População de Sítio do Mato é contemplada com pacote de obras em educação, desenvolvimento rural e infraestrutura

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Governador Rui Costa assina convênio para construção de escola municipal, autoriza aquisição de equipamentos para Escola Creche, ampliação de colégios estaduais e construção de campo Society, no município de Sítio do Mato.
Governador Rui Costa assina convênio para construção de escola municipal, autoriza aquisição de equipamentos para Escola Creche, ampliação de colégios estaduais e construção de campo Society, no município de Sítio do Mato.

A população de Sítio do Mato, município localizado no Vale do São Francisco, ganhou incrementos na área educacional e na sua infraestrutura. Entre os investimentos, estão a construção de uma nova escola e aquisição de equipamentos e mobiliários para a Escola Creche Municipal Diva Oliveira, no distrito de Tataíra. Essas iniciativas compõem o pacote de obras anunciado durante visita do governador ao município, na tarde desta sexta-feira (13/05/2022).

Mais obras na área da educação foram autorizadas pelo governador, que ainda assinou ordens de serviço para que a Secretaria da Educação do Estado (SEC) inicie a licitação para ampliação e modernização da atual Escola Professor Avelino Nunes Rodrigues, que vai sediar o Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário. Já no distrito de Gameleira, o Colégio Estadual do Campo Thomaz Leite, também será ampliado e modernizado. Ambas as unidades terão o novo modelo estrutural adotado pelo Governo da Bahia e passarão a contar com salas de aula, refeitório e quadra poliesportiva coberta e com vestiário.

Desenvolvimento rural

Para fomentar a agricultura familiar, Rui Costa autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, a firmar convênio com o município para a implantação de uma Casa de Farinha no distrito de Gameleira. O Mercado Municipal ganhará uma nova edificação com estrutura adequada.

Presente na visita ao município, o secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância da ação para os comerciantes e produtores: “Essas intervenções se traduzem em agregação de valor ao produto da agricultura familiar, além de geração de emprego e renda nos municípios. Isso faz parte da estratégia intitulada ‘Parceria Mais Forte’, que alcança 130 mil famílias de agricultores em toda a Bahia”.

Mais saúde e esporte

A Secretaria da Saúde do Estado foi autorizada pelo governador a formalizar cessão de uso de equipamentos para o Hospital Municipal Maria Pereira de Macedo, além de cessão de um kit para Unidade Básica de Saúde. Já a comunidade do distrito de Gameleira da Lapa, distante 35 quilômetros da sede municipal, será beneficiada com a construção de uma UBS tipo II, totalizando R$1 milhão em recursos investidos, por meio de convênio com a prefeitura.

Ainda visando garantir mais saúde para a população de Sítio do Mato, Rui Costa assinou ordem de serviço para construção de Sistema de Abastecimento de Água no Assentamento Riacho do Cavalo, que vai garantir o fornecimento de água potável para a localidade. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, por intermédio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia.

Os praticantes de esporte também poderão desfrutar de mais estrutura com a construção de uma Areninha – Campo de Futebol Society, no bairro Caixa D’Água. A obra será realizada por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, que também irá coordenar a conclusão das obras do Estádio Municipal de Sítio do Mato.

Infraestrutura

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) recebeu autorização do governador para licitar a pavimentação da BA-161, no trecho do entroncamento da BA-840 (para Gameleira) ao povoado de Mangal II (Sítio do Mato). A extensão de 13 quilômetros vai viabilizar melhores condições de acesso entre as localidades e serão destinados recursos na ordem de  R$ 9,7 milhões para a execução. A rodovia também vai ser contemplada com melhorias na iluminação nos trechos da entrada de Sítio do Mato, na entrada do distrito de Gameleira da Lapa e no trecho de saída do município para o distrito de Gameleira. A licitação para o serviço já foi autorizada e a responsabilidade da realização fica a cargo da Seinfra.

O município também vai ganhar obras de urbanização. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano, foi autorizada a realizar um convênio com Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico para pavimentação em paralelepípedo com drenagem superficial em ruas da sede e distritos.

Para melhorar a qualidade de vida e mobilidade da população, Sítio do Mato ainda recebeu um ônibus escolar rural, um trator com implementos para a associação solidária dos moradores do Areal e duas ambulâncias.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121808 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.