
O desembargador do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Baltazar Miranda, representou o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Nilson Soares Castelo Branco, no evento de lançamento do Grupo de Trabalho Permanente pela Igualdade Racial (GTPIR) da Polícia Militar da Bahia (PMBA).
Durante a solenidade, que aconteceu nesta sexta-feira (13/05/2022), o Desembargador Baltazar Miranda relembrou a assinatura da Lei Áurea e a relação com a escravidão. “Em 1888, a princesa Isabel assinou o documento, enquanto ocupava a regência do Império do Brasil, durante o tratamento de saúde do seu pai, o Imperador D. Pedro II. Essa lei de 134 anos foi um marco. Marcou o fim da escravidão, mas ainda hoje, nós vivemos a escravidão”.
A Mesa de Honra da solenidade contou também com a presença da Desembargadora Federal, Nelsa Maria Alves da Silva; do Coronel Anailton Maurício Costa; do Coronel Lemos Dias; do Advogado Criminalista Eliseu Soares Lopes; e do Diretor de Departamento da Polícia Técnica, Edson Reis. O lançamento ocorreu no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), no bairro de Pituaçu,em Salvador.