O futuro do capitalismo será guiado pelo impacto social

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Investidor e filantropo Sir Ronald Cohen defende a valorização do bem-estar comum além do lucro.
Investidor e filantropo Sir Ronald Cohen defende a valorização do bem-estar comum além do lucro.

O fenômeno da concentração de riqueza segue em pleno crescimento no mundo todo. Dados de 2021 revelam que os bilionários detêm 11% da renda mundial. Em contrapartida, os 50% mais pobres ficam com apenas 2% deste montante. Convencidos de que não há futuro no capitalismo selvagem, grandes investidores e empresários já voltaram a atenção para as injustiças causadas pelo desequilíbrio financeiro entre classes.

Em Impacto, livro best-seller do Wall Street Journal, lançado no Brasil pela Matrix Editora, o filantropo e investidor Sir Ronald Cohen reforça seu papel como um dos líderes do movimento que defende uma revolução no sistema econômico atual.

Por suas ideias visionárias, Cohen é conhecido como o ‘Papa’ dos negócios de impacto. Estas iniciativas alinham os objetivos do setor privado e dos governos em busca de soluções para questões sociais e ambientais. A intenção é mobilizar capital e potencial inovador em prol de transformações profundas e duradouras em toda a comunidade. Com isso, seria possível reduzir as tensões e a sensação, por parte dos desfavorecidos, de que eles estão presos para sempre na situação em que se encontram.

Sir Ronald Cohen ressalta que o capital privado não só pode como deve fomentar negócios que promovam mudanças sociais e ambientais. Por isso, o livro não trata de conceitos utópicos, mas sim de iniciativas que já apresentam resultados reais. Como diz o autor, é possível ‘fazer o bem e se dar bem’.

Os problemas sociais, como a evasão escolar, reincidência criminal e falta de saneamento têm um custo elevado para a sociedade e os governos. Programas estruturados para minimizar ou erradicar estas situações geram ganhos para toda a comunidade.

Este é o caso do empresário Steve Case que investiu US$ 30 milhões em um programa de refeições escolares que alimenta crianças carentes nos Estados Unidos e ao mesmo tempo alcança rendimentos na casa de US$ 150 milhões.

A obra serve como guia para aqueles que desejam se aventurar no universo dos negócios de impacto e oferece novas percepções sobre investimentos, retornos e lucratividade. Impacto é uma leitura indicada para pessoas de negócios, lideranças, governantes e filantropos que desejam fazer a diferença e querem despontar como pioneiros da inovação.

Sobre o autor

Sir Ronald Cohen é um filantropo, investidor de capital de risco e private equity, inovador social e uma das principais figuras do movimento mundial ‘Revolução do impacto’. Nascido no Egito e radicado na Inglaterra, Cohen preside o Grupo Conselheiro Global de Investimento em Impacto (GSG), é presidente e cofundador do The Portland Trust, cofundador do Social Finance UK, Social Finance US e Social Finance Israel, cofundador dos braços britânico, americano e israelense do Bridges Fund Management e cofundador do Big Society Capital. Foi nomeado como cavaleiro da Coroa Britânica por seu trabalho com capital de risco e sua atuação visionária na promoção dos investimentos de impacto social.

Sobre a editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 800 títulos publicados e dez novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121704 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.