Pleno do PJBA promove juiz Edson Ruy Bahiense à desembargador e elege magistrado Pedro Godinho para vaga efetiva no TRE Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA, dirige sessão do Pleno que promoveu juiz ao cargo de desembargador do TJBA e elegeu juiz para o cargo de desembargador eleitoral efetivo do TRE Bahia.
Desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA, dirige sessão do Pleno que promoveu juiz ao cargo de desembargador do TJBA e elegeu juiz para o cargo de desembargador eleitoral efetivo do TRE Bahia.

O Tribunal Pleno do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promoveu o juiz Edson Ruy Bahiense para a vaga de desembargador pelo critério de antiguidade, nesta quarta-feira (11/05/2022). Na mesma sessão, também foi eleito o Juiz Pedro Rogério Castro Godinho, para a vaga desembargador eleitoral efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O presidente do PJBA, desembargador Nilson Castelo Branco, conduziu a sessão plenária.

O magistrado Edson Bahiense, atualmente, é titular da 3ª Vara de Sucessões e Interditos de Salvador. Com 35 anos de carreira na magistratura, já passou pelas Comarcas de Brejões, Ubaíra e Itaberaba. Na Comarca de Salvador, atua desde 1997. O juiz preenche mais uma vaga de desembargadoria das 70 previstas pela Lei Organização Judiciária para o Tribunal baiano.

O cargo de desembargador eleitoral foi disputado com outros cinco juízes. O juiz Pedro Godinho, que teve 39 votos, já atua no TRE-BA como desembargador eleitoral substituto, desde abril de 2021.

Magistrados comentam

Os desembargadores Jatahy Júnior e Baltazar Miranda Saraiva afirmaram que o magistrado deveria ser integrante da Corte do TJBA, por terem ingressado na magistratura no mesmo concurso e ter o mesmo tempo de carreira.

A desembargadora Rosita Falcão, por sua vez, afirmou que o magistrado promovido a desembargador é correto e honesto, de modo a enriquecer o trabalho na Corte. Os demais desembargadores parabenizaram o novo colega de toga pela promoção.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10032 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).