Pesquisador Elói Barreto recebe título de Professor Emérito da UEFS

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Professor Elói Barreto possui graduação em Teologia e em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, especialização em Filosofia da Educação e mestrado em Teologia Moral.
Professor Elói Barreto possui graduação em Teologia e em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, especialização em Filosofia da Educação e mestrado em Teologia Moral.

Em uma noite festiva, de lembranças e de reconhecimento ao trabalho realizado por quase 30 anos, Elói Barreto de Jesus, docente aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), recebeu, nesta quinta-feira (28/04/2022), o título de professor emérito. A homenagem é conferida aos professores aposentados que alcançaram projeção no exercício da atividade de ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia foi realizada no Auditório Central da Uefs e contou com a presença do reitor, Evandro do Nascimento, da vice-reitora, Amali Mussi, da chefe de gabinete, Taíse Bonfim, de pró-reitores, diretores de departamentos, coordenadores de colegiados, professores, docentes aposentados, servidores técnico-administrativos, ex-alunos e amigos e familiares do homenageado.

A indicação de Elói Barreto foi feita pelos Departamentos de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF), de Letras (DLA) e de Educação (Dedu) e aprovada pelo Conselho Universitário. Desde a fundação da Uefs, em 1976, foram outorgados outros quatro títulos de professor emérito a docentes da instituição. O reitor da Uefs, que também é presidente do Conselho Universitário, ao discursar sobre o professor Elói disse que ele pode ser comparado a uma árvore de bons frutos. “Ele sabe doar os frutos dessa árvore maravilhosa. Ele nos faz querer ouvir, escutar”, afirmou.

A trajetória do homenageado foi lembrada durante o evento pelo ex-reitor José Carlos Barreto de Santana. Ele destacou a história pessoal e profissional de Elói Barreto, os trabalhos realizados, o papel que desempenhou na vida dos estudantes e na construção da Uefs. O professor Elói Barreto possui graduação em Teologia e em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, especialização em Filosofia da Educação e mestrado em Teologia Moral. Atuou na Uefs como docente de Metodologia do Trabalho Científico, entre os anos de 1976 e 2004, em todos os cursos de graduação, período que contribuiu para a formação de profissionais de diversas áreas.

O professor do DCHF, Clóvis Ramaiana, que foi aluno de Elói no primeiro semestre do curso de História, em 1989, escreveu uma carta para homenagear o ex-professor. Em um trecho afirma que “não sei se minha memória guardou o suficiente, mas é impossível deslembrar que o senhor falou em fazer universidade de maneira coletiva, que pesquisação, a palavra foi exatamente esta, é um gesto que nasce da solidariedade e que solidariedades irmanam pessoas, oportunizam a construção de questões, nos colocam diante da tarefa de fazer a boa perguntação”.

A pró-reitora de Extensão, Rita Brêda, foi aluna do professor Elói Barreto em 1988, no curso de Pedagogia. Para ela, o docente teve importância na formação dos alunos e na construção de cidadãos. “Elói foi marcante porque era uma pessoa criteriosa e exigente, mas ao mesmo tempo era afetivo e cuidadoso. O sentido pleno da palavra mestre. É uma referência de gente preocupada com gente”.

No discurso de agradecimento pelo título, o professor homenageado lembrou dos familiares, dos amigos e dos colegas de trabalho e ainda falou sobre a trajetória dentro da Uefs. “Acho que cumpri com minhas obrigações como docente. Fiz o que escolhi e o que gostava e gosto de fazer. Com certeza, eu fui um privilegiado. Vivi o momento desafiadoramente certo e com pessoas certas”. Ele também falou sobre o compromisso que a universidade tem com a sociedade. “O conhecimento construído na universidade precisa estar comprometido com uma sociedade capaz de concretizar a justiça, o respeito, a inclusão e a dignidade para todas as pessoas”.

O evento ainda contou com as presenças dos professores eméritos Ângela Nascimento e Jerônimo Morais, dos ex-vice-reitores Washington Moura, Genival Corrêa e Norma Lúcia Fernandes, do procurador do município de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho, representando o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, e do vereador Jhonatas Monteiro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123353 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.