
O Tribunal Pleno do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promoveu o juiz Edson Ruy Bahiense para a vaga de desembargador pelo critério de antiguidade, nesta quarta-feira (11/05/2022). Na mesma sessão, também foi eleito o Juiz Pedro Rogério Castro Godinho, para a vaga desembargador eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O presidente do PJBA, desembargador Nilson Castelo Branco, conduziu a sessão plenária.
O magistrado Edson Bahiense, atualmente, é titular da 3ª Vara de Sucessões e Interditos de Salvador. Com 35 anos de carreira na magistratura, já passou pelas Comarcas de Brejões, Ubaíra e Itaberaba. Na Comarca de Salvador, atua desde 1997. O juiz preenche mais uma vaga de desembargadoria das 70 previstas pela Lei Organização Judiciária para o Tribunal baiano.
O cargo de desembargador eleitoral foi disputado com outros cinco juízes. O juiz Pedro Godinho, que teve 39 votos, já atua no TRE-BA como desembargador eleitoral substituto, desde abril de 2021.
Magistrados comentam
Os desembargadores Jatahy Júnior e Baltazar Miranda Saraiva afirmaram que o magistrado deveria ser integrante da Corte do TJBA, por terem ingressado na magistratura no mesmo concurso e ter o mesmo tempo de carreira.
A desembargadora Rosita Falcão, por sua vez, afirmou que o magistrado promovido a desembargador é correto e honesto, de modo a enriquecer o trabalho na Corte. Os demais desembargadores parabenizaram o novo colega de toga pela promoção.