização político-social em defesa da ‘Casa da Bahia’, cuja sede funciona em Salvador.

— No entanto, a Casa da Bahia tem sofrido com a insegurança pública e ainda sente as consequências financeiras, agravadas pela pandemia, sendo fundamental a mobilização da sociedade civil e do governo estadual para a restauração da estrutura física e a superação dos problemas relatados. — Disse Joaci Góes.

Confira teor da ‘Nota comemorativa dos 128 da Casa da Bahia’

— A entidade cultural mais antiga da Bahia completa 128 anos de existência!

— Fundado a 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia tem como finalidade a promoção da cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico.

— A Casa da Bahia promove cursos e palestras e possui riquíssimo acervo, reunido em biblioteca, hemeroteca, pinacoteca e arquivo histórico, que pode ser visitado por pesquisadores e pela comunidade baiana.

— O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é uma pessoa jurídica de direito privado apoiada pelo programa Ações Continuadas do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

— No entanto, a Casa da Bahia tem sofrido com a insegurança pública e ainda sente as consequências financeiras, agravadas pela pandemia, sendo fundamental a mobilização da sociedade civil e do governo estadual para a restauração da estrutura física e a superação dos problemas relatados.

— Concomitantemente à resolução das questões apontadas, prosseguimos com os acertos das gestões passadas e trazemos audaciosos projetos, como a digitalização de todo o acervo documental para ser disponibilizado através da rede mundial de computadores, a criação de prêmios de incentivo à pesquisa, a realização de congressos de história e geografia, a implementação do programa Leitura sem Fronteiras.

— A Casa da Bahia está aberta a todos! Para nós, o maior presente é encher a casa de vida com a presença dos pesquisadores e visitantes. Para isso, criamos um ambiente de confraternização cultural, instalando o café literário que funciona em nossa sede, onde os ilustres visitantes poderão desfrutar de conversas cultas e respirar o ar de atmosfera da alta cultura baiana.

— Vida longa ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia!

— Joaci Fonseca de Góes, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.